Até Que Ponto Conseguir Links Para Meu Site é Um Bom Negócio?

Se você tem um blog ou site já deve ter ouvido falar que é importante conseguir links de outros sites, para que o seu ganhe autoridade e se estabeleça como referência. Porém, até que ponto isso é verdade? Confira o vídeo abaixo para entender tudo sobre esse assunto.

Qual a Importância de Ter Links Para Meu Site?

A internet surgiu através dos links entre sites. Ou seja, um site referenciava outro e assim, muitos deles, acabavam por estar interconectados entre si. Analisando essas ligações, o Google posicionou-se como referência de busca, dando mais força para os sites que possuíam mais links de qualidade. Basicamente, o Google utilizava os links como um dos únicos critérios de rankeamento das páginas em seu buscador, listando nas primeiras colocações, os sites que recebiam mais links externos de qualidade.

Quando as pessoas perceberam que ter links para seus sites era um dos principais fatores de rankeamento no Google, muitos começaram a comprar links ou fazer trocas de links entre sites que não eram se quer do mesmo segmento. Tudo isso começou com a intenção de burlar o ranking do Google e fazer com que um site se tornasse mais relevante aos “olhos” do buscador.

A partir do momento em que os engenheiros do Google perceberam que as pessoas estavam burlando seu algoritmo, começaram a implementar outros fatores de rankeamento e hoje existem uma séries de análises que são feitas para saber se um link é, de fato, relevante ou não.

Vale a Pena Focar na Aquisição de Links?

Atualmente, não vale mais a pena focar em uma estratégia de aquisição de links. Desde 2012, a Agência Mestre não realiza mais o trabalho de link building para seus clientes, mesmo porque o Google implementou uma série políticas e de updates que punem aqueles que conquistam links de forma artificial. O update mais famoso foi o Google Penguin, o qual foi criado em 2012 e foi responsável por derrubar o ranking de sites que manipulavam o apontamento de links.

Google Penguin

Qual a Melhor Estratégia Para os Dias Atuais?

Por que alguém criaria um link para o meu site? Você precisa responder a essa pergunta para entender qual é a melhor estratégia do momento. Na verdade, um link de valor e qualidade, vem para quem produz um conteúdo de valor e de qualidade. Portanto, foque em atender sua audiência da melhor forma possível. Crie conteúdos que solucionem problemas, que respondam questionamentos e que agreguem valor à vida das pessoas. Dessa forma, você certamente terá seu site referenciado na WEB. Além disso, as pessoas naturalmente irão compartilhar e recomendar suas páginas! Uma vez que você trabalha em seu site, visando o benefício de seus visitantes, você está criando um negócio sustentável e que certamente estará a prova de todo e qualquer update do Google.

Na verdade, podemos comparar a conquista natural de links e a manipulação de links, fazendo uma analogia com quem deseja ter um corpo perfeito. Se você malha com frequência e faz uma alimentação balanceada, certamente conquistará um corpo bacana, nos próximos 2 a 4 anos sem colocar sua saúde em risco. Mas, se você opta por caminhos mais rápidos, fazendo a ingestão de anabolizantes, por exemplo, pode ter o corpo ideal a curto prazo, mas as consequências virão no futuro, prejudicando sua saúde. Com um site é a mesma coisa: se você adquire muitos links apenas para subir no ranking do Google rapidamente, certamente caíra na mesma velocidade, em um futuro próximo.

Conclusão

O caminho para alcançar o primeiro lugar do Google, é investir em conteúdo de qualidade e que gere valor para sua audiência. Direcione seu foco em ajudar as pessoas a encontrar a melhor informação possível em seu site e então ele será visto com bons olhos pelo Google. Faça uma boa pesquisa de palavras-chave e descubra o que os seus visitantes querem encontrar na internet. Produza materiais de qualidade e o sucesso será consequência!

Receba Novidades

Insira seu email para receber novidades e dicas exclusivas da Agência Mestre!
Divulgue este artigo

Deixar um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>