Como Melhorar Seu Pagerank Em Pouco Tempo

Todos nós sabemos que hoje em dia ter um PageRank alto não significa obter as melhores posições no Google, mas é sabido que pode ajudar e muito nessa questão, além disso sabemos que existe uma cobrança muito forte para ter um Pagerank mais alto, então colocarei aqui alguns passos importantes para conseguir fazer isso em pouco tempo.

Fique atento pois o PageRank foi atualizado a pouco tempo, então siga estas dicas e fatalmente você conseguirá ter um aumento na próxima atualização.

Quer saber como funciona o PageRank?

Esse artigo mistura um pouco alguma experiência e muitos textos lidos desde que eu ingressei nesse “negócio” de SEO aqui na Agência Mestre. Recomendo a leitura a usuários mais experiente, por se tratar te algumas técnicas básicas, as vezes algo possa ser esquecido na caminhada dificultando a luta por melhores opções. Um outro artigo muito interessante é sobre a matemática existente dentro da fórmula inicial do PageRank, onde o Frank Marcel mostrou alguns exemplos.

Vamos então as dicas:

1 – Divulgações em redes sociais

social-media

O grande ponto em explorar as redes sociais com pensamentos de SEO é visualizar quais delas possuem links com nofollow e links com follow. Esta pode ser a grande diferença hoje em dia.

Como o Fábio Ricotta já ilustrou neste artigo no YouMoz, o Twitter é uma rede social que possui uma certa abertura para links com follow onde você pode ganhar uma certa quantiade de juice. Basta olhar as melhores redes sociais que giram em torno do seu tema e analisá-las.

Link Building

2 – Ganhe Links

Como vocês já devem saber, a base de todo o algoritmo do PageRank é relacionado à links. Foque o ganho de links, pois eles podem inflar ainda mais o seu PageRank.

A grande discussão aqui cai em quais tipos de links conseguir e como conseguir. Explore técnicas de link bait como o Heron Inouye cita neste artigo. Estas técnicas são bem simples e podem fazer com que você ganhe mais links.

3 – Analise Analítica

O Google tem o seu Google Analytics que fornece todo o tipo de informação referente ao seu site. O bom uso desta ferramenta é essencial ao bom andamento ao site, já que com ele pode se ter as seguintes informações:

  • o perfil de seus visitante;
  • o navegador ele usa;
  • com quais palavras-chave eles estão chegando no seu site;
  • quais as palavras-chave que lhe dão mais visitas;
  • etc…

Com isso você pode ter uma idéia sobre o que faz mais sucesso em seu site/blog, fazendo uma divulgação maior deste conteúdo conseguindo assim, mais visitas e consequentemente mais links.

Na Agência Mestre temos vários vários artigos a respeito do Google Analyitcs, entre eles destaco os artigos:

4 – Diretórios

Esse com certeza é o ponto mais polêmico deste artigo, onde gera discussões em todo o mundo e não seria diferente aqui na Agência Mestre.

Ultimamente vimos que o Google e outros mecanismos de busca estão diminuindo (ou diminuiram) a importância de links vindo de diretórios, mas mesmo assim é uma grande dica que você faça o cadastro no maior número possível de diretórios relacionados. Quando falo relacionado, digo, se o seu site fala sobre eletrônicos, procure um diretório de eletrônicos e não um diretório de imóveis. Assim, o Google e os outros mecanismos de busca, consideram um certo peso pelo fato do diretório ser relacionado ao seu conteúdo.

Uma dica importante é tomar cuidado com diretórios que exigem links recíprocos já que eles são facilmente detectáveis pelo Google e assim eles podem não contar muito no aumento do seu PageRank.

A dica final, que eu já falei acima, mas gostaria de ressaltar é: existem diretórios para todos os assuntos possíveis, então procure os que tem mais relevância com seu site e cadastre-o quanto antes.

5 – Webmaster Tools

É simples, você tem um site e quer aumentar seu PageRank e ser notado pelo Google? Então aprenda a usar o Webmaster Tools.

Nele você poderá ver os erros do seu site, a quantidade de links externos, os títulos, keywords e description duplicados, além de poder submeter seu Sitemap.xml para o Google.

A dica importante é arrumar as suas páginas que contém erros e assim você conseguirá uma maior relevância nos mecanismos de busca. No caso de erros de 404, ao consertá-los, você pode aproveitar o link juice para a página certa, fazendo com que o PageRank melhore em suas páginas internas.

6 – Se possível não abuse do Flash

Sites interios feitos em flash tendem a ser mais bonitos, com uma grande interatividade, mas do que adianta ter um site legal, moderno se os mecanismos de busca não conseguem entendê-lo?

Usar um recurso ou outro de Flash é interessante, mas é bom saber que o Google tem grandes dificuldades em indexar conteúdos em Flash. Há casos de sites em Flash com Pagerank alto, mas apenas páginas de marcas conhecidas, faculdades ou autoridades que conseguem muitos links que apontam diretamente para o seu domínio.

O problema maior é que você não consegue um link para um “conteúdo interno” ao Flash, assim você não consegue rankear para long tails, dificultando o trabalho de SEO e o ganho de PageRank.

Então, antes de criar um site completamente em Flash, pense bem como irá influenciar no seu tráfego.

7 – Mantenha seu site atualizado

Sites estáticos e sem atualização tendem a não ter o mesmo sucesso de sites que são alterados com certa freqüência. Assim funciona com artigos de um Blog ou mesmo páginas de um site. Sempre que possível faça atualizações, alterações e melhorias em artigos/páginas antigas. Isto faz com que seu site consiga novos links que são essenciais ao aumento de seu PageRank.

Receba Novidades

Insira seu email para receber novidades e dicas exclusivas da Agência Mestre!
Divulgue este artigo

41 Comentários para “Como Melhorar Seu Pagerank Em Pouco Tempo”

    • Leandro Riolino

      Fala Marcelo, blz?????
      Que bom que entendeu o que eu queria com esse post…É exatamente isso, um tutorial de como conseguir pagerank para quem esta começando e para os mais experientes não se esquecerem do básico para conseguir um bom pagerank….. Abraços

      Volte Sempre

      Responder
    • Leandro Riolino

      Fala Rafael…tudo tranquilo????
      Então cara sobre diretórios o nosso Fórum tem um ótimo tópico sobre o assunto…Clique aqui e de uma olhada, ele da um exemplo de um Diretório bem conhecido….Se ainda tiver alguma dúvida, deixe outra mensagem que eu explico mais detalhadamente.

      Abraços

      Responder
  1. Alexandre Bini

    Muito bom o artigo, parabéns.

    Você só pecou nesse trecho:
    “O problema maior é que você não consegue um link para um “conteúdo interno” ao Flash, assim você não consegue rankear para long tails, dificultando o trabalho de SEO e o ganho de PageRank.”

    Você consegue sim fazer isso atravéz do SWFAddress (http://www.asual.com/swfaddress/)

    Você pode conferir alguns exemplos dessa aplicação em http://www.faahf.edu.br ou http://www.miluka.com.br.

    Se quiser eu posso inclusive lhe enviar a página do googleAnalytics para você ver que o próprio google separa o acesso a cada página.

    Abraço!

    Responder
  2. Wellington

    Não apostava mais no cadastro em diretórios, mas se ainda ocorre uma relevância não pode ser descartado. Irei testar a ferramenta WebmasterTools.

    Muito boa as dicas !

    Responder
  3. Torpedo

    Esses tópicos de SEO são excelentes. Tenho uma dúvida quanto à redes sociais ja que todas ou quase todas são fechadas (não estão indexadas nos buscadores)como um baklink la dentro vai ter efeito?

    Abs

    Responder
  4. ExpressoNet

    Leandro, saberia me indicar alguns bons diretórios relacionados à criação de websites? Sou um dos dirigentes da http://www.expressonet.com.br e estou neste momento fazendo algumas pesquisas sobre SEO. Li no seu post que deve-se divulgar em diretórios, mas desconheço bons diretórios específicos para este segmento.

    Responder
  5. ExpressoNet

    Sobre as redes sociais, saberia também indicar boas redes que possuem links folow e também estão segmentadas para este tema: “criação de websites”?

    Responder
  6. Target Áudio

    Muito legal mesmo o post, mas tenho dificuldade em incluir meu site no Webmaster tools do Google. Meu Blog é do WordPress e não consigo de jeito nenhum. Abraços.

    Responder
  7. Paulo Rocha

    Caro Leandro,

    Desculpe reativar esse tópico, mas estou uma dúvida que está me tirando o sono ( sou novo nisso ).

    Eu mesmo criei o site para nossa marcenaria ( http://www.marcenariarocha.com.br ) utilizando o Web Acappella. Mas ele faz o site todo em Flash e por isso quando faço uma simples busca de qualquer palavra dentro do navegador, simplesmente não encontra nada. Penso assim, que o Google tambem não encontrará nada.

    Se é assim, então de que serve esse software ou outros que fazem sites somente em flash? Só beleza?

    Como contornar essa situação? O que dá pra ser feito ?

    Pensei até em inserir tags H1 e H2 ( nem isso ele faz ) manualmente, mas não sei exatamente se isso adiantaria alguma coisa, nem como seria a melhor maneira fazer.

    Tentei inserir alguns textos com essas tags no campos de HTML das propriedades da pagina, mas esses textos não aparecem no site e as ficam posicionadas dentro do cabeçalho da página.
    Isso poderia ser classificado como texto escondido e me prejudicar no ranqueamento da página?

    Ficaria muito feliz se você pudesse nos ajudar.

    Atenciosamente,

    Paulo Rocha

    Responder
  8. Paulo Rocha

    Caro Leandro,

    Só para completar a informação sobre nosso site, os arquivos são *.html, mas o conteúdo dentro das tags estão em flash.
    Você deve conhecer o Web Acappella. Ele tem um campo dentro de prorpiedades da página onde pode-se inserir códigos HTML. Os códigos HTML inseridos ficam dentro das tags . Daí minha dúvida sobre inserir tags H1 e H2 ou qualquer outro código.

    Grato,

    Paulo Rocha

    Responder
  9. Anderson

    Olá, já cadastrei meu site e muitos sites e mesmo assim não consigo chegar em primeiro lugar, o que devo fazer para chegar em primeiro nas buscas ?

    Responder
    • Renato Cassino

      Fique atento nas tags do seu site!!
      isso ajuda (e muito) nos mecanismos de busca

      defina beeem seu publico alvo!
      parecem coisas simples isso q eu falei mas ajuda (MUITO MESMO) nos mecanismos de busca!!

      Responder
  10. Marcos

    ola, gostaria de saber uma coisa.. se eu divulgar meu link em paginas do facebook, grupos entre outros. este redirecionamento e considerado com relevancia 9 ( do facebook) ou nao? uma outra pergunta e: entao na verdade a grande facanha e conseguir muitos acessos de sites com pagerank consideravel?

    Responder
  11. William

    Olá. Comecei meu site desde meado de 2011. Reconheço o sucesso do Agência Mestre. Queria um tutorial para iniciantes de como conseguir que seu site ganhe mais visitas, e o melhor, que tenha leitores cativantes. Obrigado.
    []’s William Philipp’s

    Responder
  12. Renato

    Recentemente o Ricota disse em um vídeo que não está mais usando os agregadores… nada de Dhitt ou Ueba.

    E agora?

    Responder
  13. Luhofet

    Um artigo bastante bem construido. Da própria leitura do artigo consegui tirar umas indicações de como escrever um. Digo isto porque estou a começar com o meu web site. Gostei também das dicas de Link Bait, o resto já conhecia um pouco de tudo. Parabéns.

    Responder
  14. Edson

    Excelente post! Gostaria de mais dicas de como conseguir links fugindo do classico parceria de troca de links…

    Responder
  15. Edson

    Não apostava mais no cadastro em diretórios, mas se ainda ocorre uma relevância não pode ser descartado. Irei testar a ferramenta WebmasterTools.
    Usarei as dias em meu site! :)
    Muito boa as dicas !

    Responder
  16. Endrigo Araújo

    Excelente tutorial! Vou, com certeza, aplicar as dicas ao meu site e ver se ele ganha uns pontos. Obrigado a toda equipe da Agência Mestre. Abraços!

    Responder
  17. Schubert

    Muito material passado de uma vez só… vou ter que levar um tempo para digerir e poder me adaptar… excelente!

    Responder
  18. Marcelo Dantas

    ótimo post e bem esclarecedor, eu como iniciante fiquei muito satisfeito com este artigo.

    Responder

Deixar um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>