Redes Sociais Brasileiras em Abril de 2010

Olá leitores da Agência Mestre,

No mês de Abril, continuamos o acompanhamento das 4 principais redes sociais “digg-like” do Brasil: o diHiTT, o Rec6, o Linkk e o Uêba. Adicionalmente, estamos acompanhando também o Ocioso, conforme nossos leitores recomendaram. Indexamos, através de nossas ferramentas de monitoramento, um total 6.664 notícias/artigos que foram à popular nestas redes.

Com base nestas notícias e artigos, montamos o relatório abaixo, que exibe as notícias mais votadas/visitadas, as mais comentadas e as palavras mais utilizadas nos títulos destas notícia.

Vamos aos dados:

Dihitt

Em abril, o diHiTT mais uma vez teve mais notícias em sua página inicial do que Rec6, LinkK e Uêba, alcançando a marca de 1457 notícias, mas o Ocioso somou mais do que isso. No final deste report estão os dados deste nosso novo acompanhamento. Essas 1457 notícias distribuídas nos 30 dias de abril nos leva a uma média de 48,6 notícias por dia, algo dentro da média dos últimos 4 meses. Será esse o limite do diHiTT?

Algo interessante ocorrido em abril é que as notícias mais votadas trouxeram mais informações e debates entre os 5 primeiros resultados. Será uma mudança do público do diHiTT? Já entre as mais comentadas, as 4 primeiras não estão mais disponíveis no diHiTT, somente a última. Veja abaixo.

Notícias mais votadas

É importante ressaltar que apenas acompanhamos os artigos que estão em popular na capa do site e não na sidebar do diHiTT.

  1. 168 Votos – viagem sustentável
  2. 140 Votos – Epidemia de Ignorância
  3. 133 Votos – A Internet torna o jovem mais inteligente??
  4. 132 Votos – Cientistas descobrem onde a inteligência mora no cérebro
  5. 131 Votos – Feliz Aníversário Maria!

Notícias mais comentadas

É importante ressaltar que apenas acompanhamos os artigos que estão em popular na capa do site e não na sidebar do diHiTT.

  1. 425 Comentários – Bate-Papo Ente Amigos…
  2. 362 Comentários – Bate-Papo Entre Amigos 2…
  3. 283 Comentários – Bate-Papo Entre Amigos 3…
  4. 207 Comentários – Bate-Papo Entre Amigos 4…
  5. 132 Comentários – Bomba! Quem Será o Dono dos 43 Fakes Que Eu Achei?

Principais palavras no título das notícias

  1. amigos
  2. amor
  3. anos
  4. blog
  5. dia
  6. mulher
  7. mulheres
  8. mundo
  9. tempo
  10. vida

Rec6

Com 73 notícias em abril, o Rec6 alcançou menos notícias que em março (90), mas em compensação, obteve um maior número de cliques nessas notícias. Será um sinal de recuperação por parte de participação dos usuários na rede? Interessante notar que os títulos das notícias tiveram uma alta frequência de “downloads”, “baixar”, “filme” e “dvdrip” – Talvez a mudança de conteúdo tenha ocasionado um maior volume de cliques nas notícias. Abaixo, os dados.

Notícias mais clicadas

  1. 633 Clicks – Bakugan na Cartoon Network
  2. 596 Clicks – Robert Pattinson poderá ser Kurt Cobain
  3. 397 Clicks – Baixar Filme Legião Dublado Português; Download
  4. 282 Clicks – Perguntas para Formspring
  5. 161 Clicks – Download Chico Xavier 2010 Filme Gratis, rmvb, dvdrip, avi

Principais palavras no título das notícias

  1. argohost
  2. arteriazine
  3. asp
  4. baixar
  5. download
  6. dvdrip
  7. filme
  8. hospedagem
  9. net
  10. rmvb

Linkk

Registramos mais uma queda no volume total de notícias do LinkK: foram 222 notícias. Março (248) já vinha de uma queda em relação à fevereiro (275). Interessante que a notícia da Vooz sobre o prêmio mundial que o fotógrafo brasileiro ganhou continuou entre as 5 mais votadas de um mês para o outro: em março teve 40 votos, em abril, subiu para 42. Será uma baixa entrada de notícias? Um alto filtro para notícias? Ou outro fator manteve a notícia por ali?

A notícia sobre o tráfego aéreo que em março teve 45 votos (mais do que qualquer notícia em abril) não está mais entre as mais votadas. E os temas continuam diversificados e de porte informativo.

Notícias mais votadas

  1. 42 Votos – Veja foto que deu a fotógrafo brasileiro prêmio mundial
  2. 40 Votos – Os melhores vídeos virais do youtube
  3. 37 Votos – 1 de abril – Grandes mentiras da história universal
  4. 37 Votos – Governo se reúne com empresa de telefonia para discutir internet banda larga
  5. 32 Votos – Parar de comer não emagrece: veja sete mitos de alimentação

Principais palavras no título das notícias

  1. brasil
  2. google
  3. internet
  4. ipad
  5. iphone
  6. mundo
  7. redes
  8. sociais
  9. trailer
  10. windows

Uêba

O Uêba teve, em abril, quase a mesma quantidade de notícias de março (1080), totalizando 1030 notícias ao longo do mês. As notícias sobre imagens diversas continuam figurando entre as mais clicadas na rede, misturadas a outras de temas diversos também. Além de menos notícias, menos cliques também aconteceram, o que pode ser conferido no gráfico mais abaixo neste artigo.

Notícias mais clicadas

O Uêba não trabalha com votos, mas sim cliques de notícias, logo, analisamos as notícias que receberam mais cliques.

  1. 6759 Clicks – Quer assistir ao vivo, na África do Sul, à Copa do Mundo 2010?
  2. 3312 Clicks – Uma reviravolta para melhor na vida da sua empresa.
  3. 3061 Clicks – Imagens Diversas para 31/03/2010
  4. 2696 Clicks – Imagens Diversas para 08/04/2010
  5. 2394 Clicks – Em antecipação ao 1º de Abril!

Principais palavras no título das notícias

  1. arte
  2. brasil
  3. carros
  4. dia
  5. filmes
  6. fotos
  7. futuro
  8. homem
  9. imagens
  10. mundo

Ocioso

Nosso estreante nesta análise sobre as redes de conteúdo chegou quebrando a banca. Dos últimos 3 meses, abril foi o mês com menor volume total de notícias e, ainda assim, foi mais do que o dobro de notícias do diHiTT e mais do que todas as outras 4 redes somadas.

  • Fevereiro: 4.152 notícias
  • Março: 4.212 notícias
  • Abril: 3.882 notícias

E esse alto volume de notícias mensal ainda recebe muitos cliques. A mais clicada em abril chegou a marca de 20.304 cliques. E o que impressiona é que abril é também o mês com menor volume total de cliques desde o começo do ano, sendo em janeiro a pior marca e, ainda assim, é praticamente o dobro do total de abril. Dados nos gráficos abaixo.

No teor das notícias mais clicadas, vemos variações entre jogos, serviços, curiosidades e outros. Nas palavras mais frequentes, filmes, dicas, curiosidades, mostrando uma face descontraída e de entretenimento para a rede de conteúdo.

Notícias mais clicadas

O Ocioso não trabalha com votos, mas sim cliques de notícias, logo, analisamos as notícias que receberam mais cliques.

  1. 20304 Clicks – Saiba a resposta para seus problemas
  2. 12459 Clicks – Veja como transformar radicalmente três pequenas empresas
  3. 12175 Clicks – Desert Operations: Crie seus exércitos, tanques e parte para a guerra virtual em busca de novos territórios.
  4. 11128 Clicks – Hospedagem Windows em ASP e ASP NET de alta qualidade para seu site ou blog!
  5. 10350 Clicks – Vídeo: Como esse cara fez isso?

Principais palavras no título das notícias

  1. cinema
  2. copa
  3. curiosidades
  4. dicas
  5. famosos
  6. filmes
  7. incríveis
  8. mundo
  9. perguntas
  10. visitar

Evolução das Redes Sociais nos Últimos Meses

Com base nos dados dos últimos 4 meses preparamos alguns gráficos para mostrar a evolução das redes monitoradas, observando o número de votos, comentários e no caso do Uêba, Rec6 e Ocioso, os cliques em notícias.

Número de Votos no diHiTT

Número de Comentários no diHiTT

Número de Cliques no Rec6

Número de Votos no Linkk

Número de Cliques no Uêba

Número de Cliques no Ocioso

Conclusões

Por aqui, sempre trazemos o gráfico do Google Trends mostrando a estimativa de volume de visitas nas redes sociais e desta vez não será diferente, mas temos uma novidade: o acompanhamento de subdomínios anunciado recentemente pelo Google permitirá visualizar precisamente o volume de visitas para noticias.via6.com, que é realmente onde acontecem as notícias no site. Vamos ver:

google trends redes brasileiras

Pelo Google Trends for Websites, nem Rec6, nem a área de notícias do Via6 tem expressividade suficiente. Assim, no gráfico abaixo, ambos foram substituídos para testar o Via6 como domínio e o Ocioso:

Google Trends Redes Sociais

O Via6 como um todo, de fato, tem expressividade, somando seus serviços como Indica6, Blog6 e tudo o mais. Curiosamente, o Ocioso com todo esse potencial a mais em volume de notícias e cliques em notícias, acaba tendo menor volume de visitas do que o diHiTT – muito menor.

Não podemos desconsiderar, também, o fato de que o diHiTT tem um modelo bem maior de relacionamento com seus usuários e entre usuários, já que funciona como uma rede social propriamente dita, além de ser um agregador de notícias. O que seria do Ocioso se ele assumisse o mesmo modelo? Difícil prever.

Temos agora o mês de maio pela frente, o qual esperamos crescimento para todas as redes. Além de uma fonte de links e tráfego, elas são, também, fonte de informação. Até a próxima!

Receba Dicas Para Ter Sucesso nas Redes Sociais

Cadastre seu e-mail para receber dicas incríveis para potencializar seus resultados!
Divulgue este artigo

3 Comentários para “Redes Sociais Brasileiras em Abril de 2010”

  1. Paulo Faustino

    Excelente matéria Frank. O estudo mensal desses agregadores é realmente fantástico e uma grande mais-valia para todos os blogueiros e webmasters que conseguirem aproveitar correctamente essas informações a seu favor.

    Achei muito interessante a inclusão do Ocioso, que é de facto um roteador de tráfego muito poderoso e que certamente é uma excelente adição a essa lista de agregadores.

    Abraço
    Paulo Faustino

    Responder
    • Frank Marcel

      Olá Paulo! Divido os créditos com o Felipe que desenvolve a infra-estrutura do artigo. Acrescento que fico muito satisfeito em ver estudos assim também.

      Agradeço a visita e o comentário!

      Responder
  2. Daniel

    Ótima matéria!
    Parabéns!

    Trabalho com a comunicação do Portal CEVIU e isto inclui ações junto a redes sociais. É bom saber estes números e gráficos pois a cada dia novas redes são criadas e algumas que antes eram relevantes tornam-se verdadeiros cemitérios de perfis.

    Belo trabalho.
    Att,
    Daniel

    Responder

Deixar um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>