Timeline para Empresas no Facebook

Facebook timeline agora para empresas

Olá, amigos!

Depois de um tempinho sem novidades, o Facebook voltou com força total em mais uma conferência para anunciar grandes mudanças em duas das suas principais áreas. A polêmica timeline, que invadiu os perfis e incomodou muita gente, está de volta: agora nas fan pages.

A mudança é bem significativa e realmente parecida com a que foi feita no perfil. Certamente teremos um novo barulho negativo por parte dos usuários e, segundo informações do próprio Facebook, as timelines nas fan pages entram pra valer apenas no dia 30 de março.

Outra novidade anunciada envolve os Ads do Facebook, que terão novos formatos e alterações na maneira de visualizá-los. Neste artigo, vamos detalhar a linha do tempo e, posteriormente, falamos dos anúncios.

Timeline para todos

Ao dar de cara com a timeline nas fan pages, a impressão é que estamos num perfil novo de alguém. Mas alguns pontos precisam ser destacados.

O primeiro deles é o fim da welcome tab. Tão aclamada como essencial para receber os novos visitantes e os não-fãs, as abas de abertura deixam de existir como opção nesta timeline para empresas.

Agora, é preciso apelar para a imagem de capa, aquela mesma que tem no Perfil, no topo da linha. Tal imagem deve ser pensada de maneira que atraia o usuário assim que ele entrar na sua fan page.

Outra novidade é o destaque de posts. Se você publica algo importante, que precisa prender mais a atenção de quem navega pela sua timeline, basta clicar na estrela no topo direito da postagem. Assim, ela será ampliada e destacada imediatamente. Uma boa alternativa.

Destaque seus melhores posts na timeline

Clicando no lápis ao lado da estrela, é possível alterar algumas opções da postagem. Uma das novidades é poder fixar no topo da timeline, outra maneira de destacar uma publicação, mas sem alterar seu formato original.

É possível travar postagens no topo da timeline

Aplicativos escondidos

Um ponto que pode ter desanimado alguns é a forma como os aplicativos são exibidos. Aquele tradicional menu à esquerda, abaixo da foto, foi eliminado e para ver todas as apps é preciso clicar numa modesta seta ao final das quatro aplicações em destaque.

Aplicativos ficam escondidos na timeline

A exceção do menu de Fotos, todos os outros ícones podem ser trocados de posição para que ocupem os outros três espaços em destaque. Para isso, dentro desse menu dos apps, use mais uma vez o botão do lápis para editar e trocar a ordem.

Ícone alterável

Uma das grandes dores de cabeça de quem usa aplicativos de terceiros no Facebook envolvia os ícones dos apps. Pagemodo, Static HTML e outras aplicações têm seus ícones e não era possível alterar a imagem exibida no menu dos aplicativos.

Com a nova timeline, o Facebook colocou a opção de editar as configurações do app, inclusive mexer nesta imagem que sempre incomodou. A personalização está completa.

Mude a imagem de aplicativos externos

Contato direto

Um dos boatos já lançados foi implementado nesta nova alteração de timeline. É permitido agora entrar em contato direto com a marca através de mensagens privadas, desde que a empresa habilite a funcionalidade na sua fan page.

Envie mensagem para a empresa

Painel administrativo

Talvez essa seja uma das mais bacanas novidades implementadas nessa timeline para fan pages. No topo direito da tela principal, existe um ícone de painel que abre todas as opções internas para que o administrador visualize o desempenho recente de sua fan page.

Na caixa do painel, é possível checar os recentes curtidores, as atividades de quem já é fã, as mensagens recebidas na fan page e um pequeno Insights com os principais dados. Todos os quatro stats vêm com o link “Ver todos” para visualizar os números em sua totalidade.

Painel permite visualizar dados da fan page

Essas são as mudanças principais da nova página para empresas no Facebook. Logo volto com outro artigo focando apenas na área de Ads.

Um abraço!

Receba Dicas Para Ter Sucesso nas Redes Sociais

Cadastre seu e-mail para receber dicas incríveis para potencializar seus resultados!
Divulgue este artigo

19 Comentários para “Timeline para Empresas no Facebook”

    • Giovanni

      É Tiago achei isso também, muito ruim, as páginas que tínhamos para atrair ao usuário para curtir a FanPage vai ficar muito difícil tendo que usar somente a imagem da timeline. Ponto negativo para o Face.

      Responder
  1. renata

    Vc sabe como faço para usar logo a nova timeline na fan page sem esperar até 30 de março? Obrigada

    Responder
    • Tiago Kalinke

      Olá Renata, pra começar a usar a timeline é bem simples: No topo da página, quando você entrar, vão ter 3 botões: “Publicar”, “Fazer tour” e “Ajudar” (acho que é isso), é só clicar em Publicar, que você irá alterar sua página para timeline.

      Responder
  2. Mota

    Parabéns pelo artigo. De uma forma geral acho a nova timeline bem conseguida, no entanto penso que a welcome tab era uma opção bastante relevante, que agora deixa simplesmente de existir.

    Responder
  3. danilo_mkt

    Visualmente eu achei que ficou bem bacana, a imagem de capa no topo gera um bom impacto, se bem construída, a primeira impressão do visitante pode ser muito boa. Mas eu vou sentir muita falta da landing page com uma fan gate, sempre conseguia bons resultados com isso, mas… fazer o que, agora é correr atrás de novas estratégias.

    Ique, parabéns mais uma vez pelo bom conteúdo e gostaria de dar um outro ponto de vista sobre isso:

    http://clickstorm.com.br/facebook/a-nova-timeline-da-fan-page/

    Responder
  4. renata

    Obrigada! O problema é q a página que eu administro não está dando a opção de tour e de mudança qd entro nela. Estranho né?

    Responder
  5. Thiago Lopes

    Olá, já é comum por aqui mas, primeiramente parabéns pelo excelente conteúdo exibido em todo site.

    Bom, minha dúvida é a seguinte; nos perfis pessoais, existe as opções: “mais recentes”, onde recebemos todas as atualizações e “principais histórias”, onde recebemos em nossa timeline apenas as atualizações relevantes de amigos, ou seja, que tiveram algumas ou vários “curtir/comentários”

    Quero saber se isto vale também para páginas. Ou seja, tudo que é publicado por uma fã page, nós usuários podemos ver, ou é segmentado também?

    Tenho uma fã page com 5 mil fãs e quero saber se tudo que publicamos pode ser visto por todos eles, ou alguns podem não receber mediante configuração individual, ou por não ter tido repercussão.

    Grato.

    Responder
  6. Lary

    Adorei o artigo!

    Mas não estou conseguindo disponibilizar a mensagem (usuário entrar em contato direto com a empresa). Não achei nenhum ícone. Alguém sabe como faz?

    Responder
  7. EagleX Marketing Digital

    Ique, boa tarde!
    Estou tentando mudar a imagem do Static Iframe Tab, conforme vc descreveu no artigo. O problema é que, quando eu seleciono a imagem que quero inserir (no meu computador) ela não carrega e, no lugar, aparece uma outra imagem genérica, de um banco de dados. Sabe como me ajudar?
    Parabéns pelo artigo, ta show!!!

    Responder
  8. Ana Carolina Gomes

    Olá, gostaria de saber se na nova timeline podemos bloquear as pessoas que não curtem de curtirem os posts no mural e comentar nos mesmos.

    Obrigado

    Responder
  9. Edite

    Olá. Será que alguém pode ajudar? Tranaformei a pg da empresa para a qual trabalho de página para timeline. O problema é que nessa passagem o bloco de notas foi desativado, embora apareça no menu. Alguém sabe onde ir para reativar o uso do bloco de notas? Agradeço a colaboração.

    Responder
  10. mandy

    olá. será que alguém poderia me ajudar? em algumas fan pages, eu reparei que algumas empresas estão conseguindo esconder a parte de “Informações de página”, que normalmente fica público para todo mundo. será que alguém sabe como ocultar essa informação também? Obrigada!

    Responder
  11. Carla

    Olá, transformei o meu perfil de empresa em página, porém antes não saí de um grupo que o perfil fazia parte. Agora estou recebendo vários emails por dia do grupo e não consigo sair dele, na verdade não consigo nem visualizar. Obrigada pela atenção, Carla.

    Responder
  12. Juliana

    Alguém sabe me dizer se é possível excluir as visualizações de anúncio dentro de uma FanPage? É que dentro do álbum de fotos de um cliente é exibido um anúncio justamente do concorrente. Consigo bloquear as opções de anúncio dentro dos álbuns?

    Responder
  13. isaura

    Não estou conseguindo postar nada na fan page. Aparece o painel administrativo e a foto de capa. nada mais. O que posso fazer?

    Responder

Deixar um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>