Interatividade: Aliada das Marcas no Facebook

Estimule fotos e imagens no Facebook

Olá, amigos da Agência Mestre!

Navegando pela Internet em busca de agregar mais conhecimento sobre o nosso querido Facebook, me deparei com um algo interessante. Frequentemente, estamos buscando novas maneiras de promover marcas nessa rede social onde a fan page é o ponto central de atuação das empresas.

Saber interagir com todos os recursos de uma página de empresa do Facebook é de grande valia e aumenta as chances de exposição/promoção. Um artigo que li – e gostaria de compartilhar na coluna dessa semana – trata do uso das imagens.

Por que não estimular cada usuário que acessa sua fan page com regularidade? Fazê-los participar é algo importante para quem deseja aumentar a relação com quem acompanha e gosta do conteúdo que é postado regularmente em uma fan page.

Portanto, Chame Seus Fãs!

Ainda olhando de forma macro, por toda a fan page, um dos grandes conselhos para se ter sucesso dentro do Facebook é a interação com quem curte sua marca. Como já comentamos aqui em um artigo sobre exclusividade nas redes sociais, oferecer algo voltado apenas para os usuários que estão dentro da rede é fundamental para atraí-los ainda mais.

As opções são diversas. O Facebook dá a condição, dentro das configurações de sua fan page, de permitir o acesso de usuários vindos de fora (desde que sejam fãs) e que podem inserir conteúdo em seu Mural, participar de Discussões, comentar na aba de Eventos e até escrever Notas.

É possível também trabalhar com as imagens. E é neste ponto que eu gostaria de compartilhar uma estratégia lida no artigo de Tommy Inglis. O Facebook tem a opção de criar álbuns de fotos para fãs, ou seja, espaços onde os usuários que curtem o seu conteúdo possam fazer o upload de arquivos de imagens direto para sua página. Abre-se, com essa possibilidade, uma boa chance de promoção de sua marca. Que tal criar algumas interações com seus usuários?

Permita que seus fãs mandem fotos

Concursos, Por Que Não?

Dentro destes dois conceitos apresentados (interação com fãs e permissão de upload), basta colocar a criatividade para funcionar e motivar cada fã a interagir com você e sua fan page. É preciso, no entanto, ficar esperto quanto as Guidelines do Facebook para promoções, evitando possíveis punições e até o cancelamento da sua fan page.

Tommy trouxe o exemplo da fan page Equestrian Collections. Os organizadores bolaram o Fã do Mês, onde, com base nos envios de fotos dos fãs, selecionavam a melhor imagem e colocavam em destaque no início de cada mês subseqüente à promoção.

Segundo as estatísticas internas do álbum de fãs, quase três mil submissões já foram feitas para os concursos da Equestrian Collections.

Número de submissões dos fãs no Facebook

Abrindo o Leque

Com base nesta simples estratégia, que tal abrirmos o leque para mais opções? Utilizando alguns aplicativos do Facebook, é possível repetir o mesmo trajeto com os vídeos. Já trouxemos por aqui a possibilidade da inserção de seu canal do Youtube através de FBML.

Mas há um outro aplicativo que permite acrescentar vídeos favoritados por sua conta no Youtube, o Videobox. Com base nessa idéia, podemos promover um outro tipo de interação, motivando os usuários a participarem com contribuições áudiovisuais.

O legal do aplicativo é sua distribuição na fan page. Os vídeos ficam em uma aba separada e listados em ordem, com um visual simples e de fácil acesso. Outro ponto interessante é a possibilidade dos comentários e do botão Curtir. Logo, a idéia de bolar alguns concursos envolvendo vídeos, pedindo voto dos fãs, pode ser aplicada:

Possibilidades com o Youtube no Facebook

Que tal provocar a interação dos usuários com estes vídeos? A partir dessa idéia que tive, você pode utilizar duas formas de se trabalhar um possível concurso: adicionando vídeos um a um na sua aba ou importando seus favoritos de sua conta do Youtube.

Possibilidades com o Youtube no Facebook

Notas que Valem Destaque

Não é só com imagens e vídeos que você pode interagir com os fãs de sua marca no Facebook. O conteúdo também passa pela escrita, atingindo uma boa fatia dos usuários que gostam de escrever e produzir algo de qualidade. Através das Notas, basta fazer a ligação entre sua fan page e os trabalhos de cada usuário para que os mesmos tenham destaque.

Dentro do aplicativo na sua fan page, há o link “Notas Sobre…”. Esta área é dedicada exclusivamente aos fãs que criam notas e rotulam o conteúdo gerado como algo relacionado à sua empresa. Assim que uma nota é postada mencionando sua fan page, ela é replicada na área “Sobre”.

O segredo está nas tags. Ao mandar escrever uma Nota, basta colocar no campo de tags o nome da fan page em questão. O Facebook completa a sua escrita exibindo prováveis resultados. Basta clicar para referenciar corretamente e fazer a ligação necessária.

Tag nas Notas do Facebook

Para exemplificar, pedi ao Bruno Nassar aqui da Agência Mestre para escrever uma nota seguindo estas instruções. O resultado foi exatamente o esperado. Desta forma, é possível também usar as Notas do Facebook para estimular o fã, interagir com ele e se relacionar através de compensações por um concurso ou algum destaque na página da empresa por um conteúdo gerado.

Nota sobre a Agência Mestre. Autoria de Bruno Nassar

Estimule. Curta!

Não fique parado apenas nestas idéia de promoção.

Ao receber o conteúdo de seus fãs, vá de encontro e curta cada trabalho. Trata-se de uma boa injeção de ânimo para cada um que está participando e interagindo com a sua marca. Divulgue o que foi feito, comente no Twitter que alguns usuários já mandaram alguma coisa.

O trabalho em uma rede social, para ganhar cada vez mais adeptos, deve passar por tal comportamento. Assim, a possibilidade do aumento de fãs a cada nova prática sobe consideravelmente.

Estas e outras idéias bacanas podem ser facilmente aplicadas no Facebook. Peça para o usuário curtir sua página, depois estimule sua interação dentro dela e dê o retorno satisfatório para que essa relação se fortaleça e se estenda para novos fãs que virão.

Um grande abraço!

Receba Dicas Para Ter Sucesso nas Redes Sociais

Cadastre seu e-mail para receber dicas incríveis para potencializar seus resultados!
Divulgue este artigo

4 Comentários para “Interatividade: Aliada das Marcas no Facebook”

  1. Criativo de Galochas

    Fábio, excelente post. Tentei implantar álbuns de fotos para fãs, na qual eles podem fazer o upload, e não localizei no FB. Que tal fazer um tutorial?
    Um abraço pra lá de criativo!
    Marcus
    =)

    Responder
  2. eduardo

    Tentei adicionar o Videobox em uma de minhas páginas, mas estranhei que ele pede acesso a todas as págins.
    Como posso permitir somente na página que desejo usar?

    Responder

Deixar um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>