Marketing Viral – Tipos de Abordagens, Cases e Insights

Olá leitores da Agência Mestre.

Neste artigo, trago algumas abordagens de SMM (Social Media Marketing), uma forma de publicidade online que pode ser utilizada no mercado através da comunicação social em redes como o Dihitt, Rec6, Linkk, twitter, YouTube, etc.

As Redes Sociais representam uma grande quantidade de tráfego, e isso se torna um excelente negócio, pois divulgando artigos ou produtos de qualidade, as pessoas vão querer distribuir por toda a rede.

marketingviral1

Por Onde Começar?

O porque é simples: marketing tradicional é caro, acrescenta alguma desordem, e dependendo do tipo de campanha pode haver desperdícios de material. Enfim, pode ser ineficaz. Marketing Viral liga o produto com novos clientes que por si só espalham-no na rede, podendo atingir um público focado maior que o Marketing tradicional, e sem custo de material. Por isso, o Marketing Viral se torna mais eficaz, sem desperdício de material, e isso significa que você irá investir mais em sua marca e menos em publicidade.

Os mais bem sucedidos virais têm algumas coisas em comum e, por isso, para criar um “vírus” da campanha que se quer divulgar, ou seja, para torná-la um viral, é importante ter em mente os seguintes pontos, também mencionados no artigo do Gustavo sobre Marketing Viral – Como Gerar um Buzz:

  • Livre para visualização, sem custo algum;
  • Fácil de espalhar;
  • Utilizar redes já existentes, lista de contatos no email para espalhar;
  • Que seja única e interessante.

Outros atributos incluem o sucesso de escalabilidade (que é a capacidade de iniciar pequenas e acabar muito grande) que é resultado do terceiro item acima, utilizando recursos dos outros para ajudar sua campanha.

Estas regras são aplicáveis a quase todas as campanhas que se tornaram viral. O que temos que ter em mente é que Marketing Viral depende de pessoas para espalhar sua mensagem a outras pessoas, por isso terá que oferecer conteúdo de qualidade e atrativo, que as pessoas vão naturalmente querer espalhar.

viral-marketing

Tipos de Abordagens Diferentes

Provavelmente, a mais bem sucedida campanha viral, e talvez nem tanto comentada, foi a do Hotmail (Serviço de correio eletrônico gratuito). O hotmail tornou-se bem sucedido, pois era gratuito e todo email enviado por seus usuários tinham links para o site da Hotmail, trazendo novos usuários para o serviço.

Outro exemplo bem sucedido são comércios que disponibilizam por email para seus clientes cupons ou alguma senha que oferece desconto para todas as pessoas que você repassar a mensagem. Alguns sites oferecem desconto adicional para o indicador. Vindo de site confiável, é uma técnica de abordagem excelente.

viral_marketing-internet

Um terceiro tipo de publicidade viral  são vídeos (no YouTube por exemplo) com conteúdo exclusivo e altamente sedutor para o internauta. Embora nem todos os vídeos virais são de campanhas publicitárias, algumas marcas criaram séries de vídeos virais que têm sido muito bem sucedida na televisão e na Internet.

Importante notar que o principal papel destas propagandas não é promover o produto, mas sim para envolver o público deste produto. Assim, este público vai repassar a mensagem para seus contatos já existentes. Isto pode significar muito dinheiro economizado em publicidade online grátis.

buzz

Na semana da morte de Michael Jackson um viral surgiu: o Eternal Moonwalk. O vídeo começa com o cantor fazendo seu passo de dança característico e na continuação, vários vídeos mandados por internautas. Muito legal, vale a pena ver a criatividade das pessoas nesse vídeo na criação do seu próprio Mookwalk. A idéia gerou um buzz na internet – algumas marcas até se beneficiaram de exposição pelos vídeos.

Social Media Marketing são técnicas de publicidade viral que podem capturar uma enorme audiência por uma fração do custo das tradicionais campanhas de marketing. Ao compreender o seu público-alvo e pela otimização dos atributos discutidos neste artigo é possível que sua campanha tenha chances de se tornar viral.

Receba Dicas Para Ter Sucesso nas Redes Sociais

Cadastre seu e-mail para receber dicas incríveis para potencializar seus resultados!
Divulgue este artigo

11 Comentários para “Marketing Viral – Tipos de Abordagens, Cases e Insights”

  1. David Eme

    É muito interessante, mesmo. Olha só: criei o meu Blog “http://contraavontadededeus.blogspot.com” para divulgar meu livro publicado “Contra a Vontade de Deus” justamente focado nessa abordagem. Acontece que não domino essa ferramenta. Será que você, Leandro, pode “acender a luzinha” que não estou conseguindo. Ou no meu caso o caminho é outro? Ajude seu amigo, David Eme, meu caro! Abraços

    Responder
  2. Paulo Rogerio

    Olá Leandro,
    O Marketing Viral é uma ferramenta indispensavel hoje em dia, mas são poucos que dominan esta arte e temos diversos casos de sucesso no youtube. Eu também estou tentando emplacar um video, quem sabe, rss
    Um grande abraço,

    Paulo Rogerio

    Responder
  3. Bruno

    Você conhece alguma empresa ou sistema que tenha uma ferramenta de desconto por indicação?

    Responder
  4. Vânia Freitas

    Adorei esse texto.Faço Curso Téc. Adm. na Faculdade Joaquim Nabuco e no dia 31/05/2012 vou fazer um seminário exatamente sobre esse assunto, e claro vou estudar por essse texto, e espero poder passar a informaçao correta para os meus colegas de classe. Um abração e obrigada pela informação!

    Responder
  5. Artmix

    Parabéns pelo post!
    Todos os exemplos citados mostram que, mais importante que promover o produto em si, é fazer com que as pessoas divulguem a propaganda aos amigos e conhecidos. Dessa forma, antes de entenderem a fundo do que se trata, as pessoas vão encaminhá-la aos contatos por acharem interessante ou engraçado. O ponto-chave é o leitor pensar “essa eu tenho que mostrar para fulano”, porque, depois de enviar, ele não se esquecerá da propaganda, vídeo ou mensagem e é aí que, se ele fizer parte do público-alvo, terá sido atingido pelo marketing.

    Responder
  6. César Mengozzi

    Essa história do hotmail eu nem me lembrava mais. O Orkut também começou dessa forma, dando a ideia de uma rede exclusiva e logo estava no computador de milhões de brasileiros.

    Responder

Deixar um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>