Likester – Mais Informações e Entrevista

Likester mede tudo que você curte

Olá, amigos da Agência Mestre!

Quem acompanha nosso trabalho semanalmente sabe que quarta-feira é dia de MestreCast, nosso programa de debates e informações sobre todo nosso mundo de atuação. Esta semana, que marcou a edição 26 do podcast, abordamos o Facebook durante todo programa. Foi uma discussão bastante produtiva, que contou com os amigos Aline Couto e Lucas Burza como principais peças para distribuir dicas e informações valiosas sobre a rede social.

O feedback até aqui tem sido incrível e vou usar estas linhas para agradecer mais uma vez a todos vocês pela audiência, além dos comentários no twitter e também nos posts.

Mas esta não é a categoria do MestreCast e, portanto, não vou ficar aqui falando sobre o programa, mas uma coisa chamou a atenção durante a gravação da edição 26. A Aline nos brindou com uma ferramenta interessante e bastante útil para quem faz ações no Facebook que, até então, este que vos escreve desconhecia (aliás muita gente acabou surpreendida com a dica).

O artigo de hoje falará um pouco mais sobre o Likester, a tal ferramenta que a Aline trouxe, justamente para reforçar a dica dada.

Veja o que as Pessoas Gostam

Antes de começar a navegar na ferramenta, é preciso proceder com o passo principal de qualquer aplicativo que será instalado em seu Facebook – a permissão do fabricante para acessar o seu perfil. Aliás, novamente citando o MestreCast, é bom ficar de olho e ler corretamente cada informação que será dada para não cair em problemas futuros (principalmente no caso de instalar um aplicativo de procedência duvidosa).

Permissao para instalar o Likester

Ao permitir o Likester, imediatamente a ferramenta fará uma varredura em sua lista de amigos. Se o número de pessoas conectadas ao seu perfil for muito grande, é provável que apenas uma parte dele seja analisada. Ao mudar de tela, você será recebido com um top 10 de tópicos que você mais curtiu em seu perfil e a possibilidade de publicá-los para seus amigos. Após este passo, você poderá navegar pela ferramenta.

São cinco abas relevantes de navegação para você acompanhar o que acontece no Facebook em termos de “Curtir”. Cada uma especifica uma categoria. As abas foram divididas em:

As categorias do Likester
  • My Likes: especifica onde você clicou, todas as suas curtidas. Uma boa para pessoas como o Fábio Ricotta, que no MestreCast comentou não ter controle dos posts e links que clicou em Curtir. Nesta aba você terá acesso a tudo isso e poderá até “descurtir” links antigos.
  • Friends: para diferenciar seus amigos de toda a lista do Facebook, o Likester separou os friends em uma área separada. Aqui você pode manusear tudo que seus amigos curtiram, podendo segmentar por categoria de páginas. Uma boa maneira de ver o que sua rede vem curtindo.
  • Everyone: a segunda parte do que foi dito acima. Excluindo seus amigos, o que o Facebook está curtindo? Aqui você terá uma noção exata disto e, usando a segmentação, poderá traçar estratégias para seu nicho. Basta olhar as preferências da rede social.
  • Trending: como o próprio nome ja diz, o trending é aquilo que está em alta, bombando. Esta categoria dá a idéia geral de como está o Facebook em termos de Like recentemente. Aqui, é possível filtrar por tempo, além das categorias.
  • Like List: esta categoria é uma criação do Likester para mostrar, de forma cronológica, os Likes de seus amigos. Eles descobriram que o Facebook não mostra todas as ações de Curtir de toda sua lista e, por isso, criaram esta aba para verificação.

Intenções e Futuro

A apresentação acima dá uma idéia geral do que fazer com a ferramenta, que foi criada recentemente e certamente passará por alterações que vão melhorar ainda mais a vida de quem já começa a trabalhar com ela. Pensando neste barulho recente que o Likester provocou, fui atrás de Kevin McCarthy, o criador da obra.

O norte-americano respondeu algumas perguntas sobre sua criação:

Olá, Kevin! Conte um pouco sobre a criação do Likester

Olá, Ique. Meu nome é Kevin McCarthy e sou o fundador do Likester. Nossa visão aqui é ajudar as pessoas a entender e descobrir as conexões entre pessoas, lugares e coisas, e da maneira que estamos conquistando hoje é por ajudar as pessoas a entender o mundo dos Likes. Isto é, o que você curte, o que seus amigos curtem e o que seus vizinhos ou pessoas ao redor do mundo curtem. Então vocês vão notar que nosso objetivo é muito maior do que estamos fazendo hoje e isto é de propósito, porque sentimentos que nosso trabalho está apenas começando. Se desejarem ver um vídeo com uma entrevista minha, a Web Pro News possui.

Inicialmente, nós lançamos uma aplicação chamada “What Do My Friends Like”, no final de 2010 e era um aplicativo bem simples. Nós enxergamos, no entanto, algum sucesso com esse produto e nós (um pequeno time de cinco pessoas em Seattle) decidimos que havia ali uma oportunidade. Criamos o Likester num curso de seis meses e o lançamos em abril deste ano. A resposta foi incrível. Sem revelar muita coisa, nossos sistemas rastreiam milhões e milhões de likes, com dados de alta qualidade ao redor do mundo. Para uma visualização bacana das pessoas que estão no universo Likester, olhem este mapa, se quiserem. Ele visualiza as cidades onde as pessoas que estão no nosso mundo vivem. Começa em Seattle e acho que vocês terão que ampliar o zoom para ver melhor.

Você acredita que o Likester é uma poderosa arma no Facebook Marketing? Como as pessoas podem usá-la melhor?

Acredito sim que o Likester é uma poderosa ferramenta para auxiliar as práticas de marketing. Eis algumas idéias de como as pessoas podem usar o site:

– Aumentar a comunicação com seus usários. Com os dados de afinidade, disponíveis nas páginas de detalhes, você pode ver o que as pessoas que gostam da sua marca curtem além de você, e também o que eles deixaram de curtir. Você pode ajustar seu tom e mudar seu jeito de conversar mirando as coisas que seus usuários gostam. Mas isso só está disponível onde temos dados suficientes para fazê-lo.

– Entender tendências antes que elas se tornem notícias quentes. Na nossa seção de Trending, você pode explorar as tendências por dados demográficas (por exemplo, o que está quente no Brasil) ou por período (esta semana, este mês). Isto também te permite falar sobre coisas que seus usuários possam se interessar.

– Ainda temos muita coisa a fazer no site. Eu aconselharia as pessoas a gastarem de 5 a 10 minutos brincando com a ferramenta e explorando todas as funcionalidades que oferecemos.Nosso maior desafio é adquirir a maior quantidade de dados. Tentar fazer o uso relevante para cada usuário que visita nossa página é desafiador. Parte do problema é que as pessoas tendem a usar o site de maneiras que nuncam haviamos pretendido (o que é bom)

Quais os planos para o futuro? Algum recado final?

Em cerca de um mês vamos lançar uma plataforma que acredito que vai atingir em cheio profissionais de marketing, pesquisadores, SEO’s e outros profissionais. É chamada de Likester Lists, e vai permitir que os usuários organizem e rastreiem coisas que são importantes para eles. Vou entrar em contato com você semanas antes do lançamento, aí você poderá fazer um review se gostar.

Para encerrar, eu realmente amo o Brasil! Visitei o Rio de Janeiro há alguns anos e achei os cariocas gentis e receptivos. Por favor, amplie meu convite para todos seus leitores, para experimentarem o Likester. Ainda que o site seja em inglês, os itens que são rastreados são localizados, portanto, usuários de qualquer parte do planeta podem ter uma experiência positiva para sua língua nativa.

Obrigado por entrar em contato!

Teste Aceito!

Claro que aceitarei o convite do Kevin e já prometo aqui em nossa coluna um retorno para falar sobre a ferramenta, assim que as novas funcionalidades entrarem em ação. Também agradeço mais uma vez a Aline Couto pela dica. Sem isso, não seria possível ter feito este artigo e, claro, a entrevista com o Kevin.

Um Abraço e até a próxima!

Receba Dicas Para Ter Sucesso nas Redes Sociais

Cadastre seu e-mail para receber dicas incríveis para potencializar seus resultados!
Divulgue este artigo

3 Comentários para “Likester – Mais Informações e Entrevista”

  1. Luk_wsh

    Mais que ferramenta incrivel !! É perfeita !! Tudo o que precisamos para definirmos tendencias e formas de interagirmos com nossos internaltas ou clientes. Muito bom… :D

    Responder
  2. Webisaac

    Em nossa empresa estamos começando um trabalho mais massivo com Social Media e SEO.

    Ouvi o Mestre Cast e fiquei curioso quanto a essa ferramenta, então entrei no site, encontrei essa publicação, testei a ferramenta e achei muito interessante e útil.

    Responder
  3. Artur Marcondes

    Por favor, você tem alguma indicação de como instalar on Likester… tentei no site oficial mas não abre e tentei baixar o aplicativo no baixiaqui mas tbem não funciona… Te aguardo, obrigado.

    Responder

Deixar um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>