Vídeos no YouTube vs Facebook: Qual é o Melhor?

Olá Leitores da Mestre! Provavelmente vocês presenciam todos os dias uma grande guerra mundial, a competição entre YouTube vs Facebook para definir quem é o maior player de vídeo da internet! Qual é o seu preferido? De fato, quem é melhor? Dê o play no vídeo abaixo e descubra mais sobre essa disputa!

YouTube vs Facebook: Organização

No lado esquerdo do ringue temos o YouTube, que como o Google, é uma ferramenta de busca mais avançada, porém característica por ser uma “rede social” exclusiva para vídeos. Do lado direito temos o Facebook, uma rede social de fato, que permite a publicação de vídeos e transmissões ao vivo.

Entre YouTube vs Facebook, a primeira forma de distinção é a organização. No Youtube os vídeos podem ser encontrados por meio de canais e usuários, além de uma galeria relacionada aos temas específicos e pesquisas. Já no Facebook o processo é um pouco mais denso. Para encontrar um vídeo você precisa acessar páginas, conferir os conteúdos na categoria vídeos e dar play.

Uma grande vantagem do YouTube é que um vídeo antigo pode ser encontrado e ranqueado facilmente, por meio de playlists, relevância e pesquisas. Já no Facebook não, pois não existe uma pesquisa específica por vídeos. Você precisa encontrar o conteúdo em questão em sua timeline ou acessar uma página, procurar a aba vídeos e pesquisar o conteúdo antigo que é segmentado por tempo.

Engajamento de Live

Uma grande vantagem do Facebook é o engajamento das lives. Atualmente, a rede social tem preferência e entrega organicamente suas publicações ao vivo para mais usuários, vencendo o alcance dos vídeos comuns. Já no Youtube isso não acontece. A ferramenta analisa apenas a retenção do usuário na live, número de acessos e comentários. A partir daí você pode aparecer nas sugestões para os usuários.

A grande sacada para lives no Youtube é trabalhar um conteúdo que retenha, gere engajamento e seja publicado com cuidados de SEO, facilitando a busca dos usuários.

Promoção da Ferramenta

Entre YouTube vs Facebook, a promoção da ferramenta feita pelo Google é muito superior ao Face. Recentemente, na cidade de São Paulo, eles investiram pesado em anúncios out of home, nos metrôs, nos ônibus, nos pontos de parada do transporte coletivo, grandes avenidas e outras praças. Esses anúncios promoveram vários youtubers como a Kéfera e, consequentemente, essa pressão do Youtube acaba gerando tráfego para vários outros vídeos, podendo favorecer o seu.

Televisão Alternativa e Monetização

Os dois podem ser opções e brigam pelo espaço conquistado há vários anos pela televisão. Contudo, o YouTube está mais presente nessa disputa, que ainda inclui outros adversários como os serviços de streaming Netflix, Globo Play, entre outros.

O quesito monetização também chama atenção, devido aos inúmeros formatos de anúncios no YouTube, inclusive alguns muito agressivos no meio e ao final do vídeo. Já no Facebook não existe nenhum tipo de anúncio que interrompa sua experiência de vídeo (ainda). Portanto, é bom ficar atento.

Gostou da disputa? Na sua opinião, qual é o melhor? Nós da Mestre estamos presentes nos dois meios, e se quiser saber mais sobre essa disputa assine nossa newsletter e receba conteúdos em primeira mão.

Receba Dicas Para Ter Sucesso nas Redes Sociais

Cadastre seu e-mail para receber dicas incríveis para potencializar seus resultados!
Divulgue este artigo

Deixar um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>