Top Social Plugins do Facebook

Plugins para interação de sua página com o Facebook

Olá, amigos da Agência Mestre!

Primeiramente quero fazer um agradecimento público a vocês que acompanham esta coluna de Facebook. Desde agosto, quando comecei a escrever regularmente abrindo um pouco o mundo desta rede social, os acessos e os comentários nos posts só crescem. Realmente é bastante gratificante ver esse feedback!

Mas é quinta-feira e temos mais um assunto para tratar por aqui. No artigo do novo sistema de comentários do Facebook, abordamos, entre outras coisas, a questão social. A socialização e o investimento em plugins que fazem essa ligação entre site e Facebook é um dos pilares em evidência neste constante crescimento da rede no mundo. Diversas novidades já foram lançadas (e algumas comentadas por aqui).

Pensando em ampliar cada vez mais essa conexão, decidi abordar os principais Social Plugins que o Facebook disponibiliza em sua área de desenvolvimento. São aplicações instaladas em seu site pessoal, na página da sua empresa, no seu blog, que remetem às atividades no Facebook. Tais aplicações são boas para medir e mostrar aos demais usuários como está seu nível de atuação na rede.

Já falamos sobre o Like Button e os Comentários, que, de qualquer forma, linkamos aqui para você ler um pouco mais sobre eles caso ainda não os tenha instalado em seu site.

Vejamos agora o restante dos plugins considerados como “Social” pelo dev.team do Facebook e suas funcionalidades:

Registration e Login

Muitos sites escolhem o uso de registro para realizar comentários e, para deixar opiniões, críticas e sugestões existem diversos tipos de formulário. Além do convencional, há alguns conhecidos como Disquis e Intense Debate. Outras páginas também trabalham com o registro propriamente dito, ou seja, para interagir com o conteúdo, é preciso ser um membro.

Daí a ligação do primeiro Social Plugin que vamos abordar: o Registration. Com ele, é possível fazer com que os usuários se registrem em seu website, de forma simples, usando suas contas de Facebook.

Plugin Registration permite cadastros via Facebook

O plugin funciona como uma página de registro mesmo, sendo que, nas suas configurações no código, você pode adicionar mais campos como requisito de informação para concluir este cadastro.

Fazendo uma ligação direta com o Registration, o plugin Login Button existe para fazer o outro lado. Usuários já registrados com você podem fazer o login neste aplicativo. A funcionalidade é que uma pequena caixa é adicionada ao site, mostrando quais usuários estão ativos naquele momento, via Facebook, em sua página. Trata-se de uma boa maneira de mostrar a quantidade de pessoas que estão interagindo com seu conteúdo em determinado momento.

Botão de login permite conexão entre site e Facebook

Facepile

O plugin em si não tem muita funcionalidade, mas pode ser bacana para dar um up para seus usuários. O Facepile é apenas um box que exibe as fotos dos perfis que estão curtindo sua página, ou então que registraram via Facebook na mesma.

São apenas imagens, sem destacar maiores informações. Uma grande quantidade de fotos pode atrair os usuários por conta da interessante montagem que se forma:

Facepile junta os usuários que curtiram o conteúdo

Activity Feed

Este Social Plugin é interessante, pois destaca as atividades dos usuários que estão ligados com seu site. Seja fãs que curtiram a página ou logaram nela, o box de atividade recente mostrará qual conteúdo foi aprovado, curtido ou até mesmo recomendado no Facebook para os amigos nos Murais.

Quando um usuário está logado, o plugin se volta para ele, mostrando suas atividades (que páginas compartilhou, que botões curtiu…). Assim que ele desconecta, o Activity Feed destaca o conteúdo, mostrando quais páginas foram mais recomendadas e a quantidade de recomendações.

O feed de atividades mostra as ações dos usuários na página

Recommendations

Falando em recomendações, você pode optar por colocar em seu site apenas um box do conteúdo que foi passado adiante pelos usuários que gostam do seu site. O Recommendations tem uma funcionalidade interessante, pois mostra o conteúdo independente do usuário estar logado ou não no Facebook.

Plugin que adiciona só as recomendações de seu conteúdo

Like Box

Nos mesmos moldes do Recommendations, o Like Box está aí para destacar o conteúdo que foi curtido pelos fãs. A caixa pode ser amplamente customizável, tanto em informações quanto no tamanho.

Entre as informações básicas, o Like Box traz a quantidade de usuários que curtem a página (e quais amigos deles também); os últimos posts publicados na fan page; e permite curtir a fan page sem a necessidade de visitar a mesma dentro do Facebook.

Caixa de Like exibe diversas informações

Live Stream

Para finalizar, este interessante plugin incorpora em seu site uma caixa de comentários em tempo real. Parecido com o novo sistema de comentários, o box permite a inserção de comentários com a opção de postagem simultânea no perfil do Facebook.

É uma boa pedida para você que realiza eventos em tempo real com frequência, ou mesmo possui um espaço de interação rápida com os usuários. Webcasts, webinars, chats e outros eventos do estilo podem ser explorados com o Live Stream.

Live Stream permite chat em tempo real em sua página

Nada impede que você instale como campo de comentários e use normalmente em seu site.

Use à vontade

Esta é a lista principal dos Social Plugins divulgados pelo Facebook, use à vontade! Claro que existem muito mais aplicativos espalhados lá dentro, uma vez que o sistema aberto da rede social permite a criação infinita de novas funcionalidades, basta explorar, mas a lista acima é oficial e foi criada para facilitar a vida dos usuários.

Colocamos o link de todos os plugins, para que você entenda melhor como funcionam e como colocá-los em seu site. Um conhecimento de linguagem é recomendável para que não haja problemas em instalar e customizar cada box.

Procure qual plugin se encaixa melhor com seu site e não se esqueça do visual, ajustando o tamanho de cada box com o layout da página para evitar problemas gráficos.

Aos poucos, vamos trazendo aqui em nossa coluna novidades sobre aplicativos que podem incrementar tanto sua fan page como a interação Fan Page-Website.

Até a próxima!

Precisa de Ajuda?

Se você precisa de uma ajuda para montar a fan page, desenvolver estratégias, inserir o FBML e outras situações envolvendo o Facebook, procure-nos para uma consultoria. Basta entrar em contato para mais informações.

Receba Novidades

Insira seu email para receber novidades e dicas exclusivas da Agência Mestre!
Divulgue este artigo

24 Comentários para “Top Social Plugins do Facebook”

  1. rodrigo

    Muito interessante! tempo atras testei o live stream no meu site com o objetivo de aumentar a interação com os usuarios mas tive um problema já que o live stream so mostrava os ultimos 10 comentarios nao consegui aumentar essa quantidade para que aparece igual que uma caixa de comentário normal. Vocês sabem se o limite são 10 mesmo ou existe uma forma de mostrar todos?

    Responder
  2. Toni Durden

    Um plugin que eu gosto muito é o Add This, que acabou com aquela quantidade enorme de botões de Share e resolveu de forma elegante, dando destaque apenas ao que precisa dar destaque. Além disso, eles têm um sistema de Analytics bem interessante.

    Responder
  3. Vivian Assis

    Ique estou usando um plugin muito bom também “Facebook Comments” é bacana sabe, pois quem tiver logado no Facebook pode comentar pela sua conta Facebook eu acho muito legal essa integração de plugins com blogs e sites esses plugins que você citou também são muito bons!

    Responder
  4. Cari

    Ótimo post, parabéns.

    Estou tentando inserir o Like Box, porém ao inserir a Facebook Page URL, aparece esta mensagem de erro: Could not retrieve id for the specified page. Please verify correct href was passed in. Já tentei de diversas formas, mas sempre aparece a mesma mensagem. Como posso resolver?

    Obrigada!

    Responder
    • Mik

      Eu tbm estou com o mesmo problema, e tenho 3 face diferentes e todos dá o mesmo erro…Could not retrieve id for the specified page. Please verify correct href was passed in.

      Responder
  5. João

    Ótimo post, parabéns.

    Estou tentando inserir o Like Box, porém ao inserir a Facebook Page URL, aparece esta mensagem de erro: Could not retrieve id for the specified page. Please verify correct href was passed in. Já tentei de diversas formas, mas sempre aparece a mesma mensagem. Como posso resolver?

    Obrigado!

    Responder
  6. Eliézer

    Porque meus comentários “fora” do face usando os plugins não aparecem? Só aparecem para mim e só quando estou logado! Já mudei as configurações de provacidade para TODOS mas não resolveu…
    Obrigado.

    Responder
  7. Caue Duarte

    Uma dúvida, quando um usuário clica no “like button” o facebook te mostra o número de amigos que viram essa ação?

    Obrigado,

    Responder
  8. Edvaldo

    Estou tentanto colocar o like box e da a seguinte menssagem “Could not retrieve id for the specified page. Please verify correct href was passed in.” alguem consegui arrumar .

    Responder
  9. Dyou

    Bom dia, eu gostaria de saber se existe alguma forma de colocar outro mural em uma aba em uma página no Facebook.

    Responder
  10. Luiza Helena David Chialvo

    Oi, apesar de ter lido TUDO, ainda não consegui “arrumar” minhas listas. o Facebook desorganizou todas elas e mais, sumiu com o Grupo Fechado da Família Chialvo que eu criei!! Os demais Chialvos do grupo, estão com tudo certo, menos eu que fui a fundadora. O Face repartiu minhas lista conforme achou que devia. Agora tenho : lista de Amigos, melhores amigos, família, prefeitura, pessoas que moram a 50Km de mim, etc.. Não quero isso. O que eu faço??? Obrigada pela atenção. Aguardo o “acuda”!

    Responder
  11. Paulo Massilon

    Ótimo post, mas tenho uma duvida, desejo listar apenas a quantidade de like, sem o botão like, é possível separar estas duas informações ou possui alguma TAG especial que faz isto?

    Grato.

    Por favor, alem do blog me responda por e-mail.

    Responder
  12. eduardo

    Amigo, estou iniciando na área de webdesign, no likebox do face facebook na minha página luzweb.com.br as pessoas estão ficando duplicadas, o que eu faço?

    Sei que é simples de fazer, mas faço da forma correta e ainda assim continua esta dificuldade.

    Grato desde já, parabéns pelo seu trabalho :)

    Responder

Deixar um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>