Como a Search Engine Trabalha com Keywords

Uma das coisas fundamentais que se deve ter em mente quando se trabalha com SEO é sem dúvida o modo com que as Search Engines funcionam. Suponhamos que você digite “Corrida de Cavalos” na caixa de texto de busca do seu site de busca por exemplo. Ele vai buscar sites relacionados a essas keywords de diversas maneiras:

  • Páginas que contenham exatamente a expressão “Corrida de Cavalos” no seu texto
  • Páginas que contenham as palavras “Corrida” e “Cavalos” separadas, mas proximas dentro do texto
  • Páginas que contenham as palavras “Corrida” e “Cavalos” separadas, e que contenham essas palavras no texto, não necessariamente muito proximas.
  • Páginas que contenham palavras parecidas com as procuradas, por exemplo, as palavras “Correr” e “Cavalos” no seu conteúdo.
  • Páginas que contenham links apontando pra elas e que nesses links tenhamos as palavras “Corrida” e “Cavalos”
  • Páginas que contenham links apontando pra elas e que nesses links tenhamos as palavras “Corrida” ou “Cavalos”

Além destes critérios principais, existem também alguns secundarios que são levados em conta, na hora de realizar a indexação de uma página, a partir da ótica das keywords:

  • Se as keywords aparecem em destaque ( negrito ou itálico )
  • Se as palavras chave estão presentes regularmente em todo o conteúdo da pagina ( distribuição uniforme da densidade de keywords )
  • Se há keywords presentes em Heading Text ( <hx> </hx> )

Realizando a Análise de Keywords

Análise de keywords é o processo no qual são determinadas as palavras chave e expressões principais do site, ou seja, para quais buscas ele deve aparecer. Isso é importantíssimo pois é a base sobre a qual será trabalhado todo o processo de SEO. Algumas dicas úteis para se realizar esta análise:

  • Identifique as keywords óbvias que o seu site terá. Identifique também as keywords proximas a elas, ou sinônimos, estas também devem ser adicionadas.
  • Identifique quais keywords os usuários estão digitando para poder chegar ao seu site, uma vez identificada alguma expressão de destaque passe a trabalhar em cima dela, colocando-a em Heading Text ou aumentando a densidade da mesma por exemplo.
  • Examine em quais keywords o seu concorrente está forte, se for o caso trabalhe em cima delas pra quebrar a força do seu concorrente.
  • Adicione também keywords de grafia errada e que são digitadas regularmente. Os usuarios muitas vezes escrevem involutariamente errado as palavras na hora de realizar a busca. É importante frisar no entanto que não se deve colocar keywords erradas no texto do seu site pois isso passa falta de profissionalismo, essa dica é para colocar keywords de grafia errada na meta tag das keywords.

Espero que estas dicas simples tenham ajudado, lembre-se de que no fundo é a soma dos pequenos detalhes que faz a diferença.

Obrigado, abraços e até a proxima semana !

Receba Novidades

Insira seu email para receber novidades e dicas exclusivas da Agência Mestre!
Divulgue este artigo

20 Comentários para “Como a Search Engine Trabalha com Keywords”

  1. Luiz Tiago

    Muito boa a matéria. Parabéns por tudo.
    Só fiquei com uma dúvida. No último ítem você aborda que deve ser adicionada as keywords com grafias erradas nas meta-keywords. Mas se os robôs analisam a coerência das keywords com o conteúdo do site, e se esta proporção for muito baixa, o site pode até ser punido, correto ?

    O que fazer nestes casos ?

    Responder
  2. Luis Matos

    Olá Luiz Tiago
    Que bom que você gostou e o artigo foi útil para você.
    Eu recomendo que você passe a colocar keywords com grafias erradas em dois casos:
    – Quando você pesquisar e notar que as pessoas estão pesquisando mais usando a grafia errada do que a grafia certa ( isso acontece muito para palavras que tem acento tais como jóias )
    – Quando você notar que uma parcela significativa de pessoas está encontrando o seu site e pesquisando a palavra com grafia errada, neste caso aquela seria uma keyword “natural” que você está tendo e convém acrescenta-la oficialmente.

    Mais uma vez agradeço Tiago, continue lendo os nossos artigos e escrevendo as suas duvidas.

    Abraços

    Responder
  3. DANIELLE

    Olá,
    Vergonhosamente, não entendo nada desses assuntos tratados por vcs. Sou empresária e estou me vendo obrigada e feliz por ter que aprender.
    Já estou aqui nessa página há mais de uma hora, rs. Fiquei intrigada com uma coisa. Vc então, aconselha que seu minha página está sendo muito achada através da palavra plastica e não´plástica, devo acrescentar no conteúdo dos meus textos a palavra sem acento?
    Obrigada

    Responder
  4. Luis Matos

    Olá Danielle bom dia !

    Muitas vezes o Google e as search engines fazem uma associação automática entre palavras com e sem acento, tais como plástica e plastica ou jóias e joias.
    Mas se você notar que a tendencia das pesquisas está apontando que uma palavra sem acento mais usada que a versão com acento nas search engines utilize-a como palavra-chave do seu site.
    Mas que fique bem claro que escrever errado nos textos nunca é interessante pois passa pouco profissionalismo, use palavras de grafia errada somente como palavra-chave do site.

    Se você quiser uma boa dica de ferramenta para analisar quais palavras são mais buscadas, recomendo que você leia esse artigo:

    Ferramentas para pesquisa de Keywords

    Qualquer duvida pode continuar escrevendo !

    Responder
  5. Frank Marcel

    Heading Text ficam dentro das Heading Tags ou headline tags (manchete, título). Trata-se das tags h1, h2, … hx, com x variando de 1 a 6. =)

    Responder
  6. Heitor

    Bem, tenho algumas duvidas sobre keyword…

    1-A keyword deve ser apenas 1 palavra?
    Meu site lida com RPG e um jogo de nome composto que se chama ULTIMA ONLINE, logo nas keywords eu devo colocar o nome todo “ULTIMA ONLINE, RPG” ou separar “ultima, online, rpg”??

    2-Mesma duvida anterios só que com as stopwords, devo colocar junto “o avatar” ou separado “o, avatar”?

    3-Um pouco out mas nao vi nada sobre TAG CLOUDS aqui no site…as TC ajudam a indexação assim como as keywords?

    Obrigado =)

    Responder
    • Frank Marcel

      1 – Não, keyword é a abstração para uma ou mais palavras que compõem um termo buscado. E sim, você deve usar a expressão inteira (“ultima online, última online rpg, rpg última online, …”)

      2 – Não há necessidade de usar stopwords, mas varia caso-a-caso (“avatar, jogo de rpg, …”)

      3 – Dependendo de como for usada, a Tag Cloud ajuda sim. Mas dependendo de como for usada, atrapalha.

      Uma nota final: as meta keywords não são mais um fator de rankeamento em Google, nem Bing, nem Yahoo.

      Responder
    • Frank Marcel

      Tudo depende. Para a busca “teste virgindade mulher”, a URL teste-virgindade-mulher.htm é mais precisa. Para a busca “teste”, a URL teste.htm é mais precisa.

      Vale lembrar que isso não é O fator de rankeamento, é UM fator de rankeamento.

      Responder
  7. Cristiano

    Gostaria de saber como se dá a relação de siglas de cidades, por exemplo SJB que significa “São João da Barra” é interessante usar as 2 ou só 1 como keyword, como os mecanismos de buscas se comportam, tratam como palavras diferentes? Ou ignoram pela pela falta de sentido e até pela redução “incompreensível” das 3 letras?

    Responder
    • Frank Marcel

      É bom você trabalhar as duas formas. O Google pode demorar até entender que os dois termos referenciam a mesma coisa. Pode até nunca entender, se uma sigla puder corresponder a outras expressões.

      Responder

Deixar um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>