Dica de SEO: Ofereça um Glossário do seu Negócio

Neste último fim de semana eu estive atualizando o Glossário de SEO que oferecemos aqui no site da Agência Mestre, praticamente toda a tarde de sábado. Ao parar com a atividade, comecei a refletir o porquê de tanta dedicação ao glossário. E agora, coloco a pergunta: Você oferece um glossário sobre o seu negócio no seu site? E, mais interessante, será que você deveria oferecer um? Por quê? Vamos ver.

O que é um Glossário?

Antes de prosseguir, algumas definições sobre o que é um glossário:

Ou seja, para um site, um glossário será um conjunto de termos, e suas definições, referentes ao contexto ao qual o site está inserido. Se o seu site é sobre SEO e existem termos específicos que merecem uma explicação devido a frequência com que são usados, agrupe-os em um glossário.

Se o site é sobre parafusos, flores, borrachas, tapetes, panelas, qualquer coisa, não importa: reserve uns momentos para destacar alguns termos e defini-los. Mas por que se dar ao trabalho?

Por que Criar um Glossário?

Um glossário tem diversas utilidades:

  • Gera conteúdo específico
  • Oferece um dicionário de termos à visitantes leigos
  • É uma fonte de links para conteúdo interno
  • Demonstra expertise

Conteúdo Específico

O glossário permite que seja criada uma página (ou várias se forem muitos termos) carregada de conteúdo e informação sobre o seu negócio e, com certeza, vai agregar diversas long tails diferentes que podem servir de entrada para visitantes de buscadores.

Dicionário para Leigos

Eu tinha muitas duvidas em relação a alguns termos e também muitas pessoas deviam ter..ainda mais quem está começando um blog e quer otimiza lo! – Bruno Ladeia

Bom post, tirei algumas dúvidas sobre siglas aqui. Até adicionei em meus favoritos. – Demétrios Martins

De fato, um glossário pode ajudar as pessoas a entenderem melhor o seu produto ou serviço – ajuda a entender melhor o seu conteúdo, pode até ir parar nos favoritos dos seus visitantes como uma referência para consultas futuras.

Fonte de Links

Como a página do glossário fica carregada de termos e expressões do seu negócio, não faltarão bons textos âncora para ligar suas páginas de conteúdo e deixar o visitante ainda mais envolvido com o site. Além do mais, o glossário em si é uma página interessante para receber links externos uma vez que reúne uma coleção de boa informação sobre o conteúdo do seu negócio.

Expertise

Este é o ponto mais sutil e mais interessante – um glossário completo e preciso é capaz de resolver a dúvida de visitantes que, por consequência, passam a ver ainda mais valor e domínio do negócio por parte do site, aumentando sua confiança nas informações servidas.

Ainda que não venha a ser uma das páginas mais visitadas de um site, o glossário apresenta utilidades para visitantes e buscadores, o que a torna uma página interessante de se produzir. Na Agência Mestre, o glossário está em constante evolução – procuramos sempre adicionar novos termos e, para tanto, contamos com a sua ajuda. Ainda tem mais para atualizar por lá e as sugestões são bem-vindas!

Até a próxima!

Receba Novidades

Insira seu email para receber novidades e dicas exclusivas da Agência Mestre!
Divulgue este artigo

10 Comentários para “Dica de SEO: Ofereça um Glossário do seu Negócio”

  1. Fabiano Fernandes

    O Google permite fazer uma busca por uma definição utilizando “define:palavra” (Ex: define:SEO ), certo. Eu sei que ele busca em diversos sites, e tenta encontrar algumas evidências no texto para descobrir essas definições, apontando pra link.
    Existe alguma forma de escrever esse glossário de forma a entrar pra essa “lista” do google?
    =D

    Responder
  2. Frank Marcel

    @henrique: legal. Eu acho uma alternativa interessante.

    @Fabiano: as definition lists (dl/dt/dd), parente das unordered lists (ul/li) e ordered lists (ol/li), ajudam. Pelo menos, fica semanticamente correto – e facilita a vida dos buscadores.

    HTML dd tag – w3schools.com

    Responder
  3. Rafael Rez Oliveira

    Já usei este recurso em alguns sites de clientes e se tornou uma fonte de tráfego e links bem interessante.

    Compartilhar conhecimento é sempre uma boa quando se pensa em SEO!

    Bom texto Frank!

    []’s

    Responder
  4. Gustavo Freitas

    Frank Marcel,
    ótima dica, como meus blogs são direcionados para segmentos próprios será muito interessante para meus visitantes um glossário, vou pensar seriamente nisso, obrigado por compartilhar esse conhecimento,
    um abraço.

    Responder
  5. Documentario Embasex

    Esta é uma boa idéia, pois se observarmos melhor todos na Internet buscam informações, e principalmente em conteúdos “técnicos” é interessante definir as palavras “mais técnicas” – pois uma palavra não entendida pode prejudicar a compreensão de um leitor.

    Só que creio que seria melhor definir estas palavras no mesmo artigo (se for o caso) ou reuní-las em uma página específica (como mencionou).

    Se estas ligações forem feitas para sítios externos, como a Wikipedia por exemplo, podem desviar a atenção dos leitores igualmente do nosso sítio ou blog (do conteúdo em si, mesmo utilizando a tag _blank).

    Eu atualmente estou fazendo algumas modificações no código de meu blog para incluir exemplos utilizando AJAX – assim se pode incluir documentos ou fração deles (na própria página sem recarregar a mesma). Creio que a definição de termos seria bem interessante utilizando esta tecnologia ou mesmo popovers (diretamente na palavra que irá ser definida). Existem outras técnicas para se fazer isto sem obrigar o leitor a sair da página.

    Claro, isto eu descrevi sem levar em consideração padronizações SEO.

    Abraços.

    Responder
  6. Frank Marcel

    São boas alternativas sim. Eu procuro sempre dar uma breve linha de algum termo de SEO não muito usado em meus textos. Mas isso não descarta a utilidade do glossário. As duas abordagens são válidas.

    Responder
    • DC

      Olá.

      Não pois são conteudos ricos em informações e são também uma especicie de sitemap html.

      É bom utiliza-lo sem nofollow para deixar fluir o pagerank.

      Lembrando que é aconselhavel menos de 100 links.

      Responder

Deixar um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>