A Importância do SMO (Otimização para Mídias Sociais)

Olá leitores da Agência Mestre,
SEM
Todos sabemos que para um blog ou site ter sucesso, precisamos aumentar o número de visitas, e para conseguir esse aumento é preciso otimizar seu blog ou site para melhor aparecer nos motores de busca.

Para essa otimização são utilizadas ferramentas, técnicas e estratégias englobadas por SEO. Outro fator importante que muitas vezes é deixado de lado é o SMO – Social Media Optimization – otimização para mídias sociais, que são estratégias usadas com o objetivo de aumentar a exposição da marca (site, blog, empresa) de modo mais próximo do público e gerar um “falatório” da marca através de divulgação nas mídias sociais, que vão desde anúncios ou distribuição de conteúdo (imagens, vídeos, música), até interação com a audiência dessas mídias sociais.

Hoje em dia, dificilmente encontraremos uma pessoa que utiliza a internet que não esteja inscrito em alguma forma Rede Social, como o Twitter, Dihitt, Rec6 (Via6), Flickr, Youtube, Orkut, entre outras. Além de interagir com outros usuários, as Redes Sociais permitem a divulgação de conteúdo (artigos, vídeos, imagens, notícias), e se esse conteúdo for interessante ou diferente, conseguirá chamar e prender a atenção do público dessas mídias sociais, melhorando, assim, as métricas em seu blog ou site – visitas, vendas, assinaturas, seguidores, etc.

Entretanto, é fundamental que as Redes Sociais não sejam usadas somente para divulgação de seu conteúdo ou produto, é mandatório interagir com outros usuários, seguir aqueles que também publicam conteúdo interessante para sua área, pois, além de tudo, com certeza você conhecerá outras ferramentas, novidades e conteúdos que vão agregar mais informação a ser utilizada em suas estratégias.

A SMO engloba o Marketing Viral, que é uma forma de conseguir com que as pessoas passem pra frente uma mensagem, e assim por diante, onde todos que tiverem acesso encaminhe para seus contatos, onde irá gerar um buzz de sua mensagem.

Tal como em SEO, o sucesso em SMO está ligado a oferecer um conteúdo interessante e diferente, que seja de fácil entendimento e sem custo para os interessados. É importante fazer com que ele seja simples de retransmitir (fazer retweets, bookmarking), fique próximo do público (acompanhe o Twitter, comunidades no Orkut e blogs sobre o assunto), fique atento ao feedback gerado e responda a ele.

Bom, agora sabemos que para ter sucesso na internet, além de fazer um bom trabalho de otimização de sites, é importante fornecer ao leitor conteúdo útil, bem escrito, de fácil entendimento, e o principal, não esquecer do SMO, onde mais pessoas terão acesso a suas divulgações.

Por fim, gostaria de saber a opinião de vocês sobre o SMO e qual rede social que traz ao seu website mais resultados?

Receba Dicas Para Ter Sucesso nas Redes Sociais

Cadastre seu e-mail para receber dicas incríveis para potencializar seus resultados!
Divulgue este artigo

33 Comentários para “A Importância do SMO (Otimização para Mídias Sociais)”

  1. Marcel Ferrari Longuini

    SMO está na moda, se pararmos pra pensar já ultrapassou o SEO, apesar de que, SEO não tem tempo para esgotar-se. Websites e E-commerces precisam estar atentos a esta tendência. Social Markerting é o marketing do momento, a bola de vez, com ele você pode atingir grandes públicos e principalmente e-consumidores heavy users para seu site! Então não percam mais tempo, contrate seu analista social media, um blogueiro louco de nascença de preferência! Mãos a obra! Branding Viral!

    Responder
    • Davi

      Interessante. Sou blogueiro, tenho um blog de escolinha de futebol e preciso de crescimento nas visitas do blog e do facebook.

      Responder
  2. Daniel Sayon

    SMO é primordial p/ qualquer estratégia de Marketing Digital, apesar das ferramentas de buscas serem extremamentes relevantes,representam apenas 5% da internet. É importante ser abrangente para atrair o público-alvo, principalmente quando a empresa gera conteúdo.
    Marketing Digital envolve um trabalho completo, incluindo SEO, SMO, SVO e etc.

    Responder
  3. Thiago Blauth Ferreira

    Por questões de maior afinidade com nossa realidade utilizo o termo Social Media Marketing. Acho que a comunicação é o pilar numa primeira etapa em ações de SMO ou SMM, e comunicação acontece sempre com troca, foi-se o tempo onde comunicar era ditar tendências, hoje escutar como você expôs é essencial e se não houver isso a ação morre! E em SMM a comunicação muda de figura, por que o conteúdo tem que ser criado pensando em como os leitores perceberão o que estão absorvendo, em SMM deixa de existir “eu” autor expondo meu ponto de vista e passa a existir “vocês” me expondo seu ponto de vista! Acho que é nesse ponto que muitas ações em Mídias Sociais acabam fracassando, por que não passam de uma propaganda da tv disponível em redes sociais. Exemplo de ação em SMM de sucesso foi o case da Doritos que partiu de uma ação off-line com uma interatividade continuada no Orkut! Quanto à distribuição acho que todos os serviços devem ser explorados, até por que aos poucos surgem muitos sites e blogs que estão adotando o conceito de mashup e se transformando em ponto de convergência de vários serviços e tecnologias, só ver o que o Popfly nos disponibiliza para integrar uma tecnologia web 2.0 em outra… Muita coisa vem por ai. As APIs estão abertas e com o tempo novas ferramentas irão surgir facilitando para o usuário o utilização da mesma, em muitos casos não é mais preciso digitar na barra do navegador o endereço do serviço 2.0, os próprios blogs e sites já fazem isso e muitas vezes nem percebem.

    As mídias sociais estão evoluindo e muita coisa ainda esta por surgir, muita coisa em User Experience ainda vai ser agregado aos serviços web 2.0 e quando isso acontecer uma nova realidade alternativa vai surgir e nesse momento as ações de marketing dentro dessa realidade irão entrar num novo nível e talvez a psicologia venha a nos auxiliar muito.

    Pareço um pouco utópico, mas quando vejo aplicações como Photosynth gerando objetos em 3d a partir de fotos de ângulos diferentes de um mesmo objeto e tageando-as penso que isso esta mais próximo de nós como a tecla Enter.

    Paz no coração e Luz na razão.

    Responder
  4. Edu Chaves

    As redes sociais são uma importante ferramenta para a divulgação do seu site/blog, mas tem que ser usado com moderação, inclusive com netiquetas. As melhores na minha redes sociais para divulgação são: twitter, orkut, facebook e diHITT.

    Responder
  5. Sobre Marketing

    Acho que uma das partes mais interessantes do seu post é a recomendação para não usar as redes sociais somente para divulgação. A interação com outros usuários é fundamental para você não ser visto como um chato pelos outros participantes. Não dá para cair no esteriótipo “ganhe dinheiro sem sair de casa”, presente em tantas comunidades do orkut, por exemplo.

    Abraços,
    Ricardo

    Responder
  6. Felipe Morais

    Se a otimização em sites de busca tem se tornado uma forte estratégia para as marcas, otimizar em redes sociais será em muito breve a nova “febre” do momento, pois os resultados são muito grandes.
    Em meu livro PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DIGITAL eu defendo que um site é apenas a ponta do Iceberg, que a marca deve ter uma presença digital forte e esse SMO é algo que deveremos usar!
    Excelente artigo!
    Abraços

    Responder
  7. Alexandre Carvalho

    No meu caso, a ferramenta que tenho usado para promover meu blog é o Twitter. E desde então venho tendo bons resultados, ainda modestos, mas bem acima do que eu esperava.

    Responder
  8. Vinicius Escano

    Isso é fundamental hoje em dia. A guerra por posições em mecanismos de busca as vezes acabam por algum motivo, não sendo satisfatórias, ao contrário do SMO, onde a qualidade do conteúdo e a sociabilidade falam mais alto, o que é mais próximo da vida real, ou seja, quanto mais bons contatos, melhor.
    Valeu, abraços.

    Responder
  9. Leandro Motta

    @Marcel Ferrari Longuini
    SMO realmente cresceu muito, mas não podemos deixar de lado SEO, pois o tráfego vindo através dos sites de busca ainda tem uma proporção muito grande. Para ter bons resultados temos que fazer um bom trabalho de SEO e SEM.
    Obrigado pelo comentário.

    @Daniel Sayon
    Com certeza Daniel, temos que fazer um trabalho completo para atrair mais visitantes em nosso site.
    Obrigado pelo comentário.

    Responder
  10. Leandro Motta

    @Edu Chaves
    Como você disse, usar com moderação, pois pode parecer Spam. Saber usar as redes sociais é muito importante.
    Obrigado Edu Chaves

    Responder
  11. Leandro Motta

    @Sobre Marketing
    Obrigado pelo comentário.

    @Felipe Morais
    Obrigado pelo comentário.

    @Alexandre Carvalho
    O twitter realmente teve um crescimento muito grande. O Twitter se firmou como uma ferramenta importante na divulgação de conteúdo, monitoração de marca, além de relacionamento.

    Responder
  12. André Christophe

    Excelente post! Gostei de tudo o que li. Eu costumo enviar meus artigos para o Ocioso e, é claro, o próprio diHITT. Com dois meses no ar, o meu blog já teve duas grandes visitações (grandes para mim…), 900 visitas e 1400 visitas diárias. Mas a média fica em torno de 60, contando as vezes que eu entro no blog para ver alguma coisa… Acho que estou progredindo. Sou novato ainda…

    Abraços,

    André

    Responder
  13. Renan

    Muito bom o post Leandro!

    Já se falando em mídias Sociais eu queria tirar uma duvida, a pouco tempo comecei adicionar meus conteúdos nas mídias Sociais mais usadas, o que aconteceu e que por 3 dias +- meus reviews ficaram na primeira pagina para o assunto abordado e depois disso sairam totalmente do google. Eu procurei algo que eu tivesse feito pra ter sido punido e só achei que poderia ser uma coisa “conteúdo copiado” eu adiciono meus artigos com mesmo título e mesmo meta-tag descrição, e as redes sociais tem o conteudo indexado primeiro que eu, então há essa possibilidade de ter sido punido?

    O que fazer nessa situação?

    Desculpe o longo comentário =(
    Um Abraço

    Responder
  14. Fabrício Silva

    Muito bom esse post, parabéns.

    Cara assim vou ficar doido, mais um termo/sigla para me preoculpar :) ?

    O “SMO – Social Media Optimization” eu ainda não conhecia, mas estou buscando o conhecimento necessário para melhorar cada vez mais meus trabalhos com as várias técnicas exibidas aqui no MESTRESEO.

    Abr.

    Responder
  15. Alexandre Brendim

    Realmente importantissimo o SMO, eu gosto muito do Dihitt foi o que trouxe meu blog para o mundo…o ocioso e ueba são os que trazem mais visitas para mim, mas como não é sempre que entra um post, não podemos contar com eles…

    Responder
  16. Itapema

    Parbéns pela matéria.
    A cada dia aparecem novas ferramentas que nos ajuda a divulgar nosso site, nessa dinâminca web 2.0.
    Quem não acompanhar as novas tendências, ficará a ver navios.

    Responder
  17. André Telles

    Leandro,
    Ao pesquisar no Google sobre o meu último livro – Geração Digital André Telles – o meu twitter aparece em primeiro lugar. Estratégias simples de SMO podem ajudar e muito nas estratégias de SEO e vice-versa.
    Abs e parabéns pelo post!
    Telles

    Responder
  18. Rodrigo Torres

    Minha visão sobre a mídia social, oportunidade para interagir com número expressivo de pessoas.

    Porém uma comunicação impessoal, porque nem sempre em determinado momento você está disponível para
    interagir.

    No meu ponto de vista entra no quesito ” Privacidade” do usuário” de uma forma incisiva, por isso é um canal que precisa se tornar habitual .

    Em relação ao consumidor esses dias ouvi uma pesquisa publicada pela G1 que a internet ainda está sendo utilizada para pesquisar e comparar preços e o e-comerce ainda causa pavor nos usuários da rede por conta do crime digital.

    Sim pessoal, por um momento tive reverterio.

    Caminhamos igual uma tartaruga e comemos mais que um elefante .

    Abçs

    RT

    http://www.rodrigotorrescomunicacao.com.br/toquedemidas

    Responder
  19. Rodrigo Guedes Barboza

    Eu ainda não conhecia este nome (SMO), mas já utilizo esta idéia faz tempo. A rede social que mais me traz visitas é o Yahoo! Repostas. Sempre que encontro uma pergunta relacionada com algum artigo que eu tenha escrito deixo um link para o mesmo. Além disso, há um link no meu perfil e como me esforço para dar respostas úteis muita gente me procura fora do Y!Respostas para me perguntar alguma coisa. Acredita que já deixaram perguntas para mim até como comentário no meu blog? rsrs

    O Twitter também é interessante e me traz algumas visitas de vez em quando.

    Abraço!

    Responder
  20. Valéria Bitencourt

    Dentre as mídias sociais que utilizamos, temos 2 com participação assídua dos usuários: orkut e twitter. O orkut ainda é de longe o melhor canal de social midia que temos. Ele nos oferece um contato muito próximo com nossos clientes, e é apartir deste envolvimento que melhoramos o conteúdo do site, pois os usuários compartilham sua experiência de compra com outros membros e nos dâo dicas muito importantes sobre como melhorar a experiência de compra do cliente.
    Abraços…

    Responder
  21. Bitetti

    Eu costumo usar muito mídia especializada, em sua maioria fóruns de discussão, se assemelham mas não são exatamente redes sociais.
    E no meu tipo de conteúdo esse tem se mostrado a ramificação mais importante de divulgação, pois atrai público diretamente interessado sem mencionar que a indexação melhora pois o fórum sempre tem um bom page-rank, claro que no índice das buscas meu blog fica abaixo do fórum, mas mesmo assim funciona perfeitamente.
    Apesar de não serem criados inicialmente para isso os fóruns são tão eficientes quanto as medias sociais agindo como uma ferramenta parecida só que mais direcionada. Estou satisfeito com eles, só agora estou entrando em redes populares com meu blog.

    Responder

Deixar um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>