Meu Concorrente é Melhor Que eu na Busca Orgânica?

O jeito mais tradicional de descobrir se o seu concorrente é melhor do que você na busca orgânica do Google (resultados não pagos) é quando você escolhe uma palavra-chave e pensa que se ela está na frente para o concorrente é um absurdo, não pode acontecer e quer fazer um trabalho para que isso não aconteça.

Acreditamos que essa é uma visão muito míope, porque você está usando só uma palavra-chave para “entender” que você é pior que o seu concorrente em todos os pontos. Ou ainda só por conta de uma palavra você não pode dizer que seu concorrente é melhor que você só naquilo, ele pode ser muito maior e você não está notando.

Essa é uma dor constante: identificar de forma real se um concorrente é melhor do que você ou não na busca orgânica. Dê o play no vídeo abaixo e saiba tudo sobre o assunto!

Como Saber se Seu Concorrente Está Melhor Que Você?

A primeira coisa a fazer é: não medir o resultado analisando apenas um termo. Normalmente, nós usamos várias palavras-chaves. Primeiro, temos a nossa pesquisa de palavras-chave e fazemos um benchmark no mercado. Verificamos: para essas palavras-chaves em qual posição estamos e qual posição cada um dos concorrentes está.

Nós organizamos essa informação no Google Docs ou em uma ferramenta que obtém os rankings do Google. A SEM Rush, por exemplo, é uma ferramenta que oferece a opção de você monitorar o posicionamento de palavras-chave no Google.

O importante é você comparar posicionamento. Isso quer dizer que, normalmente, o posicionamento reflete em visitas e elas normalmente refletem em conversões. Então, estar melhor posicionado na maior parte das palavras que o seu concorrente pode garantir uma melhor receita do que o seu concorrente.

Porém, às vezes, você está posicionado para palavras-chave que não são muito relevante ou que não geram muita conversão. Essa comparação que nós fazemos é para fazer um benchmarking de mercado e usar ferramentas que automatizam o processo. Duas que fazem muito bem esse papel é a SEMRush e agora a Similarweb.

SEM Rush

A SEM Rush mostra em formato de gráfico e nós gostamos de mostrar isso para clientes, para prospects/leads, pessoas que chegam para comparar como está o seu site versus a concorrência. E aí dá para fazer um gráfico de evolução desses tops ou um gráfico de estimativa de visitas.

SimilarWeb

A SimilarWeb faz o mesmo trabalho. Ela também faz um gráfico muito interessante. Então, o detalhe é avaliar por meio dessa informações se realmente o meu concorrente é mais relevante do que eu.

Moz Analytics

Há outra ferramenta que é da própria Moz. Ela tem um grupo de ferramentas lá dentro que conseguimos avaliar, dentro da Moz Analytics, o índice de visibilidade e o índice de visibilidade do site versus o concorrente. Esse índice de visibilidade é calculado em um conjunto de palavras-chaves e na dificuldade dessas palavras-chaves e, então, é possível ter uma visão muito mais real.

Se nós temos um índice de visibilidade agora, há um conjunto de palavras-chaves em que estamos posicionados. O intuito ao longo do tempo é que isso seja melhor, que esteja em mais palavras-chaves e em posições melhores. Nosso índice de visibilidade tem que aumentar gradativamente ao longo do tempo e o da concorrência diminuir. Mas como que eu faço isso? Você precisa atacar as palavras-chaves que seus concorrentes estão bem e que você ainda não está.

Esperamos que você tenha gostado bastante e se ficar com qualquer dúvida é só nos deixar nos comentários. Um grande abraço!

Receba Novidades

Insira seu email para receber novidades e dicas exclusivas da Agência Mestre!
Divulgue este artigo

Deixar um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>