Atualização de Pagerank – O que Mudou?

medidor de page rank Olá leitores da Agência Mestre!

Como vocês já devem ter reparado, ontem o Google atualizou novamente o Pagerank. O notável é que dessa vez, ao contrário de se passar um trimestre inteiro antes de ocorrer uma nova revisão, o Pagerank foi atualizado em menos de 2 meses.

Ao procurar por mais informações na internet, verificamos uma série de fatores que podem ter contríbuido para esse adiantamento da atualização, entre eles está a popularização do twitter e alterações significativas no algoritmo.

Quanto ao twitter, com a sua popularização houve uma perda de relevância nas páginas de perfil. Isso não é tão difícil de perceber, pois as páginas de alguns usuários tiveram seu Pagerank  diminuído – o que não aconteceu com a home do site, que teve o Page Rank alterado de 8 para 9.

Vale lembrar que apesar de toda a polêmica que geralmente envolve os assuntos ligados ao Pagerank, ele não é um fator decisivo no rankeamento de uma página, ao contrário do que muitos afirmam.

Mais importante que ter um Pagerank alto é procurar atender seus leitores. Fornecer conteúdo de qualidade, facilitar a navegação do usuário – pensando na usabilidade do seu site, fazer meta descriptions específicas e únicas, esses sim são alguns dos fatores que realmente fazem a diferença entre páginas que rankeiam e outras que nem aparecem nas pesquisas – pois são esses fatores que vão te garantir links de qualidade.

Page Rank? Pagerank é apenas conseqüência da aliança entre conteúdo de qualidade e uma boa campanha de SEO. Mas, se você quer conferir o pagerank do seu site, conseulte o nosso medidor de pagerank.

Receba Novidades

Insira seu email para receber novidades e dicas exclusivas da Agência Mestre!
Divulgue este artigo

30 Comentários para “Atualização de Pagerank – O que Mudou?”

  1. Anderson Lopes

    Faz sentido que com o aumento do número de usuários a relevância das páginas de perfil diminua…
    Mas comigo foi ao contrário, criei meu profile no twitter há 15 dias e ganhei PR5.

    Acho que dei sorte

    Parabéns pelo seu primeiro post

    Responder
  2. Jorge Soares

    É verdade, temos que trabalhar diariamente
    para que não sejamos surpeendidos.
    Graças a Deus o meu site passou de PageRank 3 para 4,
    e o meu Blog de 0 para 3,
    mas, luta continua.

    Saudações

    Responder
  3. Fabricio Araujo

    Fabiane, gostei muito de seu artigo, muito bem explicado. Meu PR também mudou (pra melhor) aumentou de 3 para 4, que é resultado de muito esforço.

    Abraço.

    Responder
  4. Felipe Ranieri

    Oi Fabiane, primeiramente, parabéns pela estréia no MetreSeo. Um belo início com um assunto muito pertinente e que esclarece muito bem grande parte do pessoal que tem dúvidas sobre PageRank e o seu real peso em relação aos fatores considerados no rankeamento.

    Um abraço
    Felipe

    Responder
  5. Incógnita

    Há! Que chato… o meu caiu de quatro pra três… o pior que são dois sites e os dois cairam no PR. Que decepção, pensei que agora eu ia pra 5!

    Eu acho estranho por que temos mais de 100 sites criados, todos apontando para nós (rodapé), e ainda sim perdemos PR. (cláro que a maioria dos sites não tem muito a ver, por isso eu coloco title no rodapé – nome da empresa, criação e hospedagem de sites)

    Responder
    • Fabiane Lima

      É muito difícil prever o que vai acontecer com o Pagerank nas atualizações, não é, “Incógnita”?

      Mas apesar do PR ter descido, não desista não! Afinal de contas, há outros fatores que realmente influenciam o rankeamento.

      Responder
  6. Rafael Marques

    Conteúdo bem explicativo, fui pego de surpresa nesta atualização. Será que vamos esperar +3 meses para a próxima? (espero que não).

    Meus sites permaneceram com PR2, com exceção do meu portfolio que subiu para PR3. O que me resta é trabalhar mais e ficar na expectativa.

    Responder
  7. Rodrigo R. Neto

    Quando eu consulto meu blog com a “/” no final, o PR é 3, quando eu não coloco a “/” o PR é 4.

    …informacaovirtual.com/iv/ = PR 3

    …informacaovirtual.com/iv = PR 4

    Por que isso acontece?!

    Responder
  8. Jonathan

    Olá Fabiane, tenho notado que um de meus sites (o que estou respondendo) nao recebe atualização a mais ou menos 3 atualizaçoes do google ele nao sai de PR2, e outro site que tenho com PR3 a mesma história… Mas estou bem indexado acredito… pois tenho 10 mil visitas e 90% vem do google… Porém acredito que eu deva estar sendo punido pelo google a respeito de page rank… Vc sabe me dizer algo sobre isso?
    Obrigado Pela atenção, muito boa postagem.

    Responder
  9. João Netto

    Assim que o page rank atualizou fiz uma pesquisa e notei que que muitos sites que na atualização anterior de 3 foram para 4 e os que tinha 1 e foram para 0 voltaram para o mesmo pagerank de antes ou seja de 4 para 3 e de 0 para 1

    Obrigado.

    Responder
  10. rovere

    ñ sei ñ mas o PageRank as vezes tem calculos duvidosos, pois na ultima atualização vi site que ñ tinha conteudo, ñ tinha muitas paginas, ñ tinha links externos e nem aparece entre os 40 paginas de resultados do google, mas mesmo assim possui um PageRank alto, Gostaria muito de resposta para isso.

    Responder
  11. Aurelio Martuscelli

    Arre que encontrei alguém que tinha as respostas às minhas perguntas kkk
    Obrigadão pelas dicas, Fabiane!
    Desgraçadamente, um de meus blogs, de 3 foi a zero, sendo que triplicou o número de visitas neste bimestre em relação ao último trimestre, além de ter mais páginas indexadas, aí que eu te falo, isso é uma incógnita mesmo.
    Depois, dê uma olhada para matar a curiosidade, esse é um bom teste de SEO.
    http://desabafaki.blogspot.com

    A propósito, esse ranqueamento do Google está ficando gagá mesmo, um amigo meu mantém um blog de poesias (coisa bem pessoal) com 3 a 4 visitas por dia e ganhou PR 3, isso é estratégia SEO, ou o robozinho pitou?

    Abraços e sucesso

    Responder
    • Fabiane Lima

      @Aurelio Martuscelli
      Realmente o PR não é muito previsível, mas continuar trabalhando a favor da experiência do usuário – usabilidade, conteúdo de qualidade – e fazer páginas únicas com metatags relevantes e descritivas continuam sendo essenciais para garantir bons rankeamentos.
      =D

      Responder
  12. Siriguela

    Olá, está estranho, trabalhei bastante no meu site e o pagerank nao mudou, fiz umas parcerias com sites do mesmo tema(um de PR4 e outro PR3 e outros menores)sendo que nao usam nofollow, e o meu continua 0.

    Responder
    • Fabiane Lima

      Oi, Siriguela,
      Vale lembrar que cada tipo de link tem um “valor”. Links de Sidebar não são tão valorizados quanto os links de conteúdo. Preste atenção nisso também.

      Responder
    • Fabiane Lima

      Oi, Rodrigo
      Como citei no post, existem fatores muito (mas muito mesmo) mais importantes que o Pagerank para o rankeamento de uma página. Conseguir aumentar o Pagerank do seu site é apenas mais um indicativo de que as coisas estão indo bem.

      Responder
  13. Gilberto C. Moreira

    Boa noite,

    Pessoa, é realmente complicado entender o pr do google, estou fazendo o trabalho de otimização em três sites o quais o PR erá 2, depois da atualização caiu para 1, e um deles caiu para 1 e depois para 0, mesmo assim estou com um site com 17 palavras na primeira página, outro com 13, todos eles com várias palavras na primeira posição, alguém sabe dizer o que foi que houve com PR?

    Responder
    • Fabiane Lima

      @Rovere
      O algoritmo para cálculo do pagerank não é previsível. Se você não recebeu nenhum link a mais, o aumento no pagerank pode ser explicado por alguma mudança no próprio algoritmo do google.

      Responder
    • Fabiane Lima

      @Jonathan
      Puxa, me desculpe pela falta de atenção. Bom, queda de pagerank pode ser um indicativo de punição, mas não a punição em si.
      A única coisa que faz o pagerank subir é a quantidade de links que cada página recebe. Então continue disponibilizando conteúdo relevante e de qualidade para seus usuários, fazendo divulgação – tudo isso pensando na usabilidade – tudo isso fará com que seu site ganhe mais links e, com isso, aumentar seu pagerank.

      Responder

Deixar um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>