Comunidades de Sites, Relevância e o SEO

Relevância das Paginas

A relevância das páginas é algo dificil de medir. Muitas vezes a página recebe muitos links porém eles vêm de páginas não relacionadas ao assunto do site por exemplo. Se o seu site falar de corridas de cavalo é muito mais interessante receber um link de outra página que fale do mesmo assunto do que receber 10 links de páginas quaisquer aleatórias.

Uma das coisas que os desenvolvedores das search engines tem buscado recentemente é tentar levar em conta cada vez mais a relevância e contexto na hora de classificar as páginas, pois para o usuário que pesquisa, o que importa é encontrar sempre as informações mais úteis.

Uma das maneiras que os bots utilizam para obter o contexto básico das páginas é buscando-as nos diretórios os quais as dividem por categoria. Uma vez conhecendo a categoria a qual pertence o site fica mais facil para o bot avaliar quais links que apontam para o site são provenientes de páginas relacionadas e quais não são.

É interessante salientar no entanto que os links provenientes de sites não relacionados ao seu site também tem a sua importância, pois aumentam o PageRank e também ajudam os crawlers a encontrar o seu site, porém vale lembrar que basear a nossa política de SEO na criação de links indisicriminadamente não é algo inteligente, pois além de não gerar bons resultados, também pode ser interpretado pelas search engines como spam.

Comunidades ou Hubs

Uma das coisas que os crawlers sempre tentam localizar são as comunidades ou hubs, que são grupos de sites linkados entre sí e que tem aproximadamente as mesmas keywords e o mesmo assunto. Comunidades são interessantes pois geralmente através delas é possivel detectar quais são os sites mais relevantes para uma determinada palavra chave.

Estrutura básica de uma comunidade de sites

Na comunidade acima, por exemplo, fica fácil notar que o site que está no centro é o mais relevante pois aponta para muitos sites e também é referenciado pela maioria dos participantes desse hub.

Algumas dicas para se destacar em comunidades de sites:

  • A primeira coisa é realizar uma boa análise da suas keywords, descubra qual a keyword que está sendo mais usada pelos usuários nas pesquisas quando eles encontram o seu site e torne essa a sua keyword principal.
  • Tenha uma boa política de obtenção de links externos
  • Crie sempre links apontando para sites mais relevantes e do mesmo assunto, é uma boa maneira de fazer o crawler relaciona-lo áquele assunto, já que os crawlers tem mecanismos que identificam comunidades de sites, e também futuramente os sites para os quais você apontou podem passar a conhecer o seu site e também linkar para ele

Receba Novidades

Insira seu email para receber novidades e dicas exclusivas da Agência Mestre!
Divulgue este artigo

Deixar um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>