Como Conquistar Links de Sites que Mencionam sua Marca

Como Conquistar Links de Sites que Mencionam sua Marca

Após as diversas atualizações do algoritmo do Google, ficou cada vez mais difícil trabalhar com link building. No entanto, no artigo de hoje, vou ensinar como podemos descobrir sites que mencionam a nossa marca e acabam por não referenciar nossa URL. A ideia aqui, é entrar em contato com os proprietários dos sites, solicitando aos mesmos que incluam um link na menção.

Com o auxílio de duas ferramentas e do Microsoft Excel, conseguiremos desempenhar a tarefa com agilidade e precisão. Então Vamos lá, mãos à obra! (Importante: este artigo utiliza diversas imagens para ilustrar o processo, para visualizá-las em tamanho maior, basta clicar sobre elas.)

Primeiro Passo

Para dar início ao processo, precisamos coletar as URLs que mencionam nossa marca. Para isso, utilizaremos a ferramenta Free Monitor for Google (Você pode fazer o download gratuito em: http://www.cleverstat.com/googlemon.exe)

Configurando a ferramenta

Depois de instalar a ferramenta Free Monitor for Google, clique no menu Options > Preferences e certifique-se de obter, pelo menos, os 50 primeiros resultados (Check first 50 results) e que os resultados retornarão dados do Google Brasil (Country Brazil Portuguese).

Preferências da Free Monitor for Google

Depois disso, você precisa cadastrar a URL do seu site. Em nosso exemplo, iremos cadastrar o site www.mestreseo.com.br

Adicionar URL na Free Monitor for Google

Após cadastrar a URL, você já pode inserir palavras-chave. A fim de encontrar pessoas que mencionam nossa marca, faremos uso da seguinte string => intext:”MestreSEO” -site:mestreseo.com.br (Com isso, vamos obter todos os sites que citam a marca MestreSEO, com excessão do domínio mestreseo.com.br). Neste ponto você deve substituir “MestreSEO” pela sua marca e “mestreseo.com.br” pelo seu domínio.

Adicionar keyword na Free Monitor for Google

1) Depois de cadastrar o termo, você deve clicar no ícone em forma de lupa, para obter os resultados do Google (como pode ser visto na imagem abaixo)
2) Após obter a listagem de URLs, clique com o botão direito sobre a barra e então clique em “Export to CSV…”

Obter e exportar dados da Free Monitor for Google

Organizando os dados no Excel

Após exportar as URLs obtidas para CSV, utilizamos o Excel para organizar os dados. Importe o arquivo CSV e deixe somente a coluna de URLs.

Importar arquivo CSV no Excel

Se desejar, você pode excluir da lista, as URLs que são de sua propriedade, tais como redes sociais, sites pessoais, etc. Uma vez que você provavelmente já deva ter um link para o seu site por lá.

Exclua resultados de sua propriedade

Segundo passo

Com as URLs em mãos, você precisa de uma maneira fácil e rápida de conferir se existe um link em cada uma delas, para o seu site. Para checar a existência do backlink, faremos uso da WebXTool – a primeira plataforma brasileira, que permite que você gerencie seus projetos de SEO, com o auxílio de ferramentas especializadas.

Vamos partir do pressuposto que você ainda não tem uma conta na WebXTool e vamos mostrar como fazer todo o processo desde o início. Se você já possui conta na ferramenta e já criou uma campanha, pode pular para a parte em que vamos cadastrar as URLs no módulo de backlinks da WebXTool.

Crie uma conta gratuita e uma nova campanha

Para criar uma conta gratuita, acesse: http://webxtool.com/users/new?p=1 e siga as instruções enviadas por e-mail. Após preencher as informações iniciais, crie uma campanha na ferramenta. Para isso, clique em “Campanhas” e adicione uma nova campanha a sua conta.

Adicionar campanha na WebXTool

No preenchimento dos dados da campanha, informe o seu site:

Nova campanha na WebXTool

Cadastrando as URLs no módulo de backlinks

Com a campanha criada, é hora de cadastrar as URLs obtidas através da Free Monitor for Google. Para isso, acesse sua campanha e vá em SEO > Backlinks > Adicionar Backlinks

Módulo de backlinks da WebXTool

Copie a listagem de URLs obtidas e cole na WebXTool. No cadastro, a título de organização, você pode informar o tipo do backlink, em nosso caso escolhemos o “Não definido”. A opção “Aguardando Aprovação” deverá permanecer desmarcada (se você marcar, o sistema não fará a busca pelo backlink).

Adicionando URLs de backlink na WebXTool

A partir daí, a ferramenta fará todo o trabalho de verificação para você. No módulo de backlinks, existem três abas de navegação: “Backlinks”, “Aguardando Aprovação” e “Erros”. É importante notar, que imediatamente após o cadastro, todos os backlinks cadastrados ficarão na aba “Backlinks”, pois ainda não foram verificados.

Situação inicial após cadastro de URLs

Após o cadastro da URLs, aguarde entre 15 e 20 minutos e retorne ao módulo, para verificar quais URLs mencionam sua marca, porém não apontam um link para o seu site. Para descobrir isso, clique na aba “Erros”, a qual mostrará as URLs onde não foram encontrados backlinks para o seu site.

URLs onde não existe backlink

Chegamos finalmente a parte mais importante do processo! Das 44 URLs cadastradas, 27 retornaram erro (o que pode indicar que não existe um link para o seu domínio ou que existe algum problema na URL analisada).

Agora, você pode visitar as URLs presentes na aba “Erros”, visando encontrar uma forma de estabelecer contato com os proprietários dos sites. Nesta abordagem, você pode agradecer pela menção da sua marca e solicitar aos mesmos que incluam um link de referência para o seu site. Mostre a eles que a inclusão do link certamente irá melhorar a experiência do usuário, que ao visualizar sua marca em um site, não precisará recorrer a um mecanismo de busca para encontrá-lo, podendo visitá-lo diretamente na página em que se encontra.

Não deixe de testar esse procedimento e boa sorte na conquista de novos links!

Spoiler

A fim de otimizar ainda mais todo o processo, temos a intenção de automatizá-lo completamente dentro da WebXTool, para que você possa incluir apenas a sua marca e depois de alguns minutos, receber um relatório completo com as oportunidades de backlink! Aguarde, em breve teremos novidades!

Um abraço e até a próxima!!!

Receba Novidades

Insira seu email para receber novidades e dicas exclusivas da Agência Mestre!
Divulgue este artigo

16 Comentários para “Como Conquistar Links de Sites que Mencionam sua Marca”

  1. Milton

    Prezado Felipe
    Por favor me ajude em uma dúvida e esses sites que vendem backlinks? Existe alguma verdade nisso? Existe Algum confiável? Desculpe minha ignorância sou novo nestes assuntos.
    Muito obrigado!

    Responder
    • Felipe Rosa

      Milton,

      Ao comprar links, você pode violar as diretrizes do Google, o qual sempre recomenda que você conquiste links naturais para o seu site. Apenas os links naturais são úteis para a indexação e a classificação do seu site. Links naturais para seu site são desenvolvidos como parte da natureza dinâmica da web, quando outros sites veem valor no seu conteúdo e concluem que um link para seu site será útil para os visitantes deles. Links não-naturais para seu site são criados especificamente para fazer com que seu site aparente ser popular para os mecanismos de pesquisa.

      Por isso, tome muito cuidado. O ideal é fazer um bom site, que atenda as necessidades dos seus usuários. Assim, você ganhará links naturais e de qualidade.

      Responder
      • Milton

        De verdade mesmo! MUITO OBRIGADO!!! Cara vou ter que fazer curso com vcs! O chato que vou chegar meio fã de vcs…rsss quando vejo a quantidade de detalhes que precisa para o site ficar 10 penso os caras são muito feras mesmo… parabens pelo trabalho de vcs! e que cada dia mais vcs possam prosperar em seu negocio!!!
        abração!

        Responder
        • Felipe Rosa

          Olá Milton,

          Fico feliz pelos elogios! =)
          Será uma satisfação ter você como nosso aluno, no curso de SEO. Aproveito a oportunidade para dizer que o curso é bem completo, são dois dias inteiros de muito conteúdo e networking. Caso tenha interesse, estamos com 2 turmas abertas, uma para Julho e outra para Agosto.

          Grande abraço e bons estudos!

          Responder
  2. Manoel Santos

    Achei que fosse mais fácil administrar um site quando fui ver vi que estou verde nisso são tantas coisas que são levadas em conta que é preciso muito empenho para descobrir a maior quantidade possível, digo que é um trabalho para profissionais quem puder recomendo que contrate alguém do ramo porque o valor que paga a ele pode vir um lucro dobrado.

    Responder
  3. Franz Geissler

    Olá Felipe, obrigado pela ideia e pela explicação. Acredito que poderia acelerar um pouco o segundo passo para quem não quiser esperar 15 minutos. Poderia puxar os seu próprios domínios de referência do MajesticSEO e combinar com os dados obtidos do Free Monitor. Reduzindo as URLs à forma do Root Domain e deixando cada Root Domain apenas uma vez pode combinar essa lista reduzida com a lista dos domínios de referência do MajesticSEO e ver facilmente no Excel quais os domínios/URLs que seu site não foi linkado ainda. Minha proposta valoriza apenas o primeiro link de um certo domínio, mas aceleraria muito o processo. Não considero grave essa omissão já que o primeiro link é tipicamente o mais valioso.

    Responder
    • Felipe Rosa

      Olá Franz,

      A ideia apresentada por você é muito válida. Quanto mais links você souber que já possui, menor será o número de URLs que você precisará submeter à análise da WebXTool. Obrigado pelo comentário.

      Responder
  4. Vitor Carvalho

    Uma dica no minimo incrível, gostei muito de ler seu artigo e sem dúvida vou aplicar algumas das dicas no meu site chocopress.com.br obrigado por compartilhar este post que sem dúvida sera de ajuda para muitas pessoas.

    Responder
  5. kelly

    Gostei muito ,sou uma mais nova amante de blogs e tenho buscado conhecimento,na web e gostei muito desse site e dos post sobre SEO.

    Responder
  6. Edson Camacho

    Achei o processo meio carroça, imagine o trabalhão que isso vai dar, é como alguém tentado escrever uma carta sem ter feito um curso de datilografia, catando milho. Não quero ser injusto com o artigo que foi muito bem explicado, mas creio que exista uma forma bem mais rápida e precisa!

    Temos que buscar mais sobre isso, antes de ficar entrando em contato com proprietários de sites que tenha um vestígio de seu site, essa é minha opinião.

    Responder
  7. Junior

    Achei muito interessante este post. Sem falar que executei conforme foi ensinado. Recebi a mensagem de 10 sites. Vamos ver o que vai dá né?!

    Parabéns pelo post

    Responder
    • Felipe Rosa

      Olá Junior,

      Fico feliz em saber que a ideia do post ajudou você. Caso consiga os links, por favor, volte aqui para contar seu caso de sucesso.

      Um abraço!

      Responder

Deixar um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>