Facebook Ads – Promova sua Página Pela Rede Social

Facebook Ads

Olá Leitores da Agência Mestre!

Que o Facebook é uma plataforma popular hoje em dia todos nós já sabemos. Também temos conhecimento que é possível explorar páginas e grupos personalizados para uma marca, pensando na concentração de conteúdo para os usuários que acompanham e são fãs destas empresas.

A promoção de um nome dentro desta poderosa rede social não se limita ao “boca-boca”. O botão Curtir é essencial para atrair novos fãs, assim como o compartilhamento nas páginas dos usuários também pode atrair mais volume de usuários. Mas o método convencional de propaganda online não foi esquecido no Facebook. O conhecido pay per click está presente – e recebeu atenção especial dos criadores deste site.

O artigo de hoje mostra como você pode divulgar e promover sua página através de anúncios simples, porém bastante poderosos.

Keyword: Segmentação

A fórmula é igual a do conhecido Links Patrocinados do Google. Separe uma verba diária, injete seu crédito e monte um anúncio bacana para ser veiculado dentro da rede. Se no Google, o campo de atuação é a SERP, no Facebook são as próprias páginas de seu site. Algumas diferenças do chamado Facebook Ads vêm à tona assim que você começa a interagir com a plataforma de criação.

A primeira delas é a possibilidade de se trabalhar com imagens. Os Ads vêm em dois formatos: puramente texto e com uma imagem ilustrativa. Tal recurso possibilita que você tenha um atrativo a mais para que o público-alvo possa ser atingido com mais facilidade. A frase é manjada, mas perfeitamente funcional, já que “uma imagem vale mais que palavras”.

Primeira etapa de criação

A segunda, e talvez mais importante, está na segmentação. A plataforma de anúncios do Facebook parece ter sido moldada em torno deste ponto. Diferente do Adwords, onde você escolhe uma gama de palavras-chave que representarão seus anúncios, o Facebook cerca o público por características.

A segmentação dos Ads do Facebook se dividem em três pontos: Localização, Perfil demográfico e Coisas que você curte / interesses. Quanto mais campos preenchidos, melhor será a precisão do seu anúncio.

Segmente bem seu Facebook Ads

Reparem que, após algumas alterações de segmentação, tentando refinar ainda mais o público que pretendo atingir com meu anúncio, o Facebook automaticamente me mostra uma estimativa. Até onde poderei chegar com aquelas determinações. Ou seja, minhas escolhas vão ser exibidas para um número aproximado de usuários que têm o perfil parecido ou exato com o que escolhi nas configurações:

O Facebook Ads estima o alvo

O processo de pagamento dos Ads é um pouco diferente. Pra começar, ainda não podemos investir com a nossa moeda. O Real não está aberto para uso nas opções do Facebook. Portanto, é necessário pagar em dólares americanos. Na aba de pagamento, também é possível escolher o formato de cobrança: custo por clique ou custo por mil impressões (semelhante ao Google e seus Links Patrocinados). Nessa parte também é escolhido o orçamento diário e o nome da campanha.

Completado todo processo de montagem do anúncio, você é enviado para a página de confirmação, onde revisará tudo que foi criado e configurado. Se você não deseja fazer mais nenhuma alteração, pode então submetê-lo para revisão. Seu Ads será encaminhado para a equipe do Facebook, que fará uma análise de acordo com as diretrizes da rede social, liberando-o para ser veiculado em caso de aprovação.

Promova e Curta

Divulgado nos exatos locais segmentados, é hora de curtir também o conteúdo promovido. O Facebook permite que você dê um sinal positivo para o anúncio em si, ajudando na sua divulgação e fazendo-o ganhar importância.

O ponto chave de se trabalhar com Ads no Facebook é justamente a segmentação. Aproveite a gama de opções para atingir o público-alvo. Trabalhe em torno dele, cerque os usuários de maneira positiva, oferecendo um conteúdo de qualidade e não apenas uma propaganda em si.

Ás vezes, uma promoção, um diferencial, pode mudar todo o quadro e atrair ainda mais usuários para sua página e, consequentemente, para o seu produto, serviço ou marca propriamente dita.

Receba Dicas Para Ter Sucesso nas Redes Sociais

Cadastre seu e-mail para receber dicas incríveis para potencializar seus resultados!
Divulgue este artigo

12 Comentários para “Facebook Ads – Promova sua Página Pela Rede Social”

  1. André Luiz

    Muito bom o artigo, bem didático e objetivo.
    Concordo que o potencial de segmentação do Facebook é fantástico, mas ainda não pude encontrar dados mais específicos sobre a parcela de usuários da rede que costumam “curtir” as coisas.

    Apenas uma dúvida: a definição do CPC, o rankeamento e a exibição do anúncio também são resolvidas entre competidores por bid, como no AdWords?

    Responder
    • Ique Muniz

      Olá André! Valeu pelo comentário.

      O Facebook tem critérios semelhantes ao AdWords na hora de fazer esse ranking, determinar valores e a exibição dos anúncios. Há um CTR, um índice de qualidade (onde o Curtir influencia bastante) e, claro, um valor mais alto.

      Mas tudo é analisado, como vemos no Google.

      Vou preparar mais artigos sobre isso para aprofundar na questão!

      Responder
  2. Alexsandro

    Parece ser muitoo interessante este Facebook Ads, uu cheguei a criar uma campanha uma uma vez mas na hora de pagar eu andei para traz, hehehe

    Responder
  3. alex lima

    Já pensei em usar esta ferramenta, mais fiquei com um pouco de medo de investir, acho que esse e o primeiro artigo Brasuca que fala sobre isso.
    Mesmo com estas dicas legais, acho melhor continuar usando o Google adsense

    Responder
    • Ique Muniz

      Olá Alex!

      Entendo o receio de usar o Ads do Facebook. A plataforma é nova e ainda está sendo desenvolvida aqui no Brasil. A nossa idéia é aprofundar nos conceitos, trazer mais informações pra que esse “medo” deixe de aparecer no pessoal que trabalha na área…

      Responder
  4. Daniel Vitor

    Cara muito bom! Li sobre o assunto a poucas semanas e procurava maiores informações…
    comecei a estudar o facebook visto que o Orkut esta prestes a morrer e o Google seria obrigado a lançar uma nova rede social com metodologia parecida para não perder os usuários. Como isso ainda não acontece e com as mudanças constantes do Orkut as pessoas vem migrando para redes sociais alternativas. Facebook é muito promissor e se o Google “declara” uma guerra a informação contida na rede social quer dizer q com certeza ela tem muito o proporcionar. Ainda não tive tempo de estudar a fundo, mas entender sobre o facebook hoje em dia esta se tornando fundamental, se já não é.

    Responder
  5. rodrigo sampaio

    Tudo bem Ique ?

    Na grande maioria dos nossos clientes, estamos deixando o orkut de lado por ser um canal extremamente caro mesmo usando apenas o formato de texto. O seu custo por conversão normalmente fica três vezes mais caro do que o dos outros sites afiliados e uma duas vezes mais caro do que na rede de pesquisa.

    E sobre o facebook, se tem algo para compartilhar sobre isso ?

    Com essa segmentação diferente da contextualização usado pela google, será que o custo da conversão cai?

    Abraços e parabéns pelo post !

    Responder
    • Ique Muniz

      Nos artigos sobre o assunto lá fora, fala-se que o custo do CPC é mais baixo que o do Google, sem contar a concorrência consideravelmente mais baixa. O complicado é que temos que trabalhar apenas com os dólares, já que não temos a plataforma de Ads oficialmente no Brasil, com opção de investirmos em Real.

      Claro que a conversão será diferenciada, uma vez que os anúncios serão exibidos para um público menor e mais segmentado ainda que nas buscas do Google.

      Mas mesmo assim acredito que é uma boa fazer um teste. O legal é que o Facebook te mostra um número aproximado de pessoas que você vai atingir com o anúncio (como falei no texto). Assim, dá pra saber se vale a pena investir dependendo do retorno de pessoas que verão o Ads

      Responder
  6. livia

    ique, tudo bem? veja se pode me ajudar por favor!

    Criei um anuncio para minha empresa, no facebook, ele aparece corretamente mas não consigo incluir o botãozinho “curtir” no anuncio! Em qual campo eu tenho esta opção, você sabe?

    Não consigo colocar…

    obrigada!

    Responder
    • Ique Muniz

      Oi Livia

      Esse novo formato de anúncio que possui o Like Button e outras opções de análise ainda está em fase de testes. Se não me engano, foi liberado para alguns testers e ainda não está amplamente disponível para uso.

      Acho que em breve poderemos ter novidades quanto a isso!

      Responder
  7. Brunella

    Olá, bom dia

    Estou sempre acompanhando seus artigos. Vêem me ajudando muito a desvendar alguns mistérios do facebook. A minha dúvida é a seguinte: quanto é viável começar investindo? Como os valores estão em dólares, fico meio confusa se é melhor investir em custo por clique ou custo por mil impressões. Qual é a diferença entre as modalidades? E financeiramente falando, qual é o valor médio para se investir em um primeiro anúncio?

    Aguardo sua resposta!!!

    Responder

Deixar um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>