A Melhor Rede Social de Conteúdo do Brasil

Depois que o SEO entrou em cena e a criação de conteúdo único e relevante se tornou tão importante, outra questão precisava ser resolvida: A divulgação desse conteúdo. Com isso, surgiram as redes sociais para divulgação de conteúdo.

Redes Sociais de Conteúdo

Aqui no blog da Agência Mestre nós já falamos o que são as redes sociais, aqueles sites onde você se cadastra e pode enviar notícias e demais links interessantes que encontrar pela Internet para que mais pessoas tenham contato com aquela informação.

Outro atrativo deste tipo de rede social é que normalmente as notícias e links enviados ficam em votação para todos participantes do site, assim eles podem escolher as melhores dicas. É importante otimizar suas ações em redes sociais para otimizar os resultados.

Redes Sociais no Brasil

No Brasil, existem diversos sites que oferecem esse tipo de serviço e, se você ampliar o horizonte, pode chegar até Portugal, mas depende do conteúdo que você oferece. Mas qual a melhor rede social de conteúdo no Brasil? Vamos fazer uma análise utilizando a ferramenta Trends para websites do Google, que apresenta uma estimativa de uso e visitas do website.

Primeiro, escolhi algumas redes sociais: Rec6, diHiTT, Linkk, Linkou e Overmundo. Vamos aos gráficos:

Existe um detalhe importante aí: embora eu tenha tentado trends para o subdomínio rec6.via6.com, o Google retornou trends para o domínio via6.com. Isso esconde dados mais precisos sobre o Rec6, mas nos dá uma boa idéia do que pode ser. Logo depois, vemos o diHiTT em um forte ascendente durante este ano. Empatados tecnicamente, o Overmundo e o Linkk. O Linkou não apareceu. Para aparecer no gráfico do Trends, é necessário atingir uma quantidade mínima de visitas.

Como o Linkou nao apareceu, substitui pelo Blogblogs, e uma surpresa:

É surpreendente como o BlogBlogs teve uma brusca queda no final deste ano, o que ressalta a importância da interatividade neste ramo da Internet: votar, comentar, criar comunidades, amigos, etc.

Seguindo a pesquisa, substitui o Overmundo pelo LinkTo.com.br, vamos ver:

O LinkTo teve uma explosão no seu uso e, também, subitamente uma queda forte. Recentemente a equipe do LinkTo reformulou todo o visual do site e manteve praticamente o mesmo sistema de votos e envio de notícias de antes. Hoje, está no mesmo patamar do Via6.

A Melhor Rede Social de Conteúdo

E então, qual a melhor rede social de conteúdo no Brasil? Se você respondeu LinkTo e Rec6, você pode estar enganado! Se você agora me acha louco, você pode estar enganado também! Ou então, o melhor para você seria ir logo de uma vez publicar seu conteúdo no Digg.com:

E se você está pensando agora “mas eu não publico em inglês, muito menos para o público americano, não tenho nada para fazer no digg!”, então você está começando a pensar da maneira correta. Não se trata exclusivamente de quanto uma rede social é visitada, mas, sim, quanto retorno ela pode te oferecer.

Se, por acaso, o seu público for de adolescentes e pré-adolescentes, talvez o Orkut seja o melhor canal de divulgaçâo. A questão mesmo é descobrir onde o seu público está; qual rede social o seu público escolheu para usar; bem como descobrir o perfil dos usuários de cada rede social, assim você vai saber qual a melhor rede social para o seu conteúdo. Por exemplo, se você publica sobre moda, de nada vai adiantar ir para uma rede social de Geeks de 10 mil visitas por dia, em vez de uma rede social de moda de 500 visitas por dia.

O fato é que as redes sociais são fundamentais para a divulgação do seu conteúdo. Você conhece mais alguma rede social que nao citei no post? Deixe sua dica nos comentários e participe também do nosso sistema de votos, é só um clique! Até a próxima!

Receba Dicas Para Ter Sucesso nas Redes Sociais

Cadastre seu e-mail para receber dicas incríveis para potencializar seus resultados!
Divulgue este artigo

46 Comentários para “A Melhor Rede Social de Conteúdo do Brasil”

  1. Rodrigo Piva

    Ótima matéria, parabéns!
    Em termos de visitação, meu site recebe mais visitar do LinkTo seguido pelo diHITT e Rec6. Já em relação a comentários e principalmente interatividade, o que para mim é o mais importante, o diHITT não tem comparações, claro, em minha opinião.

    Abraços

    Responder
  2. Frank Marcel

    E aí Rodrigo!
    Acho q esse é mesmo o ponto mais forte do diHiTT – a interação direto na página de votos. Acho q foi onde esse sistema de comentar deu mais certo. Nos outros sites eu não vejo mto isso acontecer.

    Valeu pelo comment!

    Responder
  3. Alexandre Brendim

    Este era um post que faltava na blogosfera. è bem por ái mesmo, nada adianta ser a melhor rede do mundo, se não atinge seu público alvo.

    Valeu também para ver algumas outras opções para publicar noticias, acho que duas ou três redes seriam o ideal.

    Responder
  4. Frank Marcel

    E aí Alexandre!
    O pessoal podia ir dizendo quais outras redes também usa, além dessas que eu citei no post! Você usa alguma outra rede além dessas?

    Abraços e valeu pelo comment!

    Responder
  5. Jackson

    Ola Frank!

    Muito bom post, parabéns! Creio que vc comentou as que são mais utilizadas, por isso, será difícil comentarem sobre outras. Eu mesmo, utilizo quase todas que vc comentou.

    Grande abraço.

    Responder
  6. Andre L. Soares

    Bela pesquisa, com embasamento lógico bem demonstrado. No meu caso, o Dihitt tem se mostrado muito mais eficaz que as outras opções. O Overmundo me parece a pior, por conta da lentidão e dos muitos bugs que ainda ocorrem naquele sistema.

    Parabéns pela pesquisa.

    Um abraço!

    Responder
  7. Frank Marcel

    E aí Jackson!

    Eu procurei as mais populares mesmo. Queria ver se existe alguma revolucionária escondida por aí hehehe

    Valeu pelo comment!

    Responder
  8. Frank Marcel

    E aí André! Procurei fazer algo bem elucidativo e dar a dica principal do negócio: a melhor rede é aquela onde o seu público está.

    Eu ainda não testei o overmundo, mas fiquei bem interessado com essa pesquisa hehe.. Os outros todos eu já participei.

    Abraços e valeu pelo comment!

    Responder
  9. Marcelo

    Bom, meu blogue é só uma distração e nem sabia que tinha um monte de redes como o DiHITT. Bom, vou dar uma olhada nelas. Achei muito legal a postagem e é sempre bom sair da ignorância de uam situação e passar a entender um pouquinho mais..
    Muito bom.
    Já te coloquei nos favoritos..

    Abs

    Marcelo

    Responder
  10. Frank Marcel

    Opa, muito blog (e site) começou assim né!? Um passatempo. Mas aí quando emplaca, vira nosso foco. Uma rede social bem usada pode ajudar no caminho entre a distração e o foco! ;)

    Abraços e valeu pelo comment!

    Responder
  11. Filipe

    Para ganhar dinheiro/visitas = LinkTo , para ganhar amigos/comentarios relevantes = Dihitt . Os outros só servem de verdade pra perde tempo cadastrando.

    Responder
  12. Thaís

    Gostei do post… Todas essas redes sociais são bastante usadas e uteis…

    Então, eu conheço o Levitar, é uma rede social pequena, que ainda precisa de uns ajustes … mas tem como objetivo a liberdade do usuário… em poder votar e enviar notícias e vídeos sem ser cadastrado… acho essa idéia legal…

    Da uma olhada lá http://www.levitar.com.br

    Responder
  13. Francisco Castro

    Excelente postagem, muito didática. Com esse tipo de informação, quem não tem muita experiência na blogosfera tem uma grande chance de conhecer esse mundo tão encantador com é o mundo dos blogs.

    Abraços

    Responder
  14. Henrique Antunes

    Ótimo este post, eu ainda não tinha pensado nisso, mais acho que tive sorte nas escolhas, pra mim em primeiro lugar veio o diHitt, e depois o Via6 e Linkto.

    Valeu

    Responder
  15. Fabrício Araújo

    Em termos de Visitas, o meu Blog recebe mais visitas do diHITT, Linkto e ainda ganho algumas visitinhas com Orkut(são poucos do orkut mais ainda são visitas)

    Valeu pelo gráfico, você está de parabéns.

    Responder
  16. Frank Marcel

    Olá Francisco! Valeu pelo comment! É dever de todos difundir o conhecimento para melhorar a qualidade da Internet e da blogosfera! Abraços!

    Responder
  17. Frank Marcel

    E aí Fabrício!
    O orkut é uma fonte interessante de visitas também. É possível atingir um público por lá também!

    Valeu pelo comment!

    Responder
  18. Kako Ferreira

    Parabéns pelo artigo, muito bom.
    Você mencionou o uso de rede social direcionado ao nosso público específico. Como identificar isso? No meu caso por exemplo, escrevo sobre futebol e esportes, como identificar?
    Obrigado.

    Responder
  19. Frank Marcel

    E aí Kako! Eu já vi um pessoal reclamando mesmo que não tem rede social de futebol…
    Se não tem mesmo eu não sei, mas não me lembro de ter visto.

    Acho que você deve olhar o seu Google Analytics (ou similar) pra ver de onde o pessoal está indo para o seu site e pesquisar onde o pessoal que gosta de futebol busca informação.

    Abraços!

    Responder
  20. Pedro

    …Interessante .Gosto de posts interessante porque na sua grande maioria os comentários e respostas do dono do blog acaba sempre por adicionar mais informação para leitores atentos.
    Bem legal Frank . Aprendi com seu post e com seus comentários .

    Abraços.
    Pedro
    http://www.oqueeisso.blog.br/

    Responder
  21. Frank Marcel

    E aí Pedro! Valeu pelo comment! Esse é o mesmo o grande lance de blogs – poder conversar com o autor do post e quem mais aparecer!

    Abraços!

    Responder
  22. Ramon

    Cara, eu uso o Dignow.org, cadastro meu feed lá, e todo o post ja é automaticamente publicado la.

    É o que mais me manda visitas, depois vem o Rec6, depois o Linkto, depois Do Melhor, e mais um monte.

    Ah, ótimo post.

    :-]

    Responder
  23. André

    Olá!!!
    estamos interessados em trabalhar com uma rede social dessas, entrei em contato com a onesite.com, alguém conhece, tem referencia sobre essa rede?
    att,

    Responder
  24. Guilherme Velloso

    Estava fazendo uma análise das redes sociais no Trends e o Orkut está disparado na frente do facebook, mas escuto muita gente dizendo que o facebook ultrapassou o orkut. Até onde isso é verdade? Será que os resultados do google trends estão corretos?

    Sem contar que nunca mais ouvi alguém falar de orkut..rs
    Uma outra duvida é sobre a quantidade de redes sociais…alguém tem informações atualizadas da quantidade e nome das redes sociais mais utilizadas no Brasil?

    Obrigado galera!

    Responder
    • Frank Marcel

      Guilherme, no caso geral, o Facebook tem crescido (em número de usuários) mais do que o Orkut no Brasil, mas no volume total de usuários em cada rede, o Orkut ainda teria grande vantagem.

      Responder
  25. Ivi's

    Parabéns pelas dicas! Sou um recem-blogueiro e é sempre bom encontrar blogues que ajudam a tirar as dúvidas e dão belas dicas para quem está iniciando. Obrigado!

    Responder
  26. Leandro Cosas

    Olá Frank, sou novo em Social Bookmark e tenho uma dúvida. Existe alguma técnica, além de um bom título e um bom conteúdo, para receber mais votos e permanecer nas primeiras páginas do site social?

    Responder
  27. mauricio ferraz

    Caro frank, antes de qualquer coisa, parabenizo por esta maravilhosa materia… porém, independente do seus graficos onde o meu preferido não é o destaque, devo concordar com o rodrigo piva, em que afirma que o dihitt é o melhor… realmente, houve epóca em que minha participação naquele portal era intensa e o retorno em visitas correspondia ao total de 90%.. mas, a caracterista do dihitt foge a qualquer analise, pois é um sistema que requer uma dedicação quase que de escravidão para se ter um retorno.. e convenhamos que devemos dividir nosso tempo com outras coisas… mas, continuo adorando estar lá…

    Responder
  28. Nivaldo Lima

    Bem interessante, se você quer ser visto, é preciso dar a cara a tapa. O google não vai levar milhões de pessoas ao seu site simplesmente por ter um conteúdo bacana e original aos olhos dos seus robôs. Ser original é o básico, mas é preciso saber surfar as tecnologias e redes sociais para ter um círculo próprio de amigos e relevância na internet.

    Responder

Deixar um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>