SEO no Twitter – Otimizando Título

No artigo anterior, eu mostrei como é possível otimizar a meta description no Twitter para que o perfil que você usa ganhe competitividade nos resultados do Google para as keywords do seu negócio, para sua marca ou para o seu próprio nome. Como sabemos, a meta description é um importante fator de rankeamento no Google, portanto, vale a pena investir um tempo nela.

Nos comentários daquele artigo, o leitor Daniel indagou quando seria possível otimizar a title tag do seu perfil no Twitter para ficar uma otimização ainda mais completa da página. O fato é que já é possível e, neste artigo, vou mostrar como funciona.

Como Otimizar Title Tag no Twitter – Twitter SEO

Para ter uma title tag otimizada no Twitter, é necessário editar o seu perfil e, para isso, acesse as configurações (settings) do perfil:

Na página de configurações, na aba da conta (Account), atualize o seu nome (Name) para um título que seja mais adequado:

twitter-settings-name

Infelizmente, ainda sobra um pouco de “lixo” no título automático que o Twitter monta a partir do nome que você especificou na configuração da conta, mas mesmo assim, vale a pena a otimização:

twitter-title-tag

A parte (frankmarcel) on Twitter, é gerada automaticamente pelo Twitter seguindo algo como (username) on Twitter. Ainda assim, não abuse do título escrevendo qualquer coisa, ou um título muito extenso, pois o título definido também aparecerá como conteúdo da página, o que é bom, pois é mais conteúdo agregado à sua página do Twitter, mas se for usado spam, vai ficar feio.

twitter-title-na-pagina

Não precisa ser tão sucinto quanto o meu título, mas eu estou interessado em rankear o meu Twitter para o meu nome somente (o SEO eu utilizei para estabelecer uma relação entre o meu nome e SEO), então, este título é suficiente por enquanto.

A Title Tag para o SEO

Conforme eu escrevi no meu post sobre Title Tag SEO, o título da página está entre os principais fatores on-page de rankeamento utilizados por search engines para montar suas páginas de resultados, e, por isso mesmo, cada página deve ter sua title tag muito bem trabalhada para aumentar a competitividade de uma página nos resultados de buscas. Aproveite as dicas que eu deixei por lá.

No caso do meu Twitter, o conjunto Title tag e Meta description tag foi a diferença entre a 80a. posição e a 4a. – é algo que realmente importa. Não que a busca pelo meu nome seja muito concorrida, mas foi a diferença entre ter 9 e 10 resultados meus na primeira página para a busca Frank Marcel.

Lembre que cada reply que um perfil recebe (@frankmarcel, por exemplo) é um novo link para o seu perfil, e, em segmentos mais concorridos, ter um perfil no Twitter bem movimentado pode também significar mais um resultado seu entre os 10 primeiros no seu nicho de mercado, especialmente combinando esses links com SEO On-Page. Boas tuitadas! Até a próxima.

Receba Dicas Para Ter Sucesso nas Redes Sociais

Cadastre seu e-mail para receber dicas incríveis para potencializar seus resultados!
Divulgue este artigo

17 Comentários para “SEO no Twitter – Otimizando Título”

  1. Frank Marcel

    Olá Marcio!

    Conforme eu disse no post, o meu nome não é uma super keyword concorrida, mas serviu como exemplo, era o mais fácil para demonstrar.

    Conforme eu mencionei no post também, o Twitter serve para seu nome ou sua marca, então, se você não quer rankear o seu nome, pode ser interessante rankear a sua empresa, para a marca ou nome da empresa, ou termos relacionados.

    Responder
  2. Pablo Almeida

    Olá, Frank!

    Concordo com o Marcio, que apesar de ele ter Almeida no nome também, não é meu parente…pelo menos eu acho! :D

    O que acontece é o seguinte, fica completamente sem sentido trabalhar este tipo de otimização, mesmo sabendo que ela pode funcionar, seu nome é seu nome, e pra isso há o campo de descrição funcionando agora, como meta description, que aliás, não sei porque diabos quando busco no Google, apesar de o meu perfil já estar indexado com a nova funcionalidade, a descrição simplesmente é ignorada na SERP.

    No Twitter, a melhor estratégia de SEO é trabalhar sobre link building e densidade. Ou seja, twittas muito sobre SEO? Ótimo, mas é necessário ter cuidado com o que você twitta, pois isso pode fazer o Twitter perder a graça em pouco tempo já que você pode deixar de interagir com outras pessoas que quase sempre não falam do mesmo assunto que você.

    A melhor saída a meu ver, é simplesmente otimizar o que podemos e sermos sempre releventes!

    Responder
  3. Felipe Ranieri

    Ótima dica Frank, o meu title tag já estava com o meu nome desde o início mas nunca tinha pensado no que você escreveu. Muito bom!

    Abraço!

    Responder
  4. Frank Marcel

    @Felipe: valeu pelo comment!

    @Pablo e @Marcio:

    Vamos ampliar nossos horizontes… Tudo bem, rankear para Frank Marcel, Marcio ou Pablo Almeida pode até ser fácil e sem propósito, mas vamos pensar grande.

    Recentemente, o Fantástico (programa da Globo) inaugurou o seu Twitter (showdavida / “show da vida”), que, pode até não ser uma keyword difícil de se conseguir bons rankings, mas já não é mais “Fulano de Tal e Ninguém tem um Nome Igual ao Meu”.

    Em uma rápida pesquisa, descobri que o Twitter do Fantástico ocupa a posição 9 na busca show da vida e aparece para lá da posição 200 na busca fantástico.

    Nos 10 primeiros resultados em fantástico, 3 não tem nenhum relação com o programa da Globo, será que ela não se interessaria em ter o Twitter do programa em uma dessas 3 posições? Será que se um desses 3 resultados fosse uma dura crítica à credibilidade do programa, não seria mais interessante (para a Globo) fazer o Twitter rankear ali?

    Branding, meus amigos, branding… Por que contentar-se com a primeira posição quando você pode ter as 10 primeiras?

    Espero que agora enxerguem a utilidade da dica… Um abraço!

    Responder
  5. Pablo Almeida

    De fato, o branding é importante! Falou tudo! Mas posso garantir que a Globo não colocou o user como “showdavida” porque quis, acho que foi por indisponibilidade do user “fantastico”. Aí sim, entrou um cara bom que sugeriu “showdavida” e trabalhou-se o branding!

    Tua resposta no comentário, foi melhor que o post! :)

    Agora, cá entre nós, pra Globo promover o perfil do “Show da vida” não é nada complicado, uma vez que ela possa fazer um excelente trabalho de link building sem fazer muita força, além do potencial de viralização deles recebendo várias citações positivas e negativas em blogs, enfim…

    SERP Domination ainda é uma realidade distante pra MUITA gente aqui no Brasil…principalmente quando você precisa concorrer com a miguxada e os sobrinhos!

    Mas vamo que vamo…a gente é profissional e, no final, quase sempre derrubamos a molecada! ;)

    Responder
  6. Felipe Ranieri

    Pablo, o username @showdavida não impede de mudar a title tag para “fantásico” ou qualquer outro texto.

    Meu twitter por exemplo é @ranieri e a title tag é Felipe Ranieri. O próprio twitter do Frank tem a abreviação SEO na title tag e não no username.

    Responder
  7. João Netto - Criação de Sites

    o Twitter é tam importante que hoje quando faço uma pesquisa por g7studioweb aparece vários resultado referentes ao twitter, ou seja ele tem um bom peso na busca automaticamente vale apena, caprixar no Title e Descrição.

    Ótimo post, e ainda não recebi a resposta do contato que eu fiz com vocês, qualquer coisa me avisa que reenvio.

    Obrigado.

    Responder
  8. Wilton Machado

    Prezado Frank.

    Gostaria de esclarecimentos sobre por que não me localizo quando faço buscas (nome e/ou username) no twitter. Entre os resultados para “Wilton”, “Wilton Machado” ou wiltonmachado (meu username), aparecem inúmeros outros wilton, até mesmo um outro Wilton Machado, mas eu mesmo, não. Tentei encontrar respostas para esse problema, mas até agora nada. As tentativas de busca foram efetuadas pela minmha conta e pela de minha esposa, que, à propósito, também não conseguimos encontrar. Será que o meu “dublê” está me impedindo de aparecer nos resultados?
    Agradeço antecipadamente, e parabéns pelo site.

    Atenciosamente,
    Wilton Machado

    Responder
  9. André de Moraes

    E quando nenhuma ferramenta de busca consegue encontrar um determinado usuário do Twitter?

    Pau do twitter ou…?

    Testem aí: @gilfelipe

    *Dessa vez, com notificação por e-mail.

    Responder
  10. André de Moraes

    Frank, o seguinte:

    Sim, se fizermos uma busca pelo usuário @gilfelipe no Google (e até no Bing!), vamos achar.

    Se fizermos uma busca dele no search do Twitter, acharemos as menções de outros usuário se referindo a ele.

    No entanto (agora é o problema!), nenhuma das #tags criadas por ele (@gilfelipe) são listadas por mecanismo de buscas (socialmentiong, search do twitter etc).

    E não pára por aí…

    Olha só: se você busca frankmarcel no search do Twitter, vê também o que você twittou, não é mesmo?

    Comigo também: @andredemoraes

    Com ele, não… e ele já twittou mais do que eu…

    Tô achando estranho… pensando em conversar com o suporte do twitter pra entender.

    Entendeu, Frank?

    Valeu!

    Responder
    • Frank Marcel

      Ah! Explicado em mais detalhes assim, fica melhor.

      Bom, já vi isso acontecer. Se é algum bug no Twitter eu não sei, mas com o tempo, passa e as tuitadas aparecem no search…

      Responder
  11. Lucas

    Cara, manero, eu nunca tinha pensado nisso
    pesquisei meu nome (naum tem mta gente nesse mundo com o nome igual ao meu, rss) e o primeiro resultado foi o meu twitter.

    agora farei um perfil no twitter para divulgar os trabalhos da minha familia,

    soh um detalhe, alguém poderia me responder:
    uso a url encurtada do site (que tah no vilabol, hehe) para divulgar o trabalho: ecopneuart.tk
    tem algum problema nisso, seria melhor utilisar outro dominio? thanks

    Responder

Deixar um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>