Métricas Interessantes para o Facebook Insights

Insights para Facebook com métricas interessantes

Olá, amigos da Agência Mestre!

Quem tem costume de ouvir nosso programa de áudio semanal, o MestreCast, percebeu que esta semana falamos pela primeira vez sobre Facebook com um pouco mais de profundidade.

Abordando a área de métricas, pegamos alguns pontos interessantes do Facebook Insights, a ferramenta de análise de dados da rede social e suas fan pages. Falamos também de métricas para outras categorias e o programa completo, se você quiser ouvir, pode ser acessado no post do MestreCast 18.

De qualquer forma, achei relevante trazer o que foi falado para a coluna desta semana. Quem ouve o programa, pode estar fazendo alguma atividade em paralelo e, consequentemente, não consegue visualizar o cenário do Insights. Ao mesmo tempo, quem não tem tanta intimidade com a ferramenta pode ter se sentido perdido com as informações.

Portanto, vamos traduzir em texto e imagens algumas métricas interessantes de se observar quando você analisar uma fan page e seu desempenho na rede social:

De olho nas abas

Ao montar uma fan page, você recebe diversas abas “padrão”. Mural, Discussões, Eventos, Fotos…

Eventualmente, ao instalar aplicativos ou montar uma welcome tab, com FBML ou iFrame, você aumenta esta gama de abas que ficará disponível ao seu fã ou usuário que navegar pela página. No Facebook Insights, você acessa as informações sobre as abas através do menu Interação. Depois dos gráficos e dos dados demográficos, os dados das tabs estão na categoria Atividade:

Visualizações de abas no Insights

É importante observar este espaço para determinarmos onde focar o conteúdo e as ações. De nada adianta termos visitantes em abas como Discussões, Eventos e Fotos se não existe nenhum conteúdo postado ali. Estamos perdendo a chance de prender ainda mais a atenção do usuário que navega pela nossa fan page. Além disso, dá sensação de desleixo deixar abas sem conteúdo.

A visualização das guias nos dá essa chance de antecipar situações de problema. Também nos abre a oportunidade de pensar em novas estratégias e conteúdo para aquelas abas que recebem certo número de visitações mesmo sem algo lá dentro.

Faça o teste, coloque algum texto ou tópico de discussão nas abas “em branco”, você poderá ganhar mais uma fonte de interação com seus fãs. Caso não queira pensar em estratégias, simplesmente desabilite a visualização das abas inativas para evitar perda de tempo dos usuários.

Quem vem de lá?

Assim como fazemos costumeiramente nos websites, através do Google Analytics, o Facebook Insights também tem seu espaço para as referências externas. Esta área de dados pode ser acessada no mesmo caminho da visualização das abas, estando os números e os sites dipostos bem a frente das estatísticas citadas acima:

Referências externas no Facebook

Para quem realiza um trabalho externo, além de manter um link para a fan page de sua empresa na página oficial ou blog, é importante observar esta estatística. Veja quem linka para você, de onde os usuários estão vindo e descobrindo que você tem uma fan page.

Assim, você poderá medir as informações necessárias para atingir ainda mais o público externo, ou saber se sua fan page está sendo recomendada na comunidade em que você atua.

Usuários e Views

Assim como qualquer site, você quer saber como está a movimentação de usuários e o que eles estão vendo em termos de conteúdo no Facebook. No Insights, existem dois gráficos em que você poderá acessar tais informações. O primeiro é o gráfico de Usuários Ativos Mensalmente, onde você pode observar a evolução daqueles que estão acessando você com frequência, de acordo com o conteúdo que você produz.

Usuários ativos no Facebook

Observe a linha de crescimento dos gráficos, veja se você está produzindo e, consequentemente, agradando com seu conteúdo. A constante crescente em seu gráfico demonstra que seu desempenho é satisfatório, provando que cada vez mais os usuários estão aparecendo para visualizar sua fan page, sejam eles fãs ou não de sua página.

Nessa hora, é importante uma aba visual com bloqueio de conteúdo com a opção curtir. Assim, os não-fãs chegarão e se tornaram adeptos da sua marca.

Outro gráfico tradicional de se visualizar é o de Views. Nem todos os usuários que curtem a sua fan page passam por lá regularmente. Portanto, é preciso observar este gráfico de visualizações para entender como está a visitação de seu público “fiel”, que sempre acessa a fan page para observar algum conteúdo.

Visualizações frequentes no Insights

Promover algo constante no Facebook é uma das boas saídas para que as page views se mantenham em alta.

Feedback

Nada melhor que um número que demonstre como seu conteúdo está sendo bem aproveitado no mural. Os posts frequentes em sua fan page retornam visualizações para seu site, comentários e likes.

Para medir o resultado de forma simplificada, o Facebook Insights traz o Post Feedback, uma métrica que combina os likes e os comentários realizados no seu feed.

Post Feedback, métrica interessante

O aumento deste dado reforça que o seu conteúdo está sendo bem produzido. As pessoas estão acessando, comentando e curtindo cada post e, portanto, o feedback é positivo e aumenta de acordo com o tempo que você analisa. Se este for seu cenário, mantenha a frequência de posts, aposte sempre no estilo de texto que vem postando.

Caso a cena seja negativa, produza mais, pense em um conteúdo diferenciado e traga mais fãs para interagir com seu trabalho.

Insights cada vez melhor

O Facebook Insights começou fraco, ganhou boas alterações, mas ainda perde para o Google Analytics e outras ferramentas de análise de métricas. Por ser exclusivo do Facebook, é preciso esperar constantes alterações do time de desenvolvimento de Mark Zuckerberg para termos ainda mais dados para analisar.

Acreditamos aqui na Agência Mestre que a área analítica do Facebook crescerá bastante e, portanto, não é preciso se desesperar por conta da falta de dados. O que temos disponível atualmente é satisfatório para gerarmos um simples relatório de desempenho de uma fan page.

Caso tenha alguma dúvida ou sugestão sobre o que pode ser melhorado no Insights, deixe nos comentários.

Um abraço!

Receba Dicas Para Ter Sucesso nas Redes Sociais

Cadastre seu e-mail para receber dicas incríveis para potencializar seus resultados!
Divulgue este artigo

Um Comentário para “Métricas Interessantes para o Facebook Insights”

  1. Marcelo

    O Google criou uma sub-internet de pesquisas. O Facebook está criando uma sub-internet social.
    Antigamente as pessoas perguntavam: “Você tem uma página na internet?”
    Hoje o importante é: “Você está nas primeiras posições do Google?”
    Amanhã vai ser: “Qual é sua Fan Page?”

    Iremos fazer as buscas no Facebook. Não mais baseados em links, micro-códigos, metas e sim por indicações de amigos e comentários.
    O Facebook está com a faca e o queijo na mão, falta ele ter mais conteúdo, quando tiver meus amigos vamos ver o Império do G balançando.
    A métrica do Facebook de “Curtir” e “Comentar” é excelente, realmente posiciona um conteúdo de qualidade.

    Eu acredito que o que vemos do Facebook hoje seja apenas a ponta do iceberg.

    Ps. Hoje eu invisto em anúncios no Facebook, o ROI (para mim) é muito bom.

    Abraço a todos e Ique, sou seu fã e quero meu autografo!!!

    Responder

Deixar um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>