Click Fraud – Maneiras de burlar programas Pay Per Click

Olá pessoal da Agência Mestre! Hoje vou falar sobre click fraud .

Definição: Click Fraud são modos de burlar programas de propaganda pay-per-click. Isso pode ocorrer de diversas maneiras “profissionais” ou “amadoras”, mas é importante ressaltar que utilizar qualquer uma delas é crime!

Se você ainda não sabe como funciona os programas pay per click, leia um pouco mais sobre o assunto para enteder melhor esse artigo sobre click fraud.

A click fraud mais simples é quando uma pessoa faz um site e clica em seus próprios anúncios pay per click para gerar lucro. Uma variação desse tipo de fraude é quando o dono do site pede para que familiares e amigos cliquem nas propagandas do seu site. Esses dois tipos de click fraud são os mais comuns e mais facilmente detectáveis pelos algoritmos dos programas pay per click.

Através de scripts que “simulam” cliques e/ou impressões de páginas de humanos uma click fraud em maior escala, e consequentemente mais grave, pode ser feita. Esses scripts podem ser elaborados de diversas maneiras, mas geralmente os cliques vêm de uma mesma área geográfica, computador…

Alguns tipos de click fraud são muito difíceis de se detectar. Por exemplo: Concorrentes dos anunciantes nos programas pay per click podem ficar clicando na propaganda do anunciante, forçando-os a pagar por cliques irrelevantes. Concorrentes dos donos de sites que possuem ads podem ficar clicando nesses links patrocinados, levando o algoritmo pay per click a crer que o dono do site está clicando em seus próprios anúncios (levando a uma punição). Além de concorrentes, isso pode ser feito por motivos políticos, pessoais…e também por amigos e/ou familiares desinformados com o intuito de ajudar o dono do site.

Como detectar?

Se você investe em progamas pay per click, deve estar sempre de olho em possíveis click frauds. Para isso, você pode usar estatísticas ou ferramentas.

Estatísticas: Verificar IP, tempo, data, keyword e site que envia os usuários

Se você está querendo vender um produto ou serviço ou deseja que o usuário se registre, deve acompanhar também se há aumento muito rápido nos gastos, keywords que variam de custo muito rápido, cliques de países diferentes daqueles que você está anunciando.

Para facilitar a vida dos anunciantes, algumas empresas disponibilizam ferramentas para detectar essas fraudes. Abaixo seguem algumas delas:

Como os Pay Per Click engines tratam click fraud?

Os Pay Per Click engines sérios se preocupam muito com click fraud. É claro que eles não divulgam os modos como detectam click fraud, mas o certo é que os algoritmos estão evoluindo a cada dia e as fraudes se tornando mais raras.

Assim, o conselho que deixo a todos que pensam em praticar qualquer tipo de click fraud, é que vale muito mais a pena gastar seu tempo fazendo sites de qualidade e buscando um melhor posicionamento de sites para atrair clicks naturais do que tentando burlar os programas pay per click.

Receba Novidades

Insira seu email para receber novidades e dicas exclusivas da Agência Mestre!
Divulgue este artigo

7 Comentários para “Click Fraud – Maneiras de burlar programas Pay Per Click”

  1. Marcelo Gomes

    Rafael,

    Muitas pessoas que entram nos programas já planejam fazer fraudes para ganhar mais.

    Vejo que devem ter o foco na qualidade do site gerando assim um melhor trafego e consequentemente aumento na receita.

    Marcelo Gomes

    Responder
  2. Fredy

    Não confio mais em links patrocinados, sobretudo se eles forem exibidos no “blog do zé fulano” que tem programas pra download, a ultima da playboy e não sei mais o que… o “zé fulano” implora para seus parceiros clicarem nos links pra ajudar a manter o “conteúdo”, e eles ajudam o “zé fulano” clicando e fechando a página em menos de 10 segundos. Dá a impressão de “pishing”.

    Os links exibidos direto nas buscas (dos motores de busca) são mais atrativos e relevantes, mas a malandragem tá tamanha que os cliques indevidos seguem até isto.

    Me lembro que quando fiz as primeiras campanhas, tinha um retorno de 5% a 10% dos visitantes. Quando não era venda, era cadastro, ou até mesmo um contato interessado.

    A ultima campanha (recente) que fiz resolvi monitorar, gerou uns 750 cliques, destes, nenhuma venda, apenas dois cadastros (aparentemente fake), e nenhum contato. E fiquei mais impressionado ainda com tempo médio de cada sessão, menos de 5% dos cliques tiveram uma seção acima de 30 segundos, a maioria absoluta ficou menos de 10 segundos na página. E o numero de cliques repetidos em intervalos pequenos eram muitos (como posso confiar se estes não foram cobrados?).

    Enfim, depois desta, acho mesmo que o melhor em alguns casos é investir no posicionamento das buscas e encontrar bons parceiros.

    Responder
  3. Mr. Crash

    Nada ver fiz um unica pagina com 4 anuncios e nada mais mandei 50,000,000 de e-mails por e-mail marketing e já tive mais de 18,000 de lucro mandei e-mail e pedi pra clicar nos anuncios na cara dura. tem um sistema americano tbm que entrei agora comprei 2 dominios e 300 paginas preparadas com posicionamento em sites de busca do mundo inteiro em ingles so com anuncios do google Adsense clickbank e yahoo tem so 3 dias e ja to chegando em 1,000 dolares.

    Responder
  4. Jaunty

    no meu so tem baner bastante para poder pagar os arquivos para ensinar as pessoas a como montar um computador você mesmo, sem os banner sem dinheiro sem dinheiro, sem paginas, sem paginas muitas pessoas nao ira aprender a montar um personal computer obrigado o site esta desde o mes 01/2010, esta no inicio.

    Responder
  5. Fabs

    Um programador Japônes no ano de 2004, percebia que o sistema Pay de anuncios seja do adsense ou de outros do mesmo segmento, possuia falhas, então ele criou um programa portable, que criava ate 50 computadores com I’Ps diferentes, ele pegava na internet usuários on-line, clonava o ip deles, e clicava nos anúncios de uma página ficticia, ele chegava a ganhar cerca de quase 15 mil por mes, so foi banido quando o “zé mané” disponibilizou video aulas mostrando o seus grandes feitos. Ele foi banido teve que pagar indenizações, cestas basicas e devolver boa parte do dinheiro que tinha ganho, inclusive vender automoveis que tinha adquirido…

    Responder

Deixar um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>