Novo Facebook Insights está Disponível

Novo Facebook Insights disponível

Olá, amigos da Agência Mestre!

Sei que muitos de vocês já devem estar sabendo (e até utilizando), mas agora é pra valer: o Facebook está soltando o novo Insights para todas as fan pages.

Depois de ter instalado a nova métrica “Estão Falando Sobre Isso”, surgiu a notícia de mais reformulações no Facebook Insights, o sistema que mede os acessos e disponibiliza dados para os usuários. No entanto, poucos haviam sido premiados com a mudança.

Nós mesmos, aqui da Agência Mestre, não conseguimos visualizar a ferramenta atualizada. Algumas pessoas, como a Aline Couto, disseram que era possível habilitar o novo Insights com algumas alterações internas (developers), mas, de uma semana pra cá, a feature foi disponibilizada.

Pensando nisso, decidi escrever um artigo apontando algumas alterações e trazendo para vocês fontes para aprender melhor como utilizar a ferramenta de métricas.

Mudanças Interessantes

Uma das inserções bacanas para observamos neste novo Insights é o número de Amigos de Fãs. Colocada na visão geral dos dados, a informação pode nos trazer uma real noção de alcance que teremos com as postagens mais eficientes em nossa fan page.

Basicamente, o Facebook pega todos os usuários que são fãs de sua página e faz um simples somatório, dando o alcance esperado caso uma ação obtenha 100% de êxito. Quanto mais fãs, maior o alcance de amigos que teremos.

Amigos dão alcance aproximado

O Facebook decidiu separar algumas métricas em subcategorias, que são vistas numa espécie de menu que é aberto abaixo do botão do Insights. O link, aliás, agora foi colocado junto aos demais itens da fan page, à esquerda da tela e abaixo da foto de apresentação.

Estes submenus estão divididos em:

  • Curtir
  • Alcance
  • Falando sobre isso
  • Check-ins

O Que Tirar de Idéia?

Algumas coisas podem ser notadas usando essas pequenas alterações do Facebook Insights. Trago aqui para vocês dois pontos:

Frequência pode dar resposta

Este é o primeiro. Essas bolinhas roxas postadas ao final do gráfico geral representam a quantidade de posts que você realizou na sua página num determinado dia.

Fazendo a comparação com os pontos acima, de outras cores, dá pra tirar uma noção de qual a maneira que funciona melhor para alcance e Pessoas falando sobre.

Traduzindo para um exemplo prático, as vezes postando duas vezes no dia pode aumentar as estatísticas e, com isso, defino que passarei a publicar sempre nesta quantidade.

O outro ponto é parecido e está abaixo do gráfico:

Encontre o tipo que mais funciona

Assim como no antigo Insights, você tem a listagem das postagens que realizou na sua fan page e o desempenho individual de cada uma conforme o tempo estimado.

Além das novas métricas (alcance, viralidade…), é possível visualizar agora qual foi o tipo de publicação realizada: vídeo, foto, link, postagem, etc.

Desta forma, a dica é observar qual o tipo que funcionou melhor com seu público. Com a estatística, você pode criar mais conteúdo no estilo daquele que funcionou melhor com os seus fãs.

Fontes Válidas

O Facebook realizou um grande trabalho ao montar todo um curso online para os usuários. Com imagens, vídeos e áudio, você poderá navegar por todos os setores do Insights, aprendendo cada detalhe:

Curso para o novo Insights

Basta entrar no link Learn Page Insights para assisti-lo.

Outra dica é acompanhar o artigo da Escola Freelancer, do amigo Luciano Larrossa, de Portugal. Ele, que participou de um MestreCast, reuniu boas dicas e também falou das mudanças da ferramenta do Facebook.

É bem provável que, cada vez mais, surjam artigos para acompanharmos as mudanças do Insights e melhores modos de utilizá-lo para tentar acompanhar dados das fan pages.

Mesmo com essas alterações, acho ainda uma plataforma pobre de dados. Existem diversas ferramentas já montadas em cima da Graph API do Facebook que oferecem mais dados e mais alternativas para os donos de páginas. Pretendo, em breve, trazer algumas comparações e sugestões para todos vocês.

Um abraço!

Receba Dicas Para Ter Sucesso nas Redes Sociais

Cadastre seu e-mail para receber dicas incríveis para potencializar seus resultados!
Divulgue este artigo

9 Comentários para “Novo Facebook Insights está Disponível”

  1. Quim Alcantara

    Estou usando o Insights novo há +-15 dias, o maior defeito é a demora para aparecerem as informações. Somente 2 dias após uma publicação é que ela aparece no gráfico – o que dificulta a questão de ajustar o conteúdo de acordo com o que funcionou ou não.
    Além disso, tem muita coisa pra melhorar ainda para auxiliar de verdade nas criações de anúncios. Por enquanto, precisa de muito chute e adivinhação…
    O bom é que o link de acesso ao Insights agora fica na própria página que você quer acompanhar, logo abaixo do ‘atividade de amigos’.
    Vamos aguardar mais mudanças!
    Abs, Quim Alcantara

    Responder
  2. Gabriela

    Olá Ique,
    Nas páginas das contas que eu administro, o insights não atualizou…
    Mas de qualquer forma muito boas as mudanças, eu estava procurando algo que mostrasse o alcance e como não achava, tinha que ficar fazendo contas malucas…

    Beijos
    Gabriela

    Responder
    • Ique Muniz

      Oi Gabriela!
      Deve atualizar em breve.

      Uma dica que eu te dou, e serve pra todo mundo que quer ver novas mudanças do Facebook, é ir lá nas configurações e alterar a língua para Inglês. Eu não tinha aquele Ticker, acima do chat, quando fiz isso automaticamente apareceu a funcionalidade pra mim, além de outras mudanças no Mural.

      Acho que o mesmo pode valer para o Insights. O mais curioso é que de um dia pro outro, meu Facebook voltou para Português e todas as funcionalidades estavam mantidas

      Responder
  3. Milton Ramos

    Olá Ique,

    Ficou muito bom, mas mesmo depois dessas grandes mudanças, ainda persiste aquela antiga chateação, o Facebook continua enviando aquele montão de emails para avisar sobre atividades na conta que somente conseguimos evitar (parcialmente) com a configuração das notificações.

    Abraços,

    Responder

Deixar um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>