Como Ter um Site Listado no Open Directory Project (DMOZ)

Olá leitores da Agência Mestre!

Quando você inicia os seus estudos sobre a área de SEO, uma das primeiras coisas que você deve aprender é que antes do surgimento dos mecanismos de busca que conhecemos hoje, existiam os grandes diretórios da web, onde todas as pessoas cadastravam os seus websites lá e assim um link era inserido para o seu site. Desta forma, para fazer uma consulta na internet, você não buscava por um conteúdo, mas sim por um website.

Em paralelo à evolução dos diretórios para mecanismos de busca, alguns diretórios mantiveram o modelo original e ficaram consagrados no meio do SEO, como aqueles diretórios super importantes, onde todos almejam estar. Entre eles, posso destacar 3: o Open Directory Projetct (o famoso DMOZ), o BOTW (Best of The Web) e o Yahoo! Directory. O primeiro, como a grande maioria sabe, é gratuito, já os outros dois diretórios cobram pela inclusão, alegando que isto mantém a qualidade do diretório, por possuir uma revisão humana.

O DMOZ

Open Directory Project at dmoz.org

O DMOZ sempre foi alvo de especulações sobre os seus editores ou de ainda, ser um diretório “ativo” apenas nos Estados Unidos mas o tempo sempre se encarrega de trazer qualidade à internet e é isto que está acontecendo.

Recentemente, recebi um contato de um dos editores brasileiros do DMOZ elogiando o trabalho que tenho feito e que finalmente o meu blog pessoal estava aceito no DMOZ. Recebi esta notícia com uma enorme felicidade e aproveitei o papo para receber um pedido do editor: divulgar as boas práticas ao se submeter um site no diretório.

Caso você não saiba, o DMOZ possui as suas recomendações para submissão de um website que incluem diversos passos para fazer uma boa submissão.

Conforme as indicações do editor, seja o exemplo de submetermos a Agência Mestre ao DMOZ:

Site Não Incluido Corretamente

Título: Mestre Seo | Otimização se Sites (SEO)
Descrição: Otimização de Sites – Melhore o posicionamento do seu site e consiga novos clientes e negócios! A Agência Mestre é referência em otimização de sites (SEO).

Esta é uma descrição publicitária, com muitas palavras chaves, sendo inútil enviar um site assim. Com este tipo de submissão, o editor DMOZ irá verificar e editar as informações que você submeteu. Desta forma o site assim pode ficar na espera por meses ou até anos

Site Incluido Corretamente

Título: Agência Mestre
Descrição: Empresa situada nos Estados Unidos e Sul de Minas Gerais. Presta serviços de marketing e otimização de sites.

Esta descrição está correta, porque apresenta um Tema (Empresa) e o Conteúdo (Serviços). O editor só verifica a qualidade do mesmo em termo de informações originais e LAYOUT, que seja interessante e não cheio de Google AdSense. Desta forma, o processo de aceitação é bem rápido.

Outras Dicas Para a Submissão

Existem diversas recomendações para submeter um website ao DMOZ, mas ressalto algumas:

  • Pesquise antes de submeter um website, ele já pode estar no diretório
  • Procure categorias bem específicas para submeter o seu website
  • Não submeta sites espelhos (mirror sites).
  • Não submeta nenhum site que sirva para redirecionar a outro endereço.
  • Não submeta sites em construção.
  • Não submeta sites que consistam basicamente de links afiliados.
  • Submissões múltiplas do mesmo site ou de sites relacionados podem resultar na exclusão e/ou remoção destes e de todos os sites afiliados, então não submeta o seu website mais de uma vez.

Agora, aproveite bem estas dicas, faça uma boa submissão do seu website pois, facilitando a vida dos editores, você facilita a sua vida como profissional de SEO.

Um abraço e até a próxima!

Receba Novidades

Insira seu email para receber novidades e dicas exclusivas da Agência Mestre!
Divulgue este artigo

12 Comentários para “Como Ter um Site Listado no Open Directory Project (DMOZ)”

  1. Walter

    Bem que eles falam realmente que pode demorar de “2 semanas a vários meses”, eu já tinha enviado um site, agora enviei outro, mas o primeiro não foi aprovado ainda.

    Responder
  2. Arthur Amaral

    Depende muito da categoria que o site será incluso, existem algumas que estão completamente abandonadas. Espero que isso mude, mesmo já tendo meu site incluso lá me interessa o sucesso desse diretório.
    Abraços.

    Responder
  3. NetFast

    Fabio no Yahoo! Directory tem algumas categorias que são gratuitas de submissão e outras a pagar somente.

    A minha dúvida é o que o Google pensa disso, se formos a ver quem submeter lá links por pagamento, é igual a comprar links…

    Responder
  4. Camila

    É possivel cadastrar sites feitos em editores de site gratuitos como o WIX? Como o DMOZ vê esses sites? Eles aceitam? Obrigada!

    Camila

    Responder
  5. Robson Luís

    As informações contida nesse artigo me ajudou muito pois, agora saberei quando e como cadastrar meu site no diretório DMOZ. Apenas me restou uma pequena dúvida em relação ao site em construção.
    Pergunta: um site com 15 artigos é considerado um site em construção?

    Responder

Deixar um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>