Evitando Conteudo Duplicado

Ola Galera do Agência Mestre.

Neste artigo, irei mostrar um assunto que geralmente passa batido e nao é notado: CONTEÚDO DUPLICADO.

Por que é ruim?

Primeiramente, o crawler vai indexar as páginas do seu site e analisar o conteúdo. Imagine que ele encontre duas páginas falando sobre um mesmo assunto. Qual das páginas o crawler deve priorizar para o conteúdo correlato? Aliás, ele pode pensar que você pode estar spammeando o assunto, diminuindo a qualificação da mesma, passível de punição. Então, faça o possível para que o seu site tenha em cada página um conteúdo distinto.

Não Pode Ter Nem Um Pouquinho?

Existirão momentos que em que será inevitável, jovem. Exemplos básicos são o menu e o rodapé. Normalmente eles irão aparecer em todas as páginas. Claro que isso não afetará muito. Apenas tome cuidado para que tudo não se repita.

Onde Eu Acho Conteúdo Duplicado?

  1. Title e META TAGS: Um erro muito comum é deixar title e meta tags de varias paginas iguais. Se for pra ser igual, melhor nem por. Imagina o pobre bot lendo duas páginas com descrições iguais. Como ele fará para distiguir cada uma? E como saber qual delas fala realmente daquele assunto?
  2. Conteúdos Similares: Sabe quando você acha que ta dando uma de malandro pra cima do google e escreve duas coisas de maneiras um pouquinho diferentes? Então, isso não vai dar certo.
  3. URL’s diferentes apontando para a mesma página: Coisa muito comum de acontecer. Aquela sua bendita URL com 300 parâmetros que aponta para uma outra dentro do site. Exemplo: www.mestreseo.com.br/posts.php?assunto=BlackHat aponta para www.mestreseo.com.br/blackhat

E como que eu evito isso?

Uma maneira muito interessante é usando o robots.txt. Por lá você pode especificar quais páginas podem ser acessadas ou não pelos crawlers, especificando cada bot.
Outra maneira interessante é usar o rel=”nofollow” nos links. Mas isso iremos tratar direitinho num tópico esfecífico.

Espero que tenha sido útil. Grande abraço!

Divulgue este artigo

23 Comentários para “Evitando Conteudo Duplicado”

  1. Niva

    no caso de blogs wordpress, vcs acham prejudicial incluir no sitemap as páginas de categorias e tags?

    Responder
  2. Jackson Rubem

    Oi Heron,

    Sou assinante de seu feed e li a matéria conteúdo duplicado.
    Pretendo fazer um site com o mesmo conteúdo em português e inglês. Isso pode ser considerado conteúdo duplicado?

    Grato,
    Jackson Rubem

    Responder
  3. Heron Inouye

    Niva: Acho muito interessante você colocar as categorias no sitemap. Fazemos isso em todos os nosso sites e nunca tivemos problemas. Mesmo porque as paginas de categorias terão (eu suponho) um conteúdo diferente das páginas categorizadas.

    Só não entendi a questão dos tags que você citou. Se puder me esclarecer, tentarei ajudar com prazer.

    Jackson, quanto a questão de duplicação, contar-lhe-ei um segredo: Já copiei conteúdo em inglês e traduzi na cara dura, e não tive problemas. Creio que o Google do Brasil ainda não é muito sofisticado com relação a spamming, conteúdo duplicado, etc, visto que sempre vejo várias páginas com BLack Hat rankeando bem.

    Abraços pra quem fica

    Responder
  4. Paulo

    Heron, essa questão sobre conteúdo duplicado tem me causado várias dúvidas, já que percebo muito blogs que permite total indexação e estão ranquedos, e outros não.
    No caso específico do wordpress, a pagina do artigo é o conteúdo original, certo? Se colocarmos na home, categoria e tag o conteúdo resumido, isso é considerado conteúdo duplicado?
    É necessário impedir a indexação dos arquivos de categoria e tags, ou não é necessário.
    Sobre o robots.txt vc poderia indicar pra gente o que deve e o que não deve ser permitido para o googlebot e para os outros motores?
    um abraço!

    Responder
  5. Fábio Ricotta

    Olá Paulo,

    Você está completamente correto na questão do artigo do WordPress. Visitei o seu site e ele está certinho.

    O problema do WordPress é que ele gera muitas páginas que tem o mesmo conteúdo, ou o artigo completo, assim caracteriza-se conteúdo duplicado.

    Acompanhe a minha série de artigos sobre WordPress SEO pois vou falar sobre conteúdo duplicado no WordPress e como evitá-lo.

    Abraços

    Responder
  6. Fábio Ricotta

    Olá Paulo!

    Fico feliz de você ter assinado. Confira amanhã o meu artigo! Vou falar sobre conteúdo duplicado como você pediu.

    Abraços

    Responder
  7. Web Designer Demétrios Martins

    Dúvida:
    Um site que vende por exemplo cadeiras para escritório:
    Na descrição das centenas de cadeiras a venda são sempre iguais mudando apenas um detalhe ou outro, tipo peso, medida, mas na descrição do design qualidade matéria prima são sempre a mesma coisa…..Como evitar que estas páginas sejam consideradas conteúdos duplidados já que não tem o que mudar ?

    Responder
  8. Frank Marcel

    Com criatividade. Se são coisas diferentes que estão em cada página, faça com que elas sejam de fato diferentes.
    Se elas são tão diferentes a ponto de ter suas próprias e exclusivas páginas, alguma coisa deve valer a pena ser destacado. Trabalhe nisso.

    Responder
  9. OiYes

    E as tags, categorias e páginas com os posts do mês… ali é tudo conteúdo duplicado, e aí, qual a melhor atitude?

    Responder
  10. ricardo

    Sou jornalista e estou lendo (e adorando) este site. Claro que dúvidas surgem. Por exemplo: Se um outro site (que eu nem sei quem é) copia toda a reportagem que escrevi. Isso irá contribuir para ficar fora das Serps, correto? Então, como que portais utilizam a mesma notícia (por exemplo, da Reuters). Eles não tem esse problema? Abraços

    Responder
  11. Ricardo

    Olá.
    Gostaria de saber, Se tem alguma outra forma de acabar com o conteúdo duplicado no wordpress além de usar Plugin pra não mostrar o conteúdo completo na index e categorias.. e bloquear no roobots as categorias?
    Estou usando no meu blog o plugin pra não mostrar o conteúdo inteiro do post, mas os usuários estão reclamando bastante. Tem alguma outra maneira de acabar com o conteúdo duplicado?

    Obrigado, parabéns pelo ótimo trabalho!

    Responder
  12. D2B Comunicação

    Olá,

    Eu estou sempre aqui no site da Agência Mestre, realmente conteúdo referência! Cara, eu tô com uma dúvida… estou usando o SEO Moz e ele mostra como conteúdo duplicado urls com o final com a barra e sem a barra, por exemplo: site.com.br/servicos/ e site.com.br/servicos. Como posso acabar com esse conteúdo duplicado? Já usei a cannonical, se eu bloquear no robot ele vai bloquear as duas urls ou só uma? Obrigada.

    Responder
  13. marcelo

    ola tenho um site wordpress esta aparecendo vários títulos duplicados eu mudei os nomes do títulos mais mesmo assim continua dando conteúdo duplicado

    Responder

Deixar um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>