Social Mention – Monitorando Redes Sociais

Olá leitores da Agência Mestre!

Realizar ações em mídias sociais é uma das recomendações para conseguir links e contribuir para a otimização de um site. Existem diversas maneiras de agir neste nicho, todas importantes para que uma marca se torne conhecida e ganhe referências.

Para que campanhas em redes sociais sejam bem sucedidas, é preciso um bom trabalho de mensuração. Acompanhar o desempenho da divulgação de textos, vídeos e outras práticas é fundamental para entender se o trabalho está sendo bem realizado ou se necessita de alterações.

No último mês, o Fábio Ricotta apresentou a ferramenta nacional Scup, como opção para mensurar resultados e estatísticas. No entanto, a ferramenta estava em teste e hoje necessita de pagamento mensal para ser utilizada por completo.

Desta forma, para facilitar o trabalho dos leitores da Agência Mestre que trabalham com as redes sociais, apresento a vocês uma boa alternativa para auxiliar na mensuração de seus resultados: o SocialMention.

socialmention home

O SocialMention tem a cara de uma search engine. Sua principal característica na home é a área para digitar o termo desejado, que será buscado no tipo de rede social que você determinar, ou em todas possíveis.

Temos aí o primeiro passo importante: você pode escolher a categoria que deseja procurar. Se você trabalha apenas no Twitter, por exemplo, poderá marcar a aba Microblogger para fazer sua busca.

Na área de resultados, são exibidas todas as correspondências que citaram o termo escolhido. O diferencial da ferramenta está no menu a esquerda, com informações que podem ser úteis para o seu trabalho em mídia social.

socialmention result

Os quadros em cinza detalham as seguintes informações:

  • Strength (força): trata-se da probabilidade que sua marca, seu termo, é discutida nas redes sociais.
  • Sentiment: é a escala do termo, dividida entre citações positivas e negativas sobre o assunto.
  • Passion: corresponde a probabilidade dos usuários estarem falando de sua marca de forma repetida.
  • Reach (alcance): a medida do alcance das influencias, ou seja, dos usuários que estão falando sobre seu termo.

Nos retângulos, encontramos algumas informações particulares como a média de tempo em que ocorrem citações, a última vez que o termo foi encontrado, a quantidade de autores únicos (perfis) que citaram a palavra e o número de retweets encontrados.

Mais abaixo, temos disponível para consulta aquilo que pode beneficiar o trabalho de social media e até mesmo SEO: as top keywords. Elas apontam quais foram as principais palavras usadas para definir a citação nas mídias sociais – importante para verificar o que tem sido usado para falar de uma marca nas redes.

socialmention top keywords

No entanto, a ferramenta ainda não é perfeita neste ponto, pois quebra as keywords long tail, como podemos observar na imagem.

Para encerrar os detalhes do menu a esquerda, é possível verificar as fontes (sources) que mais citaram o termo buscado. Essa coluna merece destaque quando selecionamos para varrer todas categorias da ferramenta, assim, podemos verificar quais redes sociais estão dando melhor resultado.

socialmention sources

Relação com o Brasil

Apesar de cobrir cerca de 80 redes sociais espalhadas em diversas categorias, o SocialMention não tem suporte direto às redes brasileiras. Os resultados para citações nacionais vêm caracterizado pelo símbolo do Google, ou seja, o desempenho nas mídias brasileiras, que são indexadas na search engine, é que são escolhidas pela ferramenta.

No entanto, assim como no Google, é possível configurar pesquisas avançadas e definir preferências para os resultados. À frente da barra de pesquisas, existem dois links como o da search engine:

  • Advanced Search: é possível definir outras possibilidades de pesquisa, como definir resultados a partir de palavras exatas, ou escolher palavras que farão com que alguns resultados sejam excluidos da busca. Entre as demais opções, estão resultados por localidade, data e linguagem (onde escolhendo português mostram resultados nacionais).
  • Preferences: define a quantidade de citações mostradas por página e a língua padrão. Bom para quem deseja buscar apenas dados em português, por exemplo.

SocialMention API

Pensando em melhorias para os usuários, o SocialMention possui API liberada para aqueles que desejam interagir com a ferramenta em sua programação. A vantagem é que é possível qualquer um interagir com a base de dados, investindo na criação de outros programas e aplicativos.

A API do SocialMention fornece um streaming em tempo real de dados de pesquisas agredado de vários sites de redes sociais. Uma boa possibilidade para você aproveitar na criação de widgets e outros aplicativos para ajudar outros usuários.

Outros benefícios

O SocialMention ainda oferece alguns benefícios para o usuário. Para quem desejar receber informações diárias sobre um determinado termo, acompanhando de perto o desempenho nas redes sociais, é possível registrar um Alert (como o do Google) e receber em seu e-mail estatísticas periódicas.

Para tanto, basta clicar no menu à direita, “Email Alert”, abaixo do Feed, ou ainda no rodapé da página principal ou de resultados.

Há ainda a disponibilidade de se instalar uma widget da ferramenta em seu site ou blog. O Realtime Buzz Widget faz o rastreio e exibe, em tempo real, tudo que estiver sendo registrado sobre um determinado termo, definido por você no código da ferramenta.

Por fim, você pode instalar o plugin de search em seu navegador. Assim como temos a barra de pesquisas do Google, Yahoo e outros no Firefox e no IE mais novo, também é possível ter o search do SocialMention – uma boa para facilitar a vida, realizando pesquisas direto do navegador.

O SocialMention é uma boa ferramenta para você observar o trabalho nas mídias sociais, experimente analisar termos de seu site e acompanhe os resultados.

Receba Dicas Para Ter Sucesso nas Redes Sociais

Cadastre seu e-mail para receber dicas incríveis para potencializar seus resultados!
Divulgue este artigo

5 Comentários para “Social Mention – Monitorando Redes Sociais”

Deixar um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>