Como o Link Building influencia no posicionamento de um site?

Segundo o nosso glossário de SEO, link building é a prática ou técnica de conseguir links para seu site. Nesse artigo falarei sobre como o link building influenciará no posicionamento de sites.

  • Número de links: quanto maior o número de links apontando pro seu site, melhor ele vai rankear. Porém, links sem qualidade não contam para o posicionamento.
  • Qualidade dos links: um simples link do Yahoo para a CNN conta muito no link building, porque traz dezenas de vezes mais peso do que um link de um simples blog pra outro, ou seja, um link de um site grande e confiável é muito mais valioso do que o de um site pequeno. Além disso, se você tem uma página sobre “dicas de SEO” e recebe um link de uma página sobre “bolas de futebol”, é esse link trará pouco ou quase nenhum peso para seu link building.
  • Texto âncora: se você consegue links de vários sites relacionados apontado para a página sobre “dicas de SEO ” com o texto âncora “dicas de SEO” seu link building está sendo muito bem feito e sua página irá subir pelos rankings. Se você possui links com o âncora do tipo “clique aqui” ou algo parecido a influência desses links no seu ranking com certeza será muito menor. Mais detalhes sobre texto âncora e link building podem ser encontrados no artigo Semântica e Link Building.
  • Posicionamento do link: Se o link é de qualidade, ele vai trazer uma melhora de qualquer maneira para o link building, porém, é muito melhor ter links integrados em um bom conteúdo do que presos em uma “sidebar” ou no rodapé da página.

Vale lembrar que analisando IP, reciprocal links e informações de registro, os mecanismos podem considerar que links são manipulados ou não. Aumentando ou diminuindo o peso deles no link building conforme tal informação. Para maiores informações e recomendações a respeito veja Link Farm .

Receba Novidades

Insira seu email para receber novidades e dicas exclusivas da Agência Mestre!
Divulgue este artigo

17 Comentários para “Como o Link Building influencia no posicionamento de um site?”

  1. Frank Marcel

    Olá Demétrios!

    Levando em conta também todas as informações do post quanto a qualidade dos links, os resultados aparecem mais rápido ou mais devagar dependendo da velocidade com que o bot das search engines identificar os links apontando para o seu site.

    A princípio, assim que ele encontra os links apontando para o seu site, os resultados já começam a aparecer.

    Abraços!

    Responder
  2. Julio

    Boa tarde!

    Gostaria de saber se o uso de links absolutos ao invés de links relativos, quando apontam para dentro do mesmo site, ajuda em algo ou é indiferente para o posicionamento do site.

    Responder
  3. Frank Marcel

    A principio, um link é um link, entao nao faz diferença se é absoluto ou relativo. A recomendacao fica pelo uso de links absolutos, nao por uma questao de SEO, mas pra segurança de que o link nao acabe apontando para um local/página que nao exista.

    Responder
  4. DENIS

    Realmente pude ver a diferença usando estas tecnicas de SEO. A principio pensamos que não iria influenciar muito, uma vez que estavamos divulgando um site para um amigo http://www.pesquisadorcristao.com.br. O site nem mesmo tinha sido indexado pelo google, por ser um site com menos de um mes no ar e haver uma certa politica de desconfiança por parte dos buscadores, mas bastou estabelecermos os links, acompanhado de todas as outras tecnicas conhecidas como meta tags, sitemaps etc… E logo o site foi indexado. Então percebemos que msmo sendo indexado direito mais as buscas não apontavam bem para os conteudos do site e nesse caso o link building foi a solução pois obtivemos bons resultados e melhores posiçõs.

    Obrigado pelo espaço. Otimos artigos, realmente ajudam muito quem está começando como eu.

    Responder
  5. Solimar Ribeiro

    Bom dia.
    Mas como faço para pegar esses links, posso pegar qualquer um???, Sendo bom é claro e colocar no meu site,,, sem pedir autorização??
    Valew abraços

    Responder
  6. Dener Fonseca

    Olá Frank, ótimo seu site! Tenho uma duvida em relação a links. Uso o site you page rank para saber a popularidade do meu site, la fala que tenho 130 links no alta vista e 0 no google, porque isso? como faço para o google ler meus links nos outros sites? preciso colocar em alguma pagina específica?
    obrigado!

    Responder
    • Frank Marcel

      Você precisa ter links em páginas relevantes. Mas deixe este site de lado e consulte o Google Webmasters Tools para saber a quantidade de links que apontam o seu site. É uma informação bem mais completa.

      Responder
  7. rodney

    Possuo um site com simulados para concursos públicos (+- 7 meses) e confesso que não tinha idéia de como era difíciul trazer visitas, mas agora na prática vejo que é.

    Comecei estudar agora sobre SEO na esperança que eu consiga melhorar o site nos mecanismos de busca.

    Tenho uma mesma página que está sendo duplicada várias vezes por possuir parâmetros diferentes na sua url, mas com mesmo titulo.

    como faço?

    Responder
  8. Paulo Rocha

    Parabéns pelo artigo, muito interessante (e útil), eu já venho observando isso a um tempo, porém estou com dificuldade em retirar do link a categoria ou melhor de renomear a categoria de acordo com o assunto em questão.
    eu uso o wordpress, será que poderiam me ajudar?

    Responder
  9. Rafael

    Frank, obrigado por compartilhar os seus conhecimentos, parabéns! Tenho um site que não tem sitemaps, quero fazer um site com sitemaps com links para o site que não tem sitemaps, o site que não tem sitemaps vai ser indexado mais rápido? Os links que estão na net apontado para o site que não tem sitemaps serão localizados mais rápido com essa estratégia? Sucesso nós seus negócios! Abraço.

    Responder
  10. Jeferson w.

    Muito interessante estas dicas, já tive problema com links de má qualidade, ao firmar uma parceria de troca de links com um site de pequeno porte recebi de um dia para outro mais de 60.000 links apontando para a home do meu site, e em vez de me ajudar isso acabou me prejudicando.
    Deve-se analisar muito os sites que você irá fazer parcerias, ainda mais pelo motivo que o Google já esta desconsiderando boa parte dessas “parcerias” que na verdade são trocas de links.

    Responder

Deixar um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>