Pagemodo: Solução para Criação de Fan Pages

Faça boas fan pages com o Pagemodo

Olá, amigos da Agência Mestre!

A questão de aplicativos para Facebook está mesmo em pauta recentemente. Nosso artigo da semana passada, relatando top apps para Fan Pages, recebeu grande repercussão e quero agradecer a todos pelo feedback. Aos poucos vou esclarecendo dúvidas e procurando soluções para todos que usam o Facebook no trabalho diário da publicidade de uma marca ou da própria empresa que trabalha.

Um dos pontos que sempre defendi nesta coluna foi a colocação de, ao menos, uma aba com FBML ou iFrame, aquela que servirá de boas vindas aos usuários. Esta “welcome tab” é de grande valia, pois dá uma sensação de personalização e cuidado com o fã, afinal estamos colocando diante dele uma página customizada, própria, com um conteúdo que pode apresentar a empresa ou oferecer algo diferenciado.

Para montar este tipo de página é preciso conhecimento individual de algumas ferramentas e linguagens. Programação, design e os programas que envolvem estes conceitos são fundamentais para gerar uma boa aba. Caso isso não seja possível, é preciso contar com profissionais destas áreas, instruindo-os com o que você pretende criar. Nem sempre, também, acontece de você ter uma equipe deste tipo à disposição.

Não demorou para que aplicativos e serviços surgissem para ajudar os usuários na criação de uma página dentro da Fan Page. Cada vez mais práticas e de simples utilização, as ferramentas oferecem opções e resultam em abas interessantes, resolvendo o problema da “welcome tab”.

Apresento a vocês uma solução rápida, prática e eficiente neste processo: o Pagemodo. Este criador de páginas oferece diversas saídas para você que deseja criar uma fan page de forma simples. Assim como um criador de website, o Pagemodo te dá modelos prontos de páginas para você escolher e, posteriormente, customizar cada canto da mesma com fotos, textos e até vídeo.

A ferramenta é bem simples, mas ainda sim passarei um breve guia para o uso.

O Funcionamento do Pagemodo

Primeiramente, é preciso logar ou criar uma conta no site. Como opção, você pode usar seu próprio acesso do Facebook. Ao logar, você estará diante de uma página de administração, como a de um blog. Aí é só navegar nas funcionalidades para começar a criar sua página.

Tela inicial de trabalho com o Pagemodo

Vá ao botão de adicionar nova página.

É a hora de escolher seu template favorito. O Pagemodo oferece diversas opções de visual, separadas por categoria. Há a opção de uma página com imagens e textos, simples, ou com espaço para embed de um vídeo qualquer. Existe ainda uma opção para loja, com listagem de produtos, e outras três com bloqueio por like, ou seja, o usuário precisar curtir sua página para ver o conteúdo.

Templates de Pagemodo a sua escolha

Template escolhido, vem a parte mais bacana: customizar a página.

Você será direcionado a uma etapa simples, que resume bem a ferramenta. As imagens e os textos estão separados em colunas e, ao passar o mouse sobre elas, são destacadas no exemplo à direita. Ao passo que você altera cada parte, o exemplo vai sendo montado para uma visualização prévia. Um efeito bem legal.

Trabalho de montagem do template escolhido

A princípio, não se preocupe com o tamanho das imagens. A ferramenta tem uma área de ajuste às dimensões do espaço do template e, ao escolher um arquivo, você poderá aumentar/diminuir o zoom e o tamanho para encaixar corretamente nos campos.

Quanto ao texto, existe a opção de escolher fonte, tamanho e cor. Também é possível realizar a linkagem, mas, na configuração que testei, não existe a possibilidade de selecionarmos uma determinada palavra para colocar um link. Portanto, apenas o título e/ou toda caixa de descrição são passíveis de link.

Visitem a Fan Page da Agência Mestre para conferir o que fiz no Pagemodo como teste de welcome tab.

Planos e Opções

Vocês chegaram até aqui bastante animados com as possibilidades, não? Pois, infelizmente informo-lhes agora que o Pagemodo possui uma área paga, que oferece mais condição e opção para você criar e incrementar sua fan page.

Claro que é possível criar a aba gratuita, como foi a do exemplo da Agência Mestre. Mas para isso você terá que cumprir a exigência de curtir a página do Pagemodo no Facebook e, além disso, “conviver” com o footer dando destaque para a ferramenta e a grafia no topo da aba “powered by Pagemodo”.

A última limitação é a criação de apenas uma aba com a ferramenta, ou seja, se você desejar colocar mais abas customizáveis, terá que mudar de plano. Entre as alternativas dadas estão planos com a criação de três, oito e até 15 páginas utilizando a ferramenta. Os detalhes estão no menu corresponde aos planos no site.

Vale a Pena

Apesar deste investimento (considerado pequeno, olhando os valores), o Pagemodo é sim uma grande saída. Claro que há uma fatia de leitores que conhece a técnica de criação de páginas ou possui colegas que possam desempenhar a tarefa de criação, mas sei que há muitos que enfrentam problemas neste sentido e, por isso, o Pagemodo é uma grande solução.

Faça um teste com a aba free, veja como você terá mais opções se escolher um plano. Se você for uma agência com diversos clientes, com certeza terá que optar por um para ter mais páginas à disposição. E em caso de qualquer dúvida, basta deixar um alô nos comentários.

Um abraço e até a próxima!

Receba Dicas Para Ter Sucesso nas Redes Sociais

Cadastre seu e-mail para receber dicas incríveis para potencializar seus resultados!
Divulgue este artigo

37 Comentários para “Pagemodo: Solução para Criação de Fan Pages”

  1. Lilian Vasconcelos

    Olá tudo bem?

    Como eu faço para esta tab ficar aparecendo na primeira tela do facebook?

    Como é na Fan Page de vocês… quando a gente entra na página da mestre seo do facebook, esta é a primeira tab que aparece…

    Onde é esta configuração?

    Responder
    • Ique Muniz

      Ola, Lilian!

      Basta ir nas configurações de edição da fan page. A primeira tela já te dá uma opção para definir qual a aba padrão que será aberta. Só escolher a do aplicativo!

      Responder
      • aurea

        Comigo aconteceu o seguinte: eu administrava duas páginas, e em uma delas não aparece a opção de landing page, nesta mesma aba de configuração da fp. E com isso não consegui configurar corretamente. E na outra fp, normal, consegui configurar tranquilamente. Vai entender…

        Responder
        • Lilian Vasconcelos

          Obrigada Aurea e Ique.

          A minha Fan Page também está sem esta opção. Mas mesmo assim a tab welcome está sendo muito válida ;)

          Responder
  2. aurea

    Eu já conhecia, e tem sim uns layouts bacanas. Embora dê um certo trabalho, ainda prefiro criar na unha, até mesmo pra ficar mais pessoal. Mas que o serviço dá uma mão na roda ah, dá! rsrs

    Responder
    • Ique Muniz

      De fato, Aurea. Essa é a idéia com o artigo. Muita gente não tem a manha de fazer na unha como você, por isso o app ajuda! :)

      Responder
  3. Leandro Cabral

    Não consigo colocar na pagina inicial no facebook
    Gostaria de mais explicações

    Abraços

    Responder
    • Ique Muniz

      Leandro, basta editar a página e na primeira página que aparece dentro da Edição, você escolhe a aba de Welcome (do Pagemodo) como padrão na opção: “Aba padrão de entrada da página:”

      Responder
  4. Fabiana

    Eu marquei o aplicativo para aparecer como aba padrão de entrada de página, porém ele não está sendo exibido na entrada, ainda continua aparecendo o mural..

    Responder
    • Ique Muniz

      Fabiana,

      você sendo admin da página sempre verá o Mural como primeira página. Faça a alteração e peça para alguém de fora olhar a sua fan page pra você. Como administrador, você não vê com os mesmos olhos que o restante do pessoal!

      Responder
  5. Rodrigo

    Boa tarde Ique, segui sua explicacao sobre como colocar o pagemodo como pagina inicial e ainda nao estou conseguindo. poderia me ajudar? muito obrigado

    Responder
  6. Fernando Pinho

    Alguém pode me tirar uma dúvida?

    Se eu assinar o pacote mensal, vender as páginas personalizadas aos meus clientes e depois de alguns meses decidir cancelar a assinatura na Pagemodo, estas páginas irão parar de funcionar?

    Responder
  7. Leonardo Lisboa

    Poderiam me ajudar?
    Como faço pra inserir comentários e possibilitar curtir os comentários da minha fan page?

    Responder
    • Ique Muniz

      Comentar na sua fan page? As pessoas fazem isso através do Mural.

      Se você quiser colocar isso numa aba personalizada, precisa programar uma página e usar aplicativos como Static HTML para publicá-la. Aí dentro da programação você insere os códigos que ativam o curtir e os comentários do Facebook junto desta página

      Responder
  8. Sergio Yoshio

    Olá Ique, muito bacana este aplicativo…
    Estou começando a mexer um pouco na minha fan page, tenho uma duvida:

    Na fan page da Agência Mestre, como foi inserido a esquerda as opçoes de :

    Ustream Live,?
    Contact?

    é um app para cada caso? Ou consigo isso no Pagemodo?
    Na verdade gostaria de inserir paginas de receitas, videos e fotos… na minha fan page.

    Muito obrigado!
    Sergio

    Responder
    • Ique Muniz

      Todos esses que você citou e mais alguns são aplicativos separados que podem ser instalados em qualquer fan page. No seu caso, fotos já existe, só procurar ali (vem por padrão em qualquer fan page). Quanto a página de receitas e videos, existem apps pra isso. Vídeos o Facebook também permite subir.

      Responder
  9. Lilian

    Olá…. Estou tentando seguir os passos acima, mas quando clico para logar na conta da minha Fan Page, o site traz a seguinte mensagem: We are sorry but you can’t create an account on this version of Pagemodo anymore, please go to http://www.pagemodo.com instead

    Será que a versão free não está mais disponivel? Voces sugerem algum outro site free?

    Mto obrigadaaa

    Responder
    • Ique Muniz

      Oi, Lilian

      Testei aqui e estou usando numa boa! Coloquei uma fan page para instalar um template e entrei nos passos normalmente. Você já tinha uma pagina instala nesta sua fan page via Pagemodo?

      Responder
  10. André Gomes

    Não consigo colocar a versão free no meu site. O pagemodo não deixa. Pede cartão de crédito.
    Não consigo finalizar. O botão de grátis fica desabilitado. Alguém pode me ajudar?

    Responder
    • Cleber

      Eu também estou tendo esse problema,André. Pede pra curtir a página deles antes de usar a conta free. Só que o botão “publish” só ,fica cinza e não libera nem a pau!!!

      Responder
      • André Gomes

        Cleber.

        Eu consegui fazer. Você deve desabilitar o pagamodo do facebook. Começe tudo do 0. Entre em sua página, procure o aplicativo do pagamodo. Clique em aceitar depois faça todo o processo. Veja se você realmente está tentando colocar o pagamodo na página e não no perfil.

        Qualquer dúvida. Só falar.

        Att,

        André.

        Responder
        • Cleber

          Olá André.

          Valeu pela dica que me foi muito útil, conseguí fazer. Muito obrigado meu camarada!!!

          Responder
        • Daniela

          Olá
          Mesmo fazendo isto (desabilitando o aplicativo na minha página, reiniciando o processo de montagem do template, curtindo novamente no Facebook), o botão de publicar não fica habilitado. Afff, será que você poderia salvar os “tontinhos” feito eu e fazer um Passo a Passo ? Será que a versão que estou usando (não é a beta) tem algum problema ? Já troquei navegador, e nada… :-(

          Responder
  11. Fulvio

    Bom dia,

    O Pagemode (versão paga) permite nao fazer propaganda dele na fan ?

    Abraços

    Responder
      • Ludmylla

        Não to vendo nem o botão curtir da pagina deles! pode mandar o link da página que temos que curtir??

        Responder
  12. Pedro Fogaça

    Gostaria de parabenizar o site, na minha opinião é o melhor em assuntos ligados ao Facebook, venho trabalhado aos poucos na minha página e sempre que preciso de algo, aqui encontro de tudo. Parabéns por mais este tuto.
    Abraços!

    Responder
  13. Anapaula

    Aprendo muito com as suas dicas. Li a postagem sobre o Pagemodo, e fiquei com uma dúvida. Quero migrar um perfil para fanpage e personalizá-lo com o Pagemodo. O que é necessário fazer primeiro: migrar para fanpage no Facebook ou criar primeiro a página personalizada no Pagemodo?

    Obrigada.

    Responder
  14. vanderlei nunes

    Apenas uma pergunta , esse pagemodo expira na versão free depois de algum tempo , obrigando as pessoas passarem para a versão paga??

    Responder
  15. Adriana

    Olá Ique, veja se pode me ajudar.
    Eu utilizei o pagemodo, assinei o pró pra garantir que o conteúdo da minha fan page se fosse liberado pra quem curte. Quando terminei fui em gerenciamento de permissões para tornar a aba padrão.
    Mas verifiquei que não tenho esse config na minha página.
    o que devo fazer?
    P.S.: Caramba vou pagar por algo que não vou usar!

    Responder
  16. patricia

    Estou com o mesmo problema, mas fiz o gratis, ficou lindo o welcome, só que nao aparece no mural. de que adianta entao.. aparecer numa pasta tipo fotos??? welcome é para aparecer uma foto enorme quando entra na pagina. O facebook mudou e depois de março – timeline – nao tem como mais colocar se nao for os anúncios pagos do facebook???? chato isso.. e agora? quem poderá nos defender?

    Responder
  17. Afrânio

    Olá, É possível usar este aplicativo para uma aba grátis e ao mesmo tempo usar o static html para fazer outras?

    Responder
  18. Mayara

    Posso assinar o Pagemodo apenas para criar a Fan Page?

    Ou terei de contratar o serviço “pra sempre”? rs

    Responder
  19. fabiana

    criei uma aba agora, mas nao aparece nem de face de outras pessoas? como faço para aparecer primeiro? nao tem essa opção de escolher a aba?

    Responder
  20. ezequiel

    por que que eu crio uma capa para o face e só erro quando vou publica-la ?? Se alguém puder me ajudar eu vos agradeço .

    Responder

Deixar um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>