Analise sua Concorrência e Ganhe o Mercado

concorrentesVocê sabe como concorrer com seus adversários? Saber como seus concorrentes estão agindo para ganhar mercado é de fundamental importância tanto no mundo real, quanto na Internet. Como e onde atacar o mercado requer dedicação e conhecimento das melhores ferramentas e estratégias.

Na web, sabemos que as empresas virtuais (sites), além de se preocupar com seus produtos, devem fazer a otimização do site para que ele possa ser encontrado pelo seu púbico alvo, e as estratégias de otimização devem abordar questões on page e off page.

Antes que qualquer trabalho seja iniciado é preciso identificar a concorrência. Uma alternativa é utilizar ferramentas como o Google Analytics para identificar e monitorar quais são as palavras-chave que trazem mais e menos tráfego para o seu site. Para cada uma, realize a pesquisa no Google e anote quais sites aparecem nos resultados – eles são a concorrência.

Análise On-Page

Identificado os sites concorrentes, é hora de começar a análise de suas páginas. Além da página inicial, é importante investigar todo o conteúdo disponivel também, passando por:

  • URLs do site
  • Código fonte do site
  • Uso de ferramenta de Web Analytics
  • Otimização de meta tags
  • Links internos

URLs, Código Fonte e Web Analytics

Durante a análise de sites concorrentes  é importante observar a quantidade e qualidade de SEO desenvolvido em cada um. Pequenos detalhes como uma URL amigável, em vez de uma URL cheia de parâmetros, indicam um cuidado especial aos detalhes.

Um código fonte bem organizado, com uso de meta tags, títulos e subtítulos, indicam que o concorrente está preocupado com o entendimento que a Search Engine terá de seu site. E o acompanhamento de dados do site, Web Analytics, indica que o concorrente está ciente da importância que as buscas tem nos negócios.

Links e Conteúdo

Sabe-se que conteúdo e links andam juntos, portanto, ao navegar por sites concorrentes, observe quais links utilizam quais âncoras e para quais conteúdos estes links estão sendo utilizados.

liderar concorrencia

A linkagem interna é uma ferramenta importante para o posicionamento de páginas nos resultados de buscas, assim, onde estiver o foco de links do concorrente, estará também o ponto forte de conteúdo que ele visa otimizar e ter as melhores posições nas Search Engines.

Com este conjunto de links e conteúdos, você descobre pontos novos a trabalhar no seu site, ou pontos onde você realmente deve se dedicar, uma vez que o concorrente está se empenhando em melhorar os resultados no conjunto de keywords relacionadas ao conteúdo.

Conhecer sua concorrência a princípio pode parecer simples. No entanto, é preciso dedicação para analisar o que o concorrente faz de importante para não ficar para trás.

Lembre-se que monitorar o seu adversário é só mais um passo quando se pensa em liderar o mercado e deve ser uma tarefa constante.

Receba Novidades

Insira seu email para receber novidades e dicas exclusivas da Agência Mestre!
Divulgue este artigo

3 Comentários para “Analise sua Concorrência e Ganhe o Mercado”

  1. jeanalves

    Uma pergunta Sandra. Com relação ao domínio, se eu colocar a terminação “.NET.BR” ao invés da tradicional “.COM.BR” faz alguma diferença com relação a otimização do Site nos buscadores, de prefêrencia no Google. Vai ficar mais difícil para o Google achar meu Site?

    Responder
    • Noel Reis

      A princípio não deveria fazer nenhuma diferença, todavia na prática existe algumas TLD’s que são melhores que as outras.

      Responder
  2. Daniel

    Amigo uma otimização de uma palavra concorrência baixa qualquer seria o valor ? Esse valor seria cobrando o mesmo para todas palavras chave com concorrência baixa ? Obrigado fico no seu aguardo!

    Responder

Deixar um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>