Dicas Para Rankear em Pesquisas Locais

Olá,
Hoje vou falar um pouco de como conseguir um bom ranking para buscas locais. Uma pesquisa local foca um grupo de pessoas numa determinada região, o que pode ser muito conveniente no caso de comércio e serviços. Por exemplo, se você tem uma loja – física – de sapatos, em Itajubá- MG, provavelmente quer aparecer em buscas nesse estado ou região muito mais do que em buscas na Austrália.
Entre os ramos que mais se beneficiam pela promoção local, destacamos:

  • Provedores hospedagem: hotéis, motéis, aluguel de apartamento/casa;
  • Fornecedores de Alimentos: bares, restaurantes, pizzarias, supermercados;
  • Prestadores de serviços (principalmente consultores, cujos clientes preferem conversar pessoalmente): advogados, médicos, mecânica de automóveis, vendedores (empresas imobiliárias), etc;
  • Atividade física: ginásios, estádios (fornecendo vários cursos), aluguel de acessórios (tacos de golfe);

Então, como otimizar seu site para aparecer melhor para seus clientes potenciais? Se você pretende investir em links patrocinados, o AdWords tem uma definição de localização da propaganda realmente interessante. Você também pode contratar uma empresa de otimização de sites, se preferir. Mas, se prefere usar o SEO, vamos às dicas:

  • Coloque a localização de sua empresa nas meta tags;
  • Faça com que seu endereço/localização apareça em todas as páginas (um texto discreto no rodapé funciona perfeitamente);
  • Faça links apontando para sua página de localização;
  • Tenha uma página de localização!!
  • Coloque nas âncoras dos links o nome do seu estabelecimento junto com a localização;
  • Divulgue seu site em diretórios locais e coloque links para sites com posição geográfica perto da sua;
  • Coloque sua localização geográfica também no conteúdo e, se possível, cite-a perto do nome da sua empresa;

Outra dica interessante é criar páginas que relacionem sua empresa ao local onde se encontram e que podem ser úteis para clientes e a comunidade local. Exemplos de páginas:

  • Páginas de direção, com mapas de localização;
  • Páginas do tipo: “O nosso negócio e da comunidade local”, “Lugares para ficar quando nos visitar”, “Locais para jantar quando nos visitar”, “Lugares para ver quando nos visitar”, “Parques, museus e escolas na área para as crianças de potenciais compradores (dependendo do tipo do seu negócio)”;
    Também pode-se fazer páginas sobre a organização e os seus objetivos, ofertas, e abordagem quanto aos clientes.

O que colocar exatamente em uma página de localização?

  • Endereço completo, desde o país ao CEP;
  • Seu telefone/fax, com o código de área;
  • Código de aeroportos;
  • Nomes das Regiões metropolitanas próximas;
  • Gírias Locais, ou seja, nomes que os habitantes da região usam para designar determinados locais;

Tente descobrir como as pessoas locais chamam o seu produto, a área, a loja e quais as palavras eles usam. Use essas palavras em seu site e em sua publicidade. Além disso, é importante abranger um leque vasto de keywords que os seus clientes poderão recorrer quando procurarem por seu produto ou serviço (o que funciona em todo o mundo, é claro).

O Google tenta estimar exatamente a localização da empresa, e seu ranking para determinada região é baseado na quantidade de vezes que a empresa é mencionada juntamente com a localização dessa região. Ou seja, não adianta ter apenas um endereço em suas páginas, é preciso também informações do endereço mais específico que você pode fornecer. Disponibilize para seus visitantes informações concretas, como endereço físico e número de telefone. Isso irá aumentar sua credibilidade. Promova seu site em páginas específicas por localização, como o Google Maps.

Ficou alguma dúvida? Consulte nosso Glossário SEO e SEM, nosso Tutorial SEO e Dicas para aumentar seu tráfego.

Receba Novidades

Insira seu email para receber novidades e dicas exclusivas da Agência Mestre!
Divulgue este artigo

6 Comentários para “Dicas Para Rankear em Pesquisas Locais”

  1. Leandro

    Muito bom o seu post! Além de bem escrito e esclarecedor, vai de encontro com minhas necessidades atuais de posicionamento de sites locais.
    Parabéns!

    Responder
  2. Marcos Elias

    Legal, vou usar essas dicas num site local que mantenho, de um bairro de SP. Ele é relativamente bem acessado via Google, mas agora que fui parar para pensar que nunca tentamos otimizá-lo visando mais acessos pelos buscadores!

    Responder
  3. rodrigo

    Outro detalhe bem interessante e útil para pesquisas segmentadas por cidades é o Local Business Center do Google…

    É possível cadastrar gratuitamente as empresas e sempre que houverem buscas com as keywords usadas na descrição da empresa, pode aparecer um mapinha do google maps.

    Por exemplo:

    Busque no google por “web design em ribeirao preto”.

    Tchau

    Responder

Deixar um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>