Link Building: 10 Coisas Que Você Não Deve Fazer!

Olá leitores da Agência Mestre,

Uma das principais tarefas em uma estratégia de SEO é o link building. Com ele podemos aumentar a nossa quantidade de links de maneira eficiente, almejando a melhora dos nossos rankings. Mas como em qualquer área, nem sempre o processo de link building é executado de maneira correta. Por isto, neste artigo vamos tratar de estratégias ruins de link building, as quais vocês não devem fazer.

Comentários em Blogs

Link Building

1. Comentar em blogs e/ou sites relacionados é interessante, mas nunca faça comentários do tipo “Ótimo Post” ou “Visite o meu site: [link do seu site]”. Este tipo de ação acaba com a confiabilidade do site e ninguém na comunidade cria um link para uma pessoa que não é produz um comentário decente sobre o que foi escrito. Portanto se esforce, pareça interessado, faça comentários inteligentes.

2. Não comente em todos os sites indexados no Google. Escolha apenas aqueles que fazem parte do seu nicho e que você julgar realmente interessante, mas também não perca tempo comentando em sites com pouco PageRank ou pouco Trust, pois você não irá ganhar nenhum juice. Além do mais você não vai querer gastar seus ótimos e inteligentes comentários em sites que certamente te darão mais retorno.

3. Comentários do tipo: “Olha acabei de escrever um artigo muito parecido [link do seu site]”, para todos os sites relacionados ao seu, sim isso é SPAM!

Conteúdo

4. Conteúdo duplicado, pouco original, com erros de português, não ganha links de qualidade. Mantenha seu site sempre atualizado, com bom conteúdo e utilize um corretor ortográfico.

5. Conteúdo SPAM, sim, sabe aquele texto que a cada 10 palavras você tem 8 palavras-chave otimizadas? Então… estes textos não são bem vistos, e o Google sabe detectá-los. Acredite não é uma boa idéia.

6. Antes de fazer um link para um site, verifique se ele tem qualidade. Se você quer que o seu site se torne uma autoridade no assunto, não pode distribuir links para todos os sites. Escolha aqueles que têm o PageRank alto.

Agregadores de notícias

7. Ter a sua página em agregadores de notícias é uma boa idéia, mas não em todos que você achar no Google. Existem alguns sem nenhuma qualidade e servem somente para sites SPAMs. Você deve investir naqueles que são superiores como o Linkk, Via6, diHiTT, que além do link você ganha tráfego. É esse tipo de link que você precisa!

8. Cadastrar seu site em muitos agregadores de notícias, e nunca comentar em nenhuma notícia, ou nunca colocar nenhum link de algo interessante que o seu site oferece é um erro. Quando cadastrar sua página em um desses sites, seja um membro ativo, comente, publique notícias, faça a divulgação do seu site. Desta maneira você conseguirá muitos links.

Comprar links

9. Comprar links: tome muito cuidado com este tipo de estratégia. O próprio Matt Cutts já avisa a comunidade desde 2007, que comprar links para manipulação de PageRank é passível de punição. Analise bem na hora de comprar o seu link, tais como: relevância do website, relevância das páginas que estarão o seu link, quais websites linkam para onde você comprará o link e se possível veja quais as políticas você pode aplicar para não sofrer uma punição do Google(nofollow ou bloqueio por robots.txt).

Pedir links

10. Não se deve pedir links para todos os sites que você encontrar. Você pode pedir links para parceiros comerciais, fornecedores ou para assuntos específicos, como por exemplo quando você quer mostrar algo que talvez interesse o outro site. Veja bem que há uma diferença entre pedir links e merecer links, quando o seu site constrói uma amizade com outro relacionado, ou tem um conteúdo realmente interessante, é natural que você receba links bons, o que é totalmente diferente de pedir para todos os sites linkarem para o seu.

Tome cuidado na hora de fazer link building, é um árduo trabalho, mas com certeza vale à pena.

Para complementar, recomendo fortemente a leitura desta matéria do SEOBOOK que é uma das grandes referências na área de link building.

Boa sorte e até a próxima!

Receba Novidades

Insira seu email para receber novidades e dicas exclusivas da Agência Mestre!
Divulgue este artigo

33 Comentários para “Link Building: 10 Coisas Que Você Não Deve Fazer!”

  1. naty.saavedra

    Dúvida: atualmente o facebook, por exemplo, publica conteúdos do twitter. Esses conteúdos duplicados do site ajudam no pagerank, quer dizer, o robô leva esses links “em consideração” no pagerank, vê como conteúdo duplicado ou simplesmente não leva em consideração? Usar essas ferramentas para link building funciona?

    Obrigada e excelente artigo.

    Responder
  2. gerenciandoblog

    OLá, Veronica!

    Ótimo artigo! É interessante ler o que não devemos fazer. Normalmente, encontramos o que fazer. Com sua visão, fica mais fácil perceber erros que somos tentados a cometer.

    Quanto aos agregadores que você cita, esses são os que trazem justamente menos visitas para mim. Já sites como o Ueba, o Ocioso e o Colmeia trazem um número bem maior de visitantes. Por outro lado, não sei avaliar a qualidade do link recebido nestes casos.

    Um abraço!

    Responder
  3. Diego Silva

    “Escolha aqueles que têm o PageRank alto.”

    É? E como os pequenos irão cresçer?
    Agência Mestre possui esse pagerank pois recebe links de pequenos, médios e grandes.

    Independente de possuírem pagerank alto ou baixo, devemos efetuar ligações a esses pequenos e grandes. Esse é dos motivos da obsessão ao pagerank, pois muitos muitos não recebem links mesmo produzindo um bom conteúdo e pelo fato de possuirem pagerank baixo.
    Devido ao “Escolha aqueles que têm o PageRank alto.”

    Esse também é um dos 200 fatores de classificação do Google. Hoje grande, antes pequeno.

    Responder
    • Frank Marcel

      É uma questão de estratégia. Mas de fato não há problema em colocar links para sites com PageRank não tão alto.

      Mas você poderia ressaltar o mais importante, que veio antes dessa frase: “Antes de fazer um link para um site, verifique se ele tem qualidade”.

      Como você já comentou em outros artigos, o PageRank é um indicativo interessante sobre a qualidade de um site (de acordo com os parâmetros do Google).

      Valeu pelo comment!

      Responder
  4. rogerio

    Eu uso várias ferramentas para analizar link popularity em meus sites e notei que alguns sites tem mais peso na hora de avaliar o Pagerank eu tenho um site com 255 referências e não atinge o Pagerank 1, mas um site eu tenho 145 referências de outros sites e atingiu 1 ponto.

    Responder
  5. giovany

    isto e verdade não adianta voce vender um peise do qual voce não sabe realmente a qualidade não adianta eu chegar e dizer que meu site e bom se não e a verdade porem muitos dos sites que ocupam a primeira posição não tem qualidade alguma estão não sei se por dinheiro ou por codigos hackers.

    Responder
  6. Caesar

    Faltou mais uma dica que eu venho empregando: minha própria rede. Isso mesmo, uma pequena e útil rede de sites/blogs. Com links cambiáveis, não diretos. É muito bom.

    Responder
    • Frank Marcel

      Pois é, tem que se tomar cuidado com esse tipo de rede produzida para promover um site e não para adicionar conteúdo em um nicho. As Search Engines não recomendam este tipo de ação.

      Responder
  7. Marcelo de Souza

    Franck

    Uso um plugin no meu site que posta minhas atualizações de forma automática no Twitter e uso os app/feeds de todas as redes sociais que utilizo. Nesse caso acabo espalhando link do meu site em diversos locais (além de conteúdo duplicado). Isso ajuda ou prejudica? Hoje o Pagerank do meu site é 2 e ele esta no ar a +-1 mês.

    Responder
    • Frank Marcel

      Marcelo, fiz uma experiência entre formspring e um outro site. O resultado foi que os dois não estão bem indexados e até perderam páginas indexadas. Mas a experiência é recente preciso de mais tempo para saber se foi uma reação sem volta, algum alerta momentâneo, etc.

      O mais interessante é realmente não ter conteúdo duplicado do seu site com outros.

      Responder
  8. Carlos Roberto

    Olá!

    Você sabe se mostrar thumbnais no meu site, como se usa por exemplo no sistema de troca de links do Ocioso, onde eu mostro alguns links de outros blogs em suas thumbnails, pode prejudicar meu blog? É tentador usar o Ocioso, mas não tenho certeza se isso é bom ou ruim!

    Responder
  9. Silvano

    A cada artigo que leio sobre indexação de sites, fica mais clara a minha ignorância e o quanto preciso estudar o assunto. Parabéns pelo artigo.

    Responder
  10. Dema

    Olá!
    Possuo muitos artigos relacionados a beleza e estética.
    Sempre que consigo me registro em sites para divulgar meu trabalho e hj me deparei com uma ferramenta que me impressionou.
    Por uma quantia mensal, essa ferramenta inclui seus artigos em vários diretórios e blogs.
    Isso é considerado Black Hat?

    Responder
  11. paulo sergio

    Estava querendo colocar um botão no meu blog com um link de minha página principal e um title no link descrevendo minha página. Só que tem um problema : o botão ( com o link) aparecem em todas as páginas e eu não utilizo nofollow no link. Gostaria de saber se poderia ser penalizado por esta prática ou se de alguma forma sou beneficiado ?

    Responder
  12. João

    Olá, não sei se é o lugar correto a minha pergunta, mas vamos lá, não encontrei nada na web.
    Gostaria de saber se os links dentro de uma ComboBox, tem o mesmo valor dos links normais em texto em “a href”.

    O problema é que meu site tem uma lista com cidades, e vem recebendo muitos registros, deixando a página entopida com mais de 50 cidades por exemplo.

    Visando o “bom visual” do site, estou pensando em por a lista em uma combo, limpando, e muito o layout, mas tenho medo de perder relevância, pois o forte é ser encontrado pela cidade “palavra-chave em sao paulo” por exemplo
    Obrigado e boa noite

    Responder
  13. Fabio

    Olá, quero dar o parabéns pela matéria, é bem explicativa e vai ser muita ajuda pra mim, mas continuo com uma dúvida em relação a adicionar o link em ‘sites de links” vc disse que é bom utilizar o linkk, nesta questão que tenho dúvida. O site ocioso ele pode ser usado? pq pra mim ele tem a mesma temática do linkk, digugar link de outros sites. espero que possa me ajudar.

    Responder
  14. Nilton Rondon

    Bom dia. Meu site ainda esta sofrendo algumas alterações, logo logo estará pronto. Fiz o curso da Agência Mestre nos dias 19 e 20 de Fevereiro. Sou Corretor de Imóveis em Itapema/SC, voces poderiam me fornecer uma lista de sites, blogs e etc, que poderiam apontar link para o meu site?? e me deêm umas dicas bem legais…Grato, Nilton Rondon.

    Responder
    • Marcelo

      Nilton

      Realize uma pesquisa. Os links de apontamento deve ser naturais/voluntários. Isso que vc quer pode te levar a punição pelos mecanismos de busca.

      Responder
  15. Nilton Rondon

    Boa tarde pessoal da Mestreseo.

    Vê se me ajuda em 02 perguntas:

    1) Backlinks de sites de outros Países é válido para Google, ou tem alguma objeção?

    2) Eu li que o Google aprecia muito backlinks de sites .gov e .edu, Nacional e Internacional, voce confirma isso?

    Obrigado, abs, Nilton Rondon

    Responder
  16. Pablo Ribeiro

    Primeira vez que vi um post seu aqui no mestre seo, muito bacana e muito inteligente, sem falar que esses negocios de olhe meu blog aqui, essas coisas também são um porre não e? ta mais que certo se punido mesmo, espero ver mais post seu aqui :)

    Obrigado por compartilhar essa informação :)

    Responder
  17. Cristian

    Excelente artigo, o link building é algo muito importante nas técnicas de Marketing Digital, mas deve ser feito com responsabilidade para evira punições. Para que pensa no longo prazo os Links naturais são o melhor caminho.

    Responder
  18. Emerson Pereira

    Tenho um site que estou gerenciando que esta na 5ª pagina.
    Anuncia-lo no adwords pode prejudicá-lo a chegar na primeira pagina? Penso isso porque acredito que para o Google não será interessante que eu chegue na primeira pois não precisarei, em tese, pagar adwords

    Responder
  19. Erich

    Vejo algumas empresas com ótima posição no Google e elas fazem exatamente tudo ao contrário deste artigo. Inserem artigos de outros sites, colocam no meio propagandas, palavras-chaves para otimização, publicam conteúdo em milhares de sites, comentam em blogs fazendo propaganda do site e o conteúdo do site é extenso e focado principalmente no Google.

    O que eles fazem que o Google não os bloqueia?
    Tudo que digito no Google focado no ramo de atuação desta empresa, ela aparece no topo do Google.

    Obrigado,
    Erich

    Responder
    • Marcelo de Souza

      Erich

      Qual segmento vc se refere.
      Já é possível realizar denuncia desses sites ao google para uma analise de um especialista da área de qualidade do Google

      Responder
  20. Emurama

    Muito boas as dicas, mas ainda tenho dúvidas em relação a compra de links, eles falam daquelas compras de links que o site que vende, linka uma página intermediária, essa página por sua vez é bloqueada pelo robots.txt não é indexada também, e então redireciona para o site que comprou ! Isso ao meu ver não é compra de link rs ! Não entendi essa parte até hoje !

    Responder
  21. Fabricio

    Estou notando uma grande diferença na minha posição do Google para o Yahoo , no Google estou bem posicionado para algumas buscas para outras não , já no Yahoo as coisas parecem não estar muito boas e estou numa posição não muito boa , vocês também percebem estas diferenças entre o Yahoo e o Google com os sites de vocês?

    Responder
  22. Marnei

    Amigos, primeiramente parabéns pelo trabalho!

    Tenho duas dúvidas que preciso MUITO que me tirem:
    1) Utilizar os sites de artigos para escrever artigos criando links nas palavras-chave para o nosso site ainda é válido ou o google pode me punir por isso?

    2) O site linkk que vocês indicaram aqui no post mudou para wwwhatsnew.com mesmo? Ainda é bom publicar lá?

    Preciso muito de uma resposta sobre isso, principalmente na questão 1… Muito obrigado pela atenção e sucesso!!!!

    Responder
  23. Jorge Gonçalves

    Artigo bem elaborado,o que nos deixa com ideias claras de quais os erros que cometemos na nossa iniciante caminhada no internet marketing.Parabéns;)

    Responder
  24. Gil Conceição

    A questão dos erros em português e de concordância precisam ter melhor atenção. A palavra “pois” também enche o saco quando muito usada num texto. Vamos ler mais pessoal para fazer textos melhores!!!!!

    Responder

Deixar um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>