Possibilidades com o Facebook Questions

Lançamento do Facebook Questions

Saudações, amigos da Agência Mestre!

Logo que o ano novo começou, navegando por aí, “descobri” por acaso o novo serviço do Facebook que promete fazer um pouco mais de barulho na Internet. Seguindo os moldes do já conhecido Yahoo! Answers e agora a nova febre Quora, o Facebook está preparando o Questions, novo aplicativo de perguntas e respostas da rede social.

Quem entra no endereço do Facebook Questions nota uma bela descrição do “produto” e um adiantamento do que ele poderá oferecer assim que lançado oficialmente. Também descobre que nós, do Brasil, ainda não temos acesso sequer a um beta test – algo fechado no momento para os norte-americanos.

Home do Facebook Questions

O artigo desta semana vai tratar um pouco desta novidade e já estava na pauta desde que li a primeira vez sobre isto. Acontece que, num primeiro momento, adiei os planos de escrever sobre o Questions por um detalhe: o aplicativo foi anunciado no meio do ano passado!

Pois é, não se trata exatamente de uma grande novidade. O mundo já sabia que o Facebook Questions estava aí, mas, por uma situação que não encontrei explicação, o app não foi desenvolvido na época de seu anúncio oficial.

Não se tem uma justificativa sobre a demora do lançamento. Mas parece que Mark Zuckerberg prepara o aplicativo para estreiar junto com o promissor ano que o seu Facebook deve ter daqui pra frente.

Mais Possibilidade de Conteúdo

O Facebook Questions funciona como os outros sites de Q&A. A diferença é a ligação entre seus amigos. Ao publicar uma pergunta, diretamente seus amigos irão ver seu novo post e podem interagir com você.

Outra opção, além de inserir perguntas, é montar enquetes rápidas, oferecendo possibilidades de respostas para os seus amigos e os demais usuários que eventualmente encontrarem sua publicação.

O aplicativo também permite filtrar as perguntas por categorias. Trata-se de uma boa maneira de localizar exatamente sua dúvida ou até mesmo focar no trabalho das respostas e ser um bom contribuinte para a rede social.

Categorias para o Facebook Questions

Ao inserir o Questions como novo app de seu perfil ou sua fan page, você gera uma nova fonte de conteúdo. Responder aos seus fãs, seus clientes e amigos de uma forma rápida, utilizando uma via ágil como essa, gera uma situação positiva.

Outra forma interessante que poderemos aproveitar o Questions é com as enquetes. Faça pesquisas de opinião com seus usuários. Se relacione com eles para descobrir novas possibilidades para sua empresa.

Enquetes no Facebook Questions

É importante antever tais condições. Ainda que não tenhamos previsões sobre o lançamento dos testes ou do produto oficial aqui para o Brasil, já podemos imaginar o que fazer com ela.

Ranking e Importância

Outra feature do Facebook Questions é a possibilidade de “positivar” ou “negativar” a resposta de cada usuário. Com um ranking positivo, uma pergunta pode parar no topo da lista de uma categoria, bem como a sua resposta, se encaixar melhor na dúvida do usuário, que pode ir para o topo da lista.

Positive ou negative as perguntas e respostas

Algo semelhante ao que ocorre com o Yahoo! Answers e o Quora.

O Facebook Questions também permite que você se inscreva em uma determinada categoria para seguir as perguntas que virão. Algo bom para os especialistas, que podem se manter ativos no aplicativo, oferecendo ajuda e respondendo dúvidas.

Resta saber se existe a possibilidade de deixarmos o link maroto nas respostas =)

Correndo Atrás?

Como dissemos no topo do artigo, o Facebook anunciou e fez o comunicado ainda no meio do ano passado. Muita gente divulgou as features, as características e fez previsões sobre o que poderia ser feito com o Questions.

Mas o aplicativo e a rede social ficaram em silêncio quanto ao lançamento. Enquanto isso, a febre Yahoo! Answers disparava e oferecia boas possibilidades de trabalho para a nossa área do search.

Agora, outro concorrente está no hype e talvez tenha estimulado os testes com o Facebook Questions. O Quora é a bola da vez no quesito perguntas e respostas. E uma curiosidade: o sistema foi criado por dois ex-funcionários do Facebook.

Bastante elogiado pela crítica especializada norte-americana, o Quora hoje tem crédito e parece substituir pouco a pouco o Yahoo! Respostas. Estaria o Facebook de olho na movimentação do concorrente, decidindo agilizar o processo de lançamento do Questions?

De qualquer forma, é bom ficar atento ao lançamento dos testes do Facebook Questions. Trata-se de uma grande possibilidade de interação e conteúdo que a rede social está próxima de anunciar.

Receba Dicas Para Ter Sucesso nas Redes Sociais

Cadastre seu e-mail para receber dicas incríveis para potencializar seus resultados!
Divulgue este artigo

8 Comentários para “Possibilidades com o Facebook Questions”

  1. Lucas

    Interessante, pode até servir como um feedback!
    Como outras ferramentas que já existem, mas o lance é que é do facebook, uma marca da moda!
    Ou não?

    Responder
  2. Fábio Santos

    Obrigado pelo artigo, Ique.
    Gostaria de sugerir um artigo sobre o Places.
    Você sabe quando ele chega pra nós aqui no Brasil?
    Abraço.

    Responder
  3. ana-martins

    Muito legal, quero que chegue logo aqui no Brasil!
    Posso fazer um momento pedinte? Queria um convite pro Quora, alguém? Bueller?

    :D :D

    Responder
  4. monica

    Ique. Estou com uns problemas no Facebook. Criei uma Fan page mas não consigo inserir o endereço do site. Depois que digito a url abre uma página em branco. Não consigo fazer isso em lugar nenhum das informações. Outra coisa: não acho o aplicativo “críticas”. Por fim, o aplicativo “perguntas” na fan page está localizado no compartilhar; tem como colocar na coluna abaixo da foto? Obrigada.

    Responder
    • Ique Muniz

      Olá, Monica.

      Vamos por partes:

      Que url você quer inserir? E onde? Poderia especificar?

      Aplicativo “Críticas”? Não reconheço..

      Por fim, o Perguntas só pode mesmo ficar ali naquele ponto abaixo do status pessoal. É uma colocação do próprio Facebook!

      Responder

Deixar um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>