Códigos de Redirecionamento

Quando se trata de um site pequeno, os códigos de redirecionamento não parecem ser tão importantes, porem, eles têm grande importância, principalmente quando estamos falando de um site importante, com ranking alto e peso nos links, entender o funcionamento dos códigos de redirecionamento é fundamental para a continuidade do site.

O 301 por exemplo (considerado mais importante dentre eles), serve para redirecionar uma página permanentemente, e não simplesmente redirecionar, ele funciona da seguinte maneira:

Quando o servidor recebe uma requisição para uma página que foi movida, ele retorna o resultado para o lado cliente que faz uma nova requisição ao servidor, que por sua vez devolve a nova página. Por que é importante proceder dessa maneira? Dessa maneira o ranking e todo peso adquirido pela página é mantido e passado para a nova.

O 302 serve para indicar que uma página foi movida temporariamente.

O 404 serve para remover páginas deletadas. Dessa maneira o crawler nunca indexa uma página com 404. Alguns SEO recomendam redirecionar velhos produtos, por exemplo, para uma página com produtos relacionados ao invés de um 404.

Por que não utilizar o JavaScript para fazer o redirecionamento? O redirecionamento utilizando JavaScript não é muito bem visto pelos motores de busca, isso porque durante muito tempo ele foi vastamente utilizado por spammers, e agora perdeu muito da credibilidade que possuía.

No site http://www.w3.org/Protocols/rfc2616/rfc2616-sec10.html você pode encontrar as descrições oficiais de todos os códigos de redirecionamento.

Para redirecionar suas páginas, utilize o nosso post de redirecionamento 301 que mostra o redirecionamento em PHP, ASP, htaccess, Coldfusion e Ruby on Rails.

Receba Novidades

Insira seu email para receber novidades e dicas exclusivas da Agência Mestre!
Divulgue este artigo

11 Comentários para “Códigos de Redirecionamento”

  1. Fábio Ricotta

    Vale ressaltar que caso você faça redirecionamentos errados, você pode induzir o Googlebot ou outros crawlers a desindexarem tua página ou até mesmo desconsiderarem a passagem de ranking.

    Fiquem ligados nas dicas do Rafael =)

    Responder
  2. DC

    Demétrios Martins. Sinceramente, você acompanha a Agência Mestre a muito tempo.

    Quando vai entender que site criando totalmente em Flash não é bom para SEO? Hein?

    Vive acompanha os artigos aqui, mas não muda seu site.
    Mude aquilo urgente.

    Responder
  3. Renato

    Tentei usar este codigo:

    para redirecionar e deu erro.

    Usei este:

    <?
    echo "”;
    ?>

    Este codigo é ruim usar?
    Porque o outro não funcionou?

    Grato.
    Sou fã do site, espero um dia poder fazer o curso!!!
    Renato.

    Responder
  4. Renato

    Desculpe a mensagem anterior, acho que não poderia ter colocado o codigo aqui nos comentários.

    que eu quis dizer é que tentei usar o codigo de redirecionamento 301 para php que vi aqui no site e deu erro. Só consegui redirecionar usando um outro codigo, usando “Refresh”

    A questão é: Esse codigo refresh pode ser usado? Porque deu erro no codigo que vcs sugeriram, aquele que tem “Header”

    Grato.

    Responder
  5. Clau

    Se me permite, uma dúvida que tenho: Como fazer o redirecionamento de cada post apontando para este novo endereço de forma automática sem gerar conteudo duplicado no Blogger?
    e qual código eu devo colocar nos posts para fazer este apontamento?
    Eu sei que devo utilizar o redirecionamento 301 para apontar a mudança permanente da página inteira , mas qual o procedimento que devo seguir para redirecionar inclusive o conteudo já publicado, para este novo dominio sem perder a indexação dos meus links?
    Isso na plataforma Blogger.
    Poderiam me dar um auxilio e tirar minhas dúvidas?
    Agradeço desde já pela atenção.
    Clau

    Responder

Deixar um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>