Acessibilidade e Usabilidade

Um site com boa acessibilidade e usabilidade é encontrado nas buscas e contém todas as informações que foram prometidas, satisfazendo os visitantes com o conteúdo esperado. Para que o site tenha boa acessibilidade e usabilidade é necessário que desenvolvedor e o profissional SEO trabalhem juntos, ou que a empresa tenha profissionais que atuem nas duas áreas. Portanto, não basta ter um site com um bom ranking e bem posicionado nas buscas, se os visitantes saem insatisfeitos do seu site, porém, um bom site sem ranking também não é interessante.

Como um exemplo de como um site pode não ser usual, é quando ele implementa paginação usando <prev e next> . Isso é extremamente prejudicial a humanos (devem clicar várias vezes para chegar ao nível desejado) e para os buscadores, que pela dificuldade de indexar essas páginas, acabam por considerá-las menos importantes. Esse efeito é chamado de “death by pagination”. Para resolver esse problema é possível usar links para as páginas individuais, como <prev 1 2 3 4 next> ou adicionar um sitemap.

Vale ressaltar, que essa “teoria” não vale só para paginação, ou seja, se em seu site você tem uma página A, que para chegar a essa página o usuário deve dar 5 ou mais clicks, poucos usuários chegarão a ela e o crawler não dará muita importância. É aconselhável que o usuário possa alcançar qualquer página do seu site com no máximo 3 clicks, porém, se pudesse alcançar todas com 2 clicks seria o ideal (ou pelo menos as páginas mais relevantes).

Mais isso é viável? Como pode ser feito? Existem várias técnicas para que o site fique mais usual e as páginas mais fáceis de serem alcançadas. A primeira coisa é fazer um bom planejamento, ou seja, ter barras de navegação organizadas e que levem as páginas mais importantes.

Outra técnica é fazer o uso dos breadcrumbs, que são muito importantes quando estamos falando de acessibilidade e usabilidade (são também barras de navegação do tipo Navegação: Agência Mestre » SEO » Códigos de Redirecionamento , que podem ser vistas abaixo do cabeçalho do nosso site). Não vou me aprofundar muito nos breadcrumbs, pois eles são muito importantes e merecem um post especí­fico.

Também podemos fazer uso, e isso é extremamente recomendado, de um sitemap. O sitemap facilita muito na questão do número de clicks. Através dele o usuário pode acessar praticamente qualquer página de um site com um número bem menor de clicks. Isso sem falar que o sitemap ajuda a evitar queda no ranking por roubo de conteúdo (ele faz com que o conteúdo seja indexado muito mais rápido).

Por hoje é isso pessoal! Esse é um assunto muito abrangente e com certeza existem várias outras técnicas para melhorar a acessibilidade e usabilidade de um site. Espero em breve estar voltando a escrever sobre isso.

Receba Novidades

Insira seu email para receber novidades e dicas exclusivas da Agência Mestre!
Divulgue este artigo

10 Comentários para “Acessibilidade e Usabilidade”

  1. Rochester

    Não concordo muito não.
    Breadcumbs tem pouco/nada a ver com acessibilidade.
    e vc acabou falando mais de navegabilidade do que de usabilidade (que é um conceito que vai muito além da navegação) ou acessibilidade. Isso para quem sabe pouco acaba “anuveando” mais ainda, pois tem muita gente que confunde os conceitos de acessibilidade e usabilidade. Tratá-los de forma tão conjunta é perigoso.

    Responder
  2. Rafael Coutinho

    Rochester,
    Concordo que acessibilidade e usabilidade são dois conceitos diferentes, porém, o objetivo do post é mostrar que são conceitos fundamentais e que sem um dos dois é impossível ter um site de sucesso.
    Bom, mas se você achou que os conceitos não foram muito bem detalhados, farei um post para cada um deles em breve.

    Responder
  3. Fábio Ricotta

    Eu discordo do que o Rochester colocou. Acho que a navegabilidade é uma parte importante dentro da usabilidade e o BreadCrumbs é uma ferramenta muito importante para orientar o usuário dentro do seu website.

    Responder
  4. Rochester

    Breadcumbs é importantíssimo pra usabilidade. Mas a navegabilidade é um campo inserido na usabilidade. Falar só de navegação e considerar isso usabilidade pode confundir quem não conhece o assunto :)

    Mas vi o post sobre Usabilidade específico. Agora sim entendi a ideia do rafael que era de apenas introduzir o assunto e depois tratá-los em separado. :D

    Responder

Deixar um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>