7 Dicas para seu Site ser Encontrado Rapidamente

onde encontrar

Logo após ter o site criado e o conteúdo publicado, o trabalho de desenvolvimento e divulgação começa. Mas o que fazer? Como fazer o site ser encontrado pelas principais Search Engines e, principalmente, o que fazer para que os usuários e os robôs de busca consigam chegar ao seu site?

Neste artigo, trago 7 maneiras de divulgar um site para que ele seja encontrado por Search Engines e usuários, passando por métodos técnicos, práticos, de criatividade, ganho de links, bem como alertas para não ser mal entendido por Search Engines.

1 – Criar SiteMaps

Há dois tipos de Sitemaps – O sitemap “para usuários” e o sitemap.xml para Search Engines. Ambos são relativamente fáceis de adicionar em seu web site.

O sitemap tradicional é criado apenas para ser outra página HTML, contendo todos os links do seu site (ou a maioria dos links mais importantes), de modo que  um usuário possa acessar facilmente.

Já o sitemap.xml é voltado para Search Engines e serve para que os seus robôs de busca tenham em mãos todas URLs do seu site. Desta vez, é preferencial que sejam todas mesmo, independente da importância de cada uma. Assim, Search Engines acessam mais facilmente todas as páginas no seu site.

Com uma rápida procura no Google, você acha sites que fazem gratuitamente esse sitemap XML para você. Para quem usa WordPress, existem plugins que geram o sitemap XML automaticamente, também. Com o sitemap criado, basta enviá-los às ferramentas de Webmasters das Search Engines:

2 – Criar Feeds

Notícias enviadas por feed são uma ótima forma de agilizar a distribuição de conteúdo do seu site. Você pode criar novos feeds para que outras pessoas possam ler ou distribuir o conteúdo de um web site. Então, se faz sentido para o seu site, não perca tempo e assim que seu site tenha um conteúdo interessante, coloque para funcionar esta ferramenta que com certeza seus usuários ficarão sabendo quando você posta algo novo em seu site.

Ainda, as Search Engines também aceitam o Feed como uma forma de Sitemap para que elas conheçam novos conteúdos assim que eles são publicados.

Para entender um pouco mais sobre Feeds, confira o artigo O que São Feeds e Social Bookmarks do Bruno Galileu e já se contextualize sobre Social Bookmarks, também comentado mais à frente neste artigo.

3 – Cadastro em Diretórios

Outra forma de conseguir ser encontrado e ainda conseguir links de qualidade é fazer o cadastro de seu site em diretórios de sites. Além de ser encontrado, como alguns deles não usam nofollow em seus links, seu site pode receber uma quantidade de link juice vinda desse tipo de site, bem como ter seu site vinculado a outro de boa qualidade, desde que o diretório seja de qualidade.

4 – Troca de Links

Fazer troca de links é uma maneira de seu site aparecer para usuários e spiders. A troca de links com sites confiáveis ajuda seu site a crescer, mas é necessário cuidado, pois a técnica é boa mas ao mesmo tempo perigosa.

Cuidado para não se empolgar e ser cruzar o limite aceito de reciprocal links aceitos por Search Engines, e, claro, não se tem nada certo sobre qual é esse limite. Elas simplesmente confiam no bom senso de webmasters.

Mais detalhes sobre a reciprocal links você encontra neste artigo sobre troca de links – fique atento a não trocar links exclusivamente. Consiga também links de outras formas.

5 – Compra de Links

link buying

Este é um tema bem polêmico, mas ainda assim é uma maneira de ajudar uma Search Engine a encontrar um site.

A compra de links pode assumir faces Black Hat, mas pode ser uma simples compra de publicidade e não causar problemas ao site que recebe o link. Tipicamente, utilizando o nofollow no link, elimina-se o risco de uma punição por compra de links. Como todas Search Engines relevantes seguem o link para encontrar o conteúdo de destino mesmo quando o link tem o nofollow, fica aberto o caminho para o robô de busca encontrar um site.

Ainda sobre este tema, se você é assinante da Agência Mestre, confira o artigo da Sandra sobre Como Comprar Links e Não ser Punido (é necessário ser assinante do conteúdo exclusivo).

6 – Link Bait

Embora criar um Link Bait não seja tão fácil, é uma maneira extremamente econômica de investir no Link Building de um site. Com vários links apontando o conteúdo do Link Bait, vários caminhos são abertos para se encontrar o site. Este artigo sobre Link Bait mostra de uma maneira mais abrangente o que é este tipo de Link Building e mostra algumas maneiras de criá-lo.

7 – Social Bookmarking e Redes de Conteúdo

Os sites conhecidos com o serviço de Social bookmarking e sites de Redes de Conteúdo  são uma maneira muito fácil de difundir o seu conteúdo pela Internet. Quando você coloca o seu conteúdo em sites assim, ele tem a chance de ser encontrado mais rapidamente, já que os sites que recebem conteúdo são atualizados frequentemente e, também, visitados por Search Engines frequentemente.

Além de Search Engines, sites de Social Bookmaring e redes de conteúdo tem um alto volume de visitas diariamente, aumentando a exposição do seu site na Web.

Resumo

Basicamente, fazer um site ser encontrado rapidamente se resume à duas atividades:

  1. Contato direto com Search Engines
  2. Criação de Links

O contato direto com Search Engines através de Sitemap XML ou Feeds é um caminho rápido para que o site seja encontrado, enquanto o trabalho com ganho de links, além de facilitar que se encontre o site, ainda passa relevância e já dá um começo para o ganho de rankings do novo site, através dos links que indicam suas páginas.

Receba Novidades

Insira seu email para receber novidades e dicas exclusivas da Agência Mestre!
Divulgue este artigo

15 Comentários para “7 Dicas para seu Site ser Encontrado Rapidamente”

  1. Ani Delmonte

    Meninos, please, quando forem inserir um link no texto coloquem a opção de abrir em outra janela…As vezes estou lendo um artigo interessantão aqui e…de repente…o link abre na página do artigo…

    Responder
  2. Thiago Torres

    Tenho uma dúvida, não sei se é relevante ao tema do artigo, mas utilizei a ferramenta aqui do site de verificar se um site foi punido pelo google e no resultado apareceu que sim. Porém, este site foi pro ar na segunda-feira (21/09) será que é por isso ? Ele ainda não indexou corretamente ?

    obrigado

    Responder
  3. Leandro Riolino

    Primeiramente desculpa pela demora das repostas, e obirgado a todos que leram.

    @Allan

    Sobre o DMOZ o Fábio escreveu um artigo recente sobre ele e vale a pena uma boa lida nele ( http://www.agenciamestre.com/seo/como-ter-um-site-listado-no-dmoz )nos outros dois Diretórios que você postou também vale muito a pena o cadastro.
    Sobre a outra pergunta, você esta pensando apenas em diretorios de blog, geralmente neste tipo de Diretórios, basta cadastrar seu Feed que o site insere seu post.

    @Alexandre
    Entendo seu ponto de vista, mas as dicas também são validas para sites. Talvez as dicas sobre Feeds, Link Bait e Social Bookmarking possam parecer exclusivas de Blog, mas podem ser aplicadas a uma página do seu site.

    Responder
  4. Mauricio Cardoso

    Leandro, muito legal o post.
    Tenho uma dúvida na parte de links. Eu desenvolvo web a muito tempo e todos os meus sites levam o link no rodapé. Mas sempre que procuro por links que direcionam para minha página, seja no link: no próprio google ou nas ferramentas especializadas, não aparecem todos ou a maioria. Isso influencia no posicionamento do meu site? Como posso melhorar isso?
    Um abraço!

    Dá uma olhada lá no meu site se possível
    http://www.4corescomunicacao.com.br

    Responder
  5. Gerson Bastos

    Claro que fazer o site ser encontrado rapidamente, ainda mais quando o site é novo, não é uma tarefa das mais simples. Mas esta 07 dicas caem muito bem.

    Gostei,
    Abraços

    Responder
  6. rafael

    Tenho uma dúvida com relação a sitemaps. Desenvolvi um site em 3 linguas, sendo que o conteúdo referente a cada língua está em pastas diferentes.

    Deve criar um sitemap.xml apenas ou criar um sitemap separadamente para cada um dos diretórios?

    Grato pela atenção.

    Responder
    • Frank Marcel

      Olá Rafael,

      a princípio, para definir uma região em cada diretório você teria que validar cada diretório no Google Webmasters Tools e aí o sitemap.xml específico seria mais útil.

      Contudo, não há necessidade de se passar por esse processo, você pode criar um único sitemap.xml.

      Ainda, espera-se que o Google abra esta opção de Geotarget no GWT pelas próximas atualizações.

      Abraços!

      Responder
    • Frank Marcel

      E aí, Cláudio! Dicas: leia todo o site da Agência Mestre, aplique tudo que puder. Assine o plano Ouro, monitore, aprenda e aplique mais SEO ainda. ;)

      Abraços!

      Responder

Deixar um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>