A Microsoft Acordou Para o Search?

Olá leitores da Agência Mestre!

Nesta semana encontrei um post no SEOmoz, onde o Rand Fishkin falava sobre o aumento do Google no market share de buscas, como ilustrado na tabela abaixo:

Market Share 2002

Market Share 2004

Market Share 2006

Market Share 2008

Google

29.2%

35%

43.7%

63.1%

Yahoo!

28.5%

32%

28.8%

20.5%

MSN/Live

28.1%

16%

12.8%

8.5%

AOL

19.7%

9%

5.9%

3.7%

Ask

10.3%

2%

5.4%

4.2%

Fonte: (2002, 2004, 2006, 2008)

Como pudemos notar, em 2002, o market share era muito mais competitivo, onde o Google, Yahoo e MSN possuiam cerca de 20% cada um. Mas nos anos seguintes, presenciamos a queda bem assustadora da Microsoft e hoje possui “míseros” 8.5% do mercado de Search.

Mas de um tempo pra cá, eu venho acompanhando o blog do Live Search e uma série de novidades vem surgindo semana após semana.

No final de 2007, a MS lançou o Live Webmaster Tools para facilitar o contato com os webmasters e profissionais de SEO, facilitando tarefas de crawling e indexação. Parecia que a Microsoft havia acordado para a necessidade de uma aproximação com os webmasters… mas era apenas impressão.

A equipe do Live Search havia dado esperança de uma evolução nas buscas do Live, mas acabou que no período de Novembro de 2007 a Julho de 2008 poucas novidades foram divulgadas.

Somente em Agosto de 2008, o Live Webmaster Tools saiu de Beta, e já chegou cheio de novidades, como por exemplo, a possibilidade de verificar quais os problemas no crawling do seu site, assim como verificar os backlinks do seu site.

Em Novembro, o pessoal do Live Webmaster Tools melhorou mais a ferramenta, implementando novidades na identificação de problemas do crawling do seu site. Além disto, foi possível detectar os outbound links do seu site e verificar as suas qualidades. Por fim, facilitaram a autenticação dos websites.

A novidade mais recente do Live Webmaster Blog foi a divulgação do lançamento do mais novo webcrawler do Live, o MSN BOT 2.0.

Esperamos que 2009 seja um ano de melhorias no Live Search, depois desta divulgação do novo bot, e que melhorias na interface e recursos do Live Webmaster Tools sejam colocadas em prática. Sem isto, fica difícil o Live(MSN) crescer no market share em 2009.

E você, o que acha que a Microsoft está preparando para 2009?

Receba Novidades

Insira seu email para receber novidades e dicas exclusivas da Agência Mestre!
Divulgue este artigo

6 Comentários para “A Microsoft Acordou Para o Search?”

  1. Rochester

    Preparando pode até estar, mas aidna tem muuito a melhorar..

    só não sabia que o pulo de market share do google era tão monstruoso assim :O

    é, ganhar mais de 30% de um mercado que só cresce em 6 anos não é pra qualquer um hehe

    []’s

    Responder
  2. Marcelo Capucci

    O problema é que mesmo as ferramentas estando melhores pra os webmasters os público usuário, que é quem interessa, está abandonando aos poucos as outras ferramentas de busca, criando quase um monopólio no mercado de buscas para o Google.

    Além de atrair os webmaster os concorrentes do Google precisam reconquistar os usuários.

    Responder
  3. Alvimar Olímpio

    Bacana este seu artigo Fábio, você já sabe tbem que o Google bateu os 72% nos EUA neste outubro, em relação ao do ano passado, e MSN Search com Yahoo! Search só vem despencando…

    Acho que, por mais que se esforcem para ganhar Market share, os outros Search Engines não podem conseguir, pois o Search do Google além de ser imbatível, ele está sendo descoberto por muitos que, por comprarem seus PCs com MSN Search pré-configurado no IE, ainda não conheciam e a convergencia dos produtos da Google estão chupando quase o planeta inteiro.

    Parece exagero, mas sabemos que não é! Android, Chrome, etc, levarão o Serch do Google aos 90% em 2010…sem contar, o suposto S.O. que estaria sendo desenvolvido em Mountain view em segredo! Será que estou certo? Ou viajei D+? Parabéns Fábio!

    Responder
  4. Marcelo Gomes

    Fabio,

    Preparado ainda não, mais esta se adequando a realidade.

    Não adianta pesquisar que sempre volto no seu blog.

    Esta de Parabens

    Responder

Deixar um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>