Uso de Redes Sociais no Brasil

No final do ano passado eu escrevi um post sobre como encontrar a melhor rede social de conteúdo do Brasil. Hoje, vou fazer uma releitura daquele post para expor o que aconteceu com as redes sociais 6 meses depois. Quais redes aumentaram de tráfego, qual rede perdeu espaço?

Mais uma vez, usei o Trends For Websites do Google para gerar os gráficos e, para começar, este é o primeiro gráfico:

via6, dihitt, linkk, ueba, overmundo

Primeiro, removi o Linkou da lista porque ele não aparecia no gráfico antes e continuou sem aparecer agora. Em seu lugar, entrou o Uêba, que ficou por último nessa estimativa de tráfego. Outra que entrou em forte queda sem recuperação, e também não vou utilizar no artigo, é o LinkTo.

Interessante observar que o Via6 manteve sua queda enquanto o diHiTT manteve-se crescendo e, praticamente, alcançou o Via6 em visitas. Por outro lado,  o LinkK continua na mesma.

Segundo teste: Uêba fora, BlogBlogs em seu lugar:

via6, dihitt, linkk, blogblogs, overmundo

Depois de sua queda em dezembro, o BlogBlogs não se recuperou mais e continua em baixa perto do que já alcançou ano passado, sendo superado por Via6 e diHiTT.

Continuando pela eliminação da rede de menor visita, vou adicionar agora ao gráfico redes cujo foco não é exatamente a divulgação de conteúdo, mas também a interação entre pessoas, formação de amizades, comunicação, etc., e, para o primeiro, vou incluir o Sonico à lista de sites:

via6, dihitt, linkk, blogblogs, sonico

O Sonico me parece um misto de Orkut e compartilhamento de informação, mas ainda não criei uma conta. Por lá, você pode:

  • Encontrar antigos amigos de estudo e trabalho
  • Descobrir e apreder mais sobre as pessoas que estão perto de você
  • Compartilhar fotos, vídeos e interesses com privacidade

De acordo com os dados do Ibope/NetRatings divulgados pelo Edney Souza em sua apresentação no Social Media Brasil, o Sonico tem a  atenção de 6,8% dos brasileiros, perdendo apenas para o Orkut, com 71,2%. Infelizmente, o Google não mostra tendências de visitas de seus sites, mas com esses dados, é possível imaginar para onde vai o gráfico do Orkut – pelo menos 10 vezes maior.

Finalmente, vou incluir o Twitter ao gráfico. Todos sabem de sua popularização, mas quão popular em relação às outras redes?

via6, dihitt, linkk, twitter, sonico

Pois bem, o Twitter vem sendo usado no Brasil, com alguma representatividade, desde julho/agosto de 2007. Ano passado teve alguns picos de uso e, hoje, supera redes de conteúdo. Vale lembrar que o Twtter não é uma rede de conteúdo como Via6 ou diHiTT, mas é importante na divulgação de conteúdo.

Uma ressalva importante a se fazer é que a quantidade de visitas do site do Twitter (twitter.com mesmo) pode ser prejudicada pelo uso de ferramentas como TwitterFox ou TwitterDeck, que fazem com que não seja necessário ir até o site para utilizar o serviço.

Você participa de outras redes sociais que eu não citei? Deixe nos comentários e na próxima atualização posso colocá-la nos gráficos. Para quem já utiliza o Twitter, me siga por lá (@frankmarcel) e siga também a Agência Mestre (@mestreseo) para mais informações e novidades de SEO. Até a próxima!

update:

Enquete: Quais Redes Sociais Você Utiliza?

Receba Dicas Para Ter Sucesso nas Redes Sociais

Cadastre seu e-mail para receber dicas incríveis para potencializar seus resultados!
Divulgue este artigo

19 Comentários para “Uso de Redes Sociais no Brasil”

  1. Fábio Ricotta

    Acho muito importante o que você colocou na seguinte frase: “Uma ressalva importante a se fazer é que a quantidade de visitas do site do Twitter (twitter.com mesmo) pode ser prejudicada pelo uso de ferramentas como TwitterFox ou TwitterDeck, que fazem com que não seja necessário ir até o site para utilizar o serviço.”

    É muito grande o número de pessoas que utilizam aplicativos que se comunicam pela API do Twitter, por isto várias comparações entre o Twitter e o Facebook, MySpace e/ou Orkut podem estar erradas.

    Excelente post Frank!

    Responder
  2. Frank Marcel

    Pois é Fábio! Isso pode “esconder” o uso do Twitter.

    Uma surpresa, para mim, foi o Sonico. Mas ele está em queda, vamos ver como estará daqui a mais 6 meses.

    Responder
  3. Rafael Sanchez

    Muito bom o post, não possuo nenhuma conta nesses sites brasileiros, apenas no orkut e twitter. Quem não usa TwitterFox ?! acho que todos os desenvolvedores usam! Abraços!!!

    Responder
  4. Carlos Muniz

    Acho que muito dessa relação entre as redes sociais se dá pela sua importância e pela sua característica na ‘sociedade virtual’… Pela votação no post percebemos que Orkut e Twitter dominam por ter uma abrangência maior, não ter tanto aquela cara de fonte de notícias e informações relevantes.

    Redes como Via6, Dihitt são bem mais direcionadas a um público mais ‘qualificado’ talvez.

    Responder
  5. Maurício Bastos

    Belo post. É sempre bom saber quais redes podem trazer mais acessos para o nosso site.

    Agora faço uma pergunta: Quais destas redes vocês utilizam ativamente na Agência Mestre e quem traz os melhores resultados? Os sites que mais trazem referência estão de acordo com a popularidade apresentada nos gráficos?

    Responder
  6. Alexandre Brendim

    Cara, não entendo o que as pessoas veem no Twitter, sinceramente, o sonico nunca tinha pensado em entrar, mas depois dos gráfico, quem sabe. Outro que nem conhecia é o overmundo, ele é bom mesmo?

    Responder
  7. Frank Marcel

    @Maurício: os que eu pessoalmente mais uso são: twitter, rec6 e dihitt.

    @Alexandre: quando eu criei o meu twitter em 2007, foi exatamente o que eu pensei… “que coisa inútil…”
    (In)Utilidade a parte, você pega a idéia do Twitter quando começa a usar com outros amigos, aí faz mais sentido. Recomendo.

    Se não me engano, o Overmundo tem um entrave chato de pedir o CPF para cadastrar. Até agora não criei conta lá não…

    Valeu pelos comments pessoal!

    Responder
  8. Frank Marcel

    Oi Dani! Valeu pela dica!

    O Uêba tem um formato menos interativo, até onde pude perceber, mas é interessante sim.

    Vou testar este colmeia!

    Abraços!

    Responder
  9. Silvio Koerich

    Cara o Blogblogs é totalmente sem noção. Não há interatividade entre os usuários e quem é novo não tem como subir de jeito nenhum. Péssimo

    O Dihitt é o que mais gera interação entre usuários e mesmo iniciantes podem subir pro topo

    Tá na hora do Blogblogs melhorar porque achei ridículo o site

    Já o Ueba, Links e outros só publicam coisas que tu pode ler em qualquer site globo.com, ig, terra. De nada adianta é só blogs republicando notícias bizarras pelo mundo. De que adianta? Eu publico MEU PROPRIO material na maioria e dificilmente eles me deixam aparecer na tela inicial

    Dihitt vai explodir espera só.

    Responder
  10. Frank Marcel

    Olá Silvio!

    Pelo que venho acompanhando, o diHiTT é a mesmo a rede com maior potencial nesse momento para crescer e agregar mais usuários.

    Nós temos uma boa aceitação de conteúdo no Uêba, não tenho nada a reclamar e, com certeza, recomendo o uso.

    Talvez para o seu nicho ele não seja uma boa opção.

    Valeu pelo comentário!

    Responder
  11. Raquel

    cuidado… o USO das redes não pode ser medido com base nas buscas e acessos. são dados relativos!

    abraço =)

    Responder
  12. Bruno

    Muito bom o post realmente o via6 é o melhor de rede sociais a que recebo mais visitas é dele, mas pensando no pagerank resolvi criar uma “Novas Pasta” no meu firefox para colocar as melhores redes sociais que eu acho coloquei ao todo 10.

    São:

    REC, Technorati, Link, Dihitt, Reddit, Google Bookmarks, Yahoo Bookmarks, Linkloko, Delicious e o Blogsblogs

    Não é possivel que nao tenho um bom pagrank futuramente já que vou fazer de tudo para enviar agora cada post para todas elas.

    Responder
  13. maxdoblog

    É incrível, hoje, como as redes sociais já fazem parte da vida de boa parte dos internautas, inclusive dos brasileiros, fanáticos por natureza e cultura!

    Responder

Deixar um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>