Por que Divulgar seu Conteúdo

Divulgar conteúdo é sempre interessante pois trás tráfego, visibilidade e vendas para o seu site. No caso de você ser um blogueiro então a divulgação de conteúdo é algo fundamental, quanto mais você divulgar o seu conteúdo mais leitores e assinantes você conseguirá. Mas e do ponto de vista do SEO, divulgar é interessante ? A resposta é sim, pois divulgando o seu site além de todas as vantagens acima você ainda torna o seu site mais facil de encontrar ( já que você gera links externos ) e relevante para os crawlers.

Digg, Del.ici.ous., Flickr e algumas outras social medias famosas

Divulgando em Social Medias

Social Medias, aqueles sites onde você envia o seu conteúdo para que ele seja encontrado por outros usuários é o metodo ideal de divulgação de conteúdo. Sistemas de Social Media tem os seguintes beneficios:

  • Tem uma visitação média razoável e essa visitação está crescendo mais a cada dia
  • É um método válido para você criar links externos para o seu site
  • Uma vez enviado seu conteúdo, ele ficará registrado e a disposição para ser sempre encontrado

Divulgando através de outros sites

Outro método que pode ser usado para divulgar o seu conteúdo é através de outros sites. No entanto ao divulgar um conteúdo seu em outros sites, há alguns cuidados básicos que devem ser tomados:

  • Nunca coloque o seu texto ou conteúdo integralmente em outro site, além de ser uma fonte para gerar conteúdo duplicado, isso não faz sentido, pois se está tudo lá para que visitar o seu dominio.
  • Peça para o desenvolvedor do site onde você vai divulgar para colocar o atributo nofollow no link que vai dar na seção onde está o trecho do seu texto, assim os crawlers não vão seguir aquele link e você evita a geração de conteúdo duplicado.
  • Procure escrever em outros sites sempre um trecho de texto diferente do seu do seu conteúdo original, pois assim você evita por antecipação alguns dos problemas acima

Clonadores de Conteúdo

Como tudo tem o seu lado ruim, um dos malefícios de se divulgar o seu conteúdo é que assim você aumenta a chance de ele ser clonado, ou seja, de alguém pegar o que você produziu e colocar em um site alheio sem o seu concentimento. Há algumas coisas que podem ser feitas neste caso:

  • Entre em contato com este site que fez a clonagem e peça para que ele ou retire o seu conteúdo, ou então coloque um link apontando para o seu domínio com os créditos.
  • Se possivel peça para o plagiador editar o link que aponta para a página que contém o seu conteúdo com um link nofollow
  • Caso ele não queira colaborar denuncie-o

Receba Dicas Para Ter Sucesso nas Redes Sociais

Cadastre seu e-mail para receber dicas incríveis para potencializar seus resultados!
Divulgue este artigo

10 Comentários para “Por que Divulgar seu Conteúdo”

  1. Diego Soares

    Fala Luis, tudo bem?

    Tenho que concordar com o comentário anterior, as redes sociais são eficientes, mas ainda não existe um ferramenta capaz de enviar o conteúdo para todas essas redes, sem esquecer do conteúdo duplicado, em breve eu publicarei esta ferramenta para todos.

    Abraços!

    Responder
  2. Rodrigo Guedes Barboza

    Neste último final de semana eu descobri acidentalmente um site estrangeiro que tinha clonado o conteúdo na íntegra de pelo menos 1 post do meu blog (escrito todo em português, exceto pelos scams que eu divulgo para alertar a galera). Eu desconfiei que tinha coisa errada e botei meu link nos comentários. Algo do tipo “se você se interessou e quer acessar o site original clique no link abaixo”. Fiz bem?

    Responder
    • Frank Marcel

      Olha Rodrigo, quando eu encontro conteúdo copiado, eu verifico se a fonte do artigo está mencionada, caso não esteja, procuro entrar em contato e pedir que a fonte seja citada – peço que o link para o original seja colocado.

      Mas site estrangeiro copiando conteúdo não deve ser problema, provavelmente o Google já o vê como copiador de conteúdo e não o valoriza.

      Responder
  3. Rodrigo Guedes Barboza

    Ele não citava a fonte. Apenas copiou e colou. Por sinal ficou muito estranho um post em português no meio de um site que só tinha coisa em inglês (pelo menos até onde eu vi). Espero que o Google veja mesmo ele como copiador de conteúdo…

    Responder
    • Frank Marcel

      Faça uma busca no Google utilizando o título do seu artigo e veja se este site aparece nos resultados, ou se aparece antes do seu site.

      Responder
  4. Rodrigo Guedes Barboza

    Frank, achei. O post original é este:

    http://rodrigoguedes.wordpress.com/2009/11/23/racista-ou-nao/

    A cópia é esta:

    http://www.internetsatire.com/humor/racista-ou-nao/

    Procurei pelo Título no Google e só achei o clone. Usei O Google Position Checker Tool do site Search Engine Genie (procurando nas 1000 primeiras posições, com o título como palavra chave) e o clone ficou em 21º, enquanto que meu post original nem sequer aparecia na lista! Será que o Google está considerando que o meu é a cópia?!?

    P.S.: O site não postou minha resposta onde cito o site original. Está claro que é plágio mesmo! O que é que eu faço?

    Responder
      • Rodrigo Guedes Barboza

        Acho que minha única opção é lutar por links para meu post porque no site não tem nenhuma forma para entrar em contato. Aliás, pelo que andei pesquisando parece que este é um daqueles sites que vivem de copiar o conteúdo alheio.

        Responder
  5. Maskarade

    Muitos dizem que o conteudo é rei, chegando até mesmo a afirmar que somente investindo em conteúdo de alta qualidade um site pode ter seu posicionamento na web alavancado de maneira violenta. Mas conteúdo sozinho é apenas o fim do seu objetivo de posicionar melhor uma pagina na web. O granjde segredo esta nessa distribuiçao na maneira como sua distribuiçao impactará na localizaçao de seu conteudo. Costumo dizer é 90% com foco em conteudo e 1000% em distribuiçao, conteudo de qualidade + bem distribuido = links de qualidade voltando + consideraçao melhor para a relevancia de sua pagina por parte das search engines.

    Adoro o trabalho de voces, pois serão a SEOMoz Brasil no futuro

    Responder

Deixar um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>