Mídias Sociais e Empresas: Uma Relação de Sucesso

midias-sociais-empresariais

Importantes ferramentas para quem atua em qualquer área relacionada à web atualmente, as mídias sociais têm sido cruciais para as empresas e todo seu processo de divulgação de marcas e produtos. Prova de todo esse processo são as grandes mídias  existentes como o Twitter, o Orkut e o Facebook.

Embora cada empresa faça sua estratégia em mídias sociais como bem entende, sabemos que nossa área exige uma alta capacidade de planejamento e organização e com as mídias sociais não poderia ser diferente. Pensando nisso, disponibilizarei quatro dicas essenciais para estabelecer uma forte relação entre as mídias sociais e sua empresa.

1. Atinja seu Público-Alvo

Como todos sabem, as mídias sociais estão repletas de grupos de pessoas interligadas. Isso já facilita e muito encontrar pessoas que possuam possível interesse em seu produto.

O desafio atual é o de  encontrar essas pessoas. Afinal, cada mídia social funciona de uma maneira.

  • O Twitter disponibiliza o Search Twitter. Uma espécie de Search Engine do Twitter, ele acompanha os tweets mais recentes relacionados a uma determinada palavra ou usuário. Isso possibilita uma área muito grande de atuação, pois,  além de monitorar o que falam recentemente de seu produto, ainda traz a possibilidade de se acompanhar certos perfis de usuários que de algum modo estão relacionados à sua campanha de divulgação.
  • O Orkut e o Facebook disponibilizam vários fóruns (também conhecidos como comunidades) sobre assuntos diversos. Criar uma conta de sua empresa nestas mídias e criar fóruns sobre seu produto  pode atrair diversos usuários e suas  opiniões até o seu conhecimento.

Manter uma constante monitoração de quem se associa e o que falam sobre seu produto e trabalhar em cima destas opiniões e usuários é fundamental para seu sucesso.

2. Monitorando suas mídias

Manter-se informado sobre o que dizem de seu produto, e se possível,  responder a todos os elogios, críticas e opiniões já é uma ótima maneira de monitorar os usuários. Porém, existem algumas ferramentas que facilitarão essa monitoração:

  • Mais uma vez, você pode usar Search do Twitter para manter o olho em todas as conversações em curso no mundo do Twitter que se relacionam com o seu produto.
  • Para o monitoramento geral de sites, notícias e blogs use o Google Alerts para o seu produto. Ele monitora as principais palavras-chaves relacionadas, acompanhando seus  desempenhos.
  • Para acompanhar especificamente o que dizem os blogueiros, você pode usar o Technorati ou Google Blog Search. Ambos podem ajudá-lo a monitorar o que os eles estão dizendo sobre seu produto.
  • Uma ferramenta interessante para se fazer essa monitoração em mídias sociais é o Trackur. Uma ferramenta que permite a monitoração de tudo o que dizem sobre seu produto na web, de modo simples e rápido. Apesar de ser um serviço pago, o retorno deste investimento, dependendo de sua estratégia pode ser muito positivo para sua empresa.

Essa monitoração é muito importante, principalmente quando ocorrem críticas sobre o seu produto. Saber controlar, reparar e responder essas críticas a tempo é importante para evitar prejuízos maiores.  Utilize as mídias sociais com inteligência, a exemplo da Dell, Starbucks e Comcast, que utilizam o Twitter como veículo de promoção de seus produtos e de atendimento aos seus clientes.

3. Saiba Utilizar bem as Promoções

Promoções em mídias sociais podem se tornar um grande hype se passadas aos contatos corretos. Saber por onde começar a divulgar suas promoções é o caminho. Não se esqueça de que se o usuário simpatiza com seu produto, não será problema para ele divulgá-la.

Como exemplo básico disso, temos a função RT do Twitter. Envie uma mensagem sobre determinada promoção e faça  a análise. A maioria de seus seguidores enviará um RT sobre o que foi dito sobre o seu produto.

Logicamente, uma promoção bem estruturada e criativa chamará mais atenção de seu seguidor, o que facilitará a propagação da mesma através da rede.

4. SEO

Fator que não pode ser deixado de lado, o SEO, tem grande relação com as mídias sociais. Afinal, as mesmas são grandes fornecedoras de tráfego. Claramente, nem sempre irão gerar o tipo de tráfego que irá converter em vendas, mas farão aumentar a agitação, reconhecimento e autoridade para o seu site. Podemos citar vários fatores:

  • Possibilitam atrair um público alvo, que frequenta um outro site mais relevante e visível, atraindo então, visitas de qualidade e altamente relacionadas ao conteúdo disponibilizado;
  • Permitem a ampliação de seu conteúdo ao analisar o comportamento do seu público alvo. Levando ao aperfeiçoamento de seu produto, atraindo cada vez mais tráfego de qualidade e logicamente bons links apontando para seu site;
  • Promove o fornecimento de conteúdo diferenciado e relevante para determinados grupos de pessoas, não sendo necessariamente um conteúdo relacionado ao qual você trabalha;
  • A construção e o reconhecimento trabalhados na  marca e conteúdo criam links naturais, autoridade e credibilidade para seu site em qualquer assunto relacionado a seu produto.

Mídias Sociais também são ótimas maneiras para se obter links para o seu site. Como uma página é promovida por várias pessoas, redes diferentes estarão ligadas a ela. Estas ligações incluem tweets, comunidades do Orkut e até links em blogs. Todas estas ligações podem ajudar a melhorar a autoridade do seu site e elevar a classificação nos resultados de pesquisa.

Conclusão

Independentemente de como é feita sua estratégia de marketing nas mídias sociais, cada empresa tem grandes possibilidades para aproveitar nestas ferramentas. E a melhor forma de começar essa estratégia é seguindo alguns passos:

  • Tenha um blog em seu site. É através dele que o conteúdo será gerado e consequentemente divulgado nas mídias sociais. Gerando assim uma grande interação entre seus clientes;
  • Possuir uma conta no Twitter vai lhe dar um lugar para interagir com seu público e também promover os artigos do seu blog e de outras fontes que você achar interessante. É importante, porém, que não divulgue apenas seu conteúdo. Mostre que você faz parte da comunidade;
  • Criar uma página de fãs no Facebook, principalmente se você trabalha com vendas internacionais. O Facebook não tem muita força no Brasil, porém, nos EUA é a rede mais acessada;
  • Utilizar páginas de perfil em mídias como StumbleUpon, Digg e Delicious lhe dará um lugar para criar links para seu conteúdo. Certifique-se também de criar links para seu site em seu perfil.

Esses são alguns passos básicos a se seguir, porém, não é só.As mídias sociais são um vasto campo para os usuários trabalharem suas marcas. Não se prenda ao básico, análise, estude e veja qual o melhor caminho para o seu sucesso. Aproveite tudo o que essa importante relação tem a oferecer.

Receba Dicas Para Ter Sucesso nas Redes Sociais

Cadastre seu e-mail para receber dicas incríveis para potencializar seus resultados!
Divulgue este artigo

5 Comentários para “Mídias Sociais e Empresas: Uma Relação de Sucesso”

  1. Fábio Santos

    Demais o artigo! Parabéns e obrigado. Senti que estamos no caminho certo.

    Gostaria de sugerir um excelênte cliente para monitorar marcas, termos, eventos e produtos no twitter: O twazzup. Muito bom! http://www.twazzup.com.

    Abraço

    @fabiosan

    Responder

Deixar um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>