Como Analisar a Concorrência

Concorrência - SEO

Olá leitores da Agência Mestre,

Hoje em dia, a competição em qualquer nicho que se olhe é bem natural. Cada vez mais pessoas investem em empresas, tornando o mercado mais competitivo e fazendo com que os concorrentes tenham que “dividir” os consumidores que já possuem. Isto é algo natural, acontece há muito tempo antes da Internet. No nosso meio não é diferente.

Quando realizamos uma busca, no Google por exemplo, o mecanismo tenta identificar os documentos mais relevantes de websites espalhados pela Internet e assim exibe os mais relevantes. O que vemos aí é a listagem de competidores, ou melhor, páginas que competem pelo mesmo usuário naquela determinada busca.

O ponto, é que como profissionais de SEO, queremos que os nossos projetos/clientes tenham grande relevância, para que que sejam exibidos à frente dos concorrentes nos resultados das buscas. É bem óbvio isso. Mas em certos momentos, tais como na vida real, queremos identificar os movimentos dos nossos concorrentes, sabendo quantos visitantes eles possuem, qual o seu foco e como ele faz para ter mais relevância para os mecanismos de busca.

Em uma análise dos concorrentes na Internet, podemos dividir em 3 grandes frentes: quanto de tráfego ele possui, como ele tenta mostrar relevância e como o mercado produz a relevância daquele negócio.

Para isto, separei o artigo nas três frentes, onde foco em como estimar o tráfego do seu concorrente, em seguida passamos por análise on-page e por fim focamos em entender melhor os backlinks da concorrência. Vamos lá:

Estimativa de Tráfego

A importância de saber o tráfego do seu concorrente é basicamente a comparação direta: quantas visitas ele possui VS quantas eu possuo. Desta forma posso saber quão bem em termos de possibilidade de tráfego estou e assim adaptar melhor as minhas estratégias.

Google Trends

A ferramenta mais básica para esta análise é o Google Trends. Esta ferramenta oferecida pelo Google tem o propósito de estimar as visitas únicas diárias que um site recebe, exibindo um gráfico sobre este dado. Mas nem todo site tem o gráfico exibido. Em testes, observamos que para aparecer o gráfico, um site precisa ter cerca de 5 mil visitas diárias.

uol-trends

O interessante é que o Google anunciou semana passada que o Google Trends agora pode fazer comparação de dados entre subdomínios, logo, caso o seu concorrente utilize-se de estratégias de subdomínios, basta você analisá-los de forma separada para ter uma noção de qual área está mais relevante.

Google Trends - Subdominios

Google Insights

Certa vez a Nathalia detalhou em um artigo o funcionamento do Google Insights e o que eu mais gosto da ferramenta é que você consegue estimar o tráfego de palavras-chave, baseando em palavras que você já está em primeiro. Por exemplo, você é o primeiro lugar para a palavra-chave “sapatos masculinos” e deseja saber o volume de tráfego que o seu concorrente possui por ser o primeiro lugar para a palavra-chave “sapatos femininos”.

Google Insights

É um trabalho muito fácil de se fazer com o Google Insights e realmente pode-se direcionar a sua estratégia para diversas palavras-chave que você não “ataca”.

Análise On-Page

Depois de analisar um pouco a quantidade de tráfego que a sua concorrência possui, o próximo passo é entender qual a estrutura das páginas do website da concorrência. Navegue por cada site de concorrente observando todos os detalhes:

  • Como é a linkagem interna?
  • Quais textos âncoras são usados?
  • Existe um breadcrumb navigation otimizado?
  • Como é apresentado o conteúdo?
  • Que tipo de conteúdo é oferecido?
  • Qual o foco(palavra-chave) de cada página?
  • São utilizadas URLs amigáveis?

Preste atenção a todo detalhe, até mesmo sobre o layout e design das páginas, forma de escrita e linguagem utilizada – Tudo é motivo para que uma pessoa escolha outro site.

SEOmoz Term Target

Continuando a análise On-Page, o SEOmoz provê uma ferramenta interessante para verificação do uso de uma determinada keyword ao longo de uma página, é a Term Target – uma ferramenta disponível para assinantes do site que avalia o uso da keyword e dá uma nota (de F- a A+) com essa avaliação:

term-target

Esta ferramenta avalia o uso do termo escolhido considerando título, heading tags, negrito (tags strong ou b), description e alguns outros fatores. Com ela, você pode comparar o uso de uma palavra por vários websites (cada um de uma vez) e descobrir em quais pontos o seu website ainda pode melhorar.

Análise Off-Page

Sem sombra de dúvidas, o próximo passo é entender o porque das páginas dos seus concorrentes aparecerem tão bem. Neste ponto temos poucas ferramentas para entender mais sobre os backlinks de um website.

Open Site Explorer

Comentei bastante sobre a nova ferramenta do SEOmoz, a qual visa dar aos profissionais de Search uma visão mais clara de como os mecanismos de busca enxergam os links entre páginas.

Open Site Explorer - Análise

Com esta ferramenta (OSE) podemos analisar quais as páginas que recebem mais links e de quais websites. Entendendo isso, podemos analisar cada página do nosso concorrente, identificando o porque daquela página receber bons links. É basicamente o processo realizado pelo blog SEO Doctor. Basta listar o conteúdo mais popular dos seus concorrentes e entender o porque aquilo gerou um apelo para o seu nicho.

Outro ponto importante é que com a OSE, podemos identificar diretórios em potencial, os quais ainda não estávamos cadastrados, e obviamente o nosso concorrente descobriu bem antes.

Conclusões

Sem sombra de dúvidas, analisar a concorrência bem pode lhe dar uma vantagem competitiva, uma vez que você sabe o que eles estão fazendo é possível procurar formas de se adaptar ou melhorar o seu website, visando ganhar mais visibilidade nos mecanismos de busca.

Este artigo mostrou de forma rápida como fazer uma análise de concorrência e se você deseja mais detalhes, vale a pena assinar um de nossos planos e obter acesso ao manual sobre análise de concorrência.

Espero que tenham gostado e até a próxima.

Crédito da Imagem: (cc) Randy Son Of Robert

Receba Novidades

Insira seu email para receber novidades e dicas exclusivas da Agência Mestre!
Divulgue este artigo

10 Comentários para “Como Analisar a Concorrência”

  1. Mauricio Zane

    Ótima matéria Fábio.
    Lembrando também que analisando o trabalho de SEO do seu concorrente, você já tem um caminho do que fazer para chegar ao topo das SERP’s.

    Sabendo quais as técnicas usadas pelo concorrente, você monta a sua estratégia e adiciona o restante do seu conhecimento, produzindo assim a melhor estratégia.

    Mas, o seu concorrente também pode fazer o mesmo. Por isso, o trabalho contínuo e a Criatividade precisam andar lado a lado. Toda vez que seu concorrente descobrir uma nova estratégia sua, você precisa já estar implementando outra. Sempre estar um passo a frente. Parece meio óbvio e é na verdade. Porém, aí percebemos o valor de um profissional e equipe SEO, que tenham na veia estratégia e não só técnica.

    Responder
  2. Rodrigo Henrik

    Parabéns Ricotta pelo excelente texto! Muito esclarecedor, eu diria que “a competição em qualquer nicho que se olhe é bem SOBREnatural”! haha ; )

    Responder
  3. Diogo Mattos

    No segmento da empresa que trabalho é fatal essa analise de concorrentes, a briga na SERP é “bite a bite” e agora com a enorme quantidade de fatores para indexação fica ainda mais importante.
    Minha dúvida é quando eu tenho enorme vantagem sobre o meu concorrente em determinada Keyword e na SERP aparecem resultados do meu site até como referências de outros sites, o Google não presa diversificação de resultados, naõ vou ser um pouco prejudicado? No search cast vocês até comentaram a respeito.

    Responder
  4. Vinicius Castro

    Ao ler o artigo fiquei com uma dúvida, por exemplo o que me adianta saber o quanto de tráfego aquele domínio recebe? Isso é fator de rankeamento ?

    Responder
  5. Ronaldo Júnior

    Essa é a parte que eu mais gosto, analisar a concorrência é um passo muito importante dentro da estratégia de SEO abordada. Mais um belo artigo do pessoal da mestreseo, Abs;

    Responder
  6. helen

    Ola pessoal, voces tem algum artigo sobre analise on-page detalhado, por exemplo, passo a passo?

    Responder

Deixar um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>