Implemente o Facebook Like Button em seu Site

Insira o botão Curtir em seu site e blog

Olá amigos da Agência Mestre!

Você certamente já reparou por aqui, em nossa área de artigos, que todos os conteúdos publicados possuem tanto aqui em cima, sobre o banner, como lá embaixo ao final do texto, botões que permitem aprovar o que foi lido e recomendar a outras pessoas em algumas redes sociais importantes do momento.

Não só aqui, mas em diversos sites e blogs, estes pequenos ícones estão presentes. Trata-se de uma prática interessante e muito válida em termos de divulgação. No artigo desta semana, passaremos algumas dicas de como implementar o botão Curtir do Facebook em seu site/blog, facilitando a vida dos usuários que lêem seu conteúdo.

É importante oferecer esse tipo de funcionalidade ao seu leitor. Muitas vezes, quem lê o conteúdo, aprova e tem a intenção de passar adiante, o faz de maneira rápida, instantânea. Os botões, estando visíveis e presentes em seu site podem agilizar esse processo, evitando a perda de tempo de abrir uma nova janela do navegador, entrar no Facebook, logar e, aí sim colar o link da postagem, recomendando-a.

De maneira manual

Aos amantes da programação, acostumados a interagir com os códigos, inserir o botão Curtir é simples. No local em que deseja publicar o ícone de interação, basta deixar o seguinte código:

<iframe src="http://www.facebook.com/plugins/like.php?href="url_da_pagina"&layout=standard&show_faces=false&width=450&action=like&colorscheme=light" 
scrolling="no" frameborder="0" allowTransparency="true" 
style="border:none; overflow:hidden; width:450px; height:30px"></iframe>

Esta é a versão padrão. É possível customizar alguns pontos para facilitar o seu usuário. Como exemplo, altere o “action=like” para “action=curtir”.

Se precisar de uma ajuda, o próprio Facebook pode facilitar o trabalho. Acesse o site oficial do botão Like e digite as informações necessárias, configure da melhor maneira (escolhendo o layout, tamanho, cor e fonte do botão) e peça para gerar um código personalizado.

Após isso, insira-o em seu site.

É possível também trabalhar o código em JavaScript. Essa possibilidade utiliza duas tecnologias do Facebook –  a tag fb:like em XFBML e o JavaScript SDK. O código a ser inserido em seu site é o seguinte:

<fb:like href="url_da_pagina" layout="standard" show-faces="true" 
width="450" action="like" colorscheme="light" />

Observação: Nas duas opções, é necessário trocar “url_da_pagina” pela URL da página onde está o botão curtir, que é a URL da página que se deseja promover.

Plugins à vontade

Se a sua praia não é a codificação, as linguagens dos programadores, basta apelar para os salvadores plugins. As plataformas mais conhecidas de blogs já oferecem boas opções de aplicativos que inserem automaticamente o botão Curtir em seu conteúdo, podendo até configurá-los de acordo com sua preferência.

Na página oficial do WordPress, é possível encontrar diversos plugins. Entre eles, destacamos o FBLikeButton, o Facebook Like Button e o WP FB Like Button. O resultado é o mesmo, basta escolher um que lhe agrade em termos funcionais.

Para os usuários da plataforma Blogger, o site oficial também oferece um plugin para inserir o botão Curtir em seu site. Confira no site oficial.

O importante é não deixar de oferecer esta opção ao seu leitor. Faça com que ele propague seu conteúdo, curta e exiba no perfil do Facebook aquilo que você tem de melhor. Assim, você pode contabilizar novos fãs e crescer ainda mais tanto dentro, como fora da rede social.

Receba Novidades

Insira seu email para receber novidades e dicas exclusivas da Agência Mestre!
Divulgue este artigo

29 Comentários para “Implemente o Facebook Like Button em seu Site”

  1. Alexsandro

    Bacana, mas e quando o like está contabilizando tudo dominio e não a própria landing page?

    Antes que alguem pergunte a querystring like.php?href= ja está preenchida com a URL atual corretamente.

    Responder
  2. Alexsandro

    Alguem aqui tem notado que o like button tem demorando muito para carregar? Tenho observado isto e se isto continuar vou ter q remover-lo de minhas páginas.

    Responder
  3. Lucas

    Prezados.

    No meu site tenho uma página com uma lista de notícias. Ao clicar no LIKE que está no topo da página, o LIKE é feito de forma correta. Mas, eu quero fazer um botão LIKE para cada uma das notícias. Blz, tudo bem! Mas em cada botão LIKE eu quero que apareça o título da notícia desse botão! A questão é: eu não quero fazer o LIKE com o da página, quero fazer com um texto personalizado. Como fazer? Obrigado

    Responder
    • Angelo Epifanio

      Olá Lucas,

      Também estou tentando fazer a mesma coisa, como reparei que já faz bastante tempo que você postou sua dúvida e espero que tenha conseguido resolver, tem como me passar a dica de como fazer isso. Meu caso é semelhante, preciso inserir o botão curtir em tópicos dentro da página, o fato é que fizemos aqui, mas funciona em alguns e em outros não….não dá pra entender como funciona esse botão já que o código está igual em todos os casos.

      Responder
  4. Dario

    E AE BETO
    O procedimento é simples
    no codigo gerado troque a referencia en_US por pt_BR ou seja inglês_Americano por Portugues_Brasileiro

    “”

    Responder
  5. leo

    eu fiz todo o procedimento certinho, porem quando eu clico em curtir eu recebo uma mensagem de erro?? como posso resolver isso???

    Responder
  6. Diego

    Olá amigo,

    E no caso de páginas que são geradas dinamicamente, por exemplo tenho um site com notícias, gostaria de inserir um curtir em cada uma delas, porém dinamicamente sem precisar ficar mexendo no código. Tem como?? Ex: de resultado de noticia do meu site “resultado_noticias.php?ID=22″ se eu colocar a URL com o codigo ID, eu tentei uma vez, mas deu erro pq a URL n fica com aqueles caracteres estranhos.
    Se puder me ajudar, agradeço.
    Obrigado.

    Responder
  7. Paulo Andraus

    Quando eu instalo o botão do Like do Facebook só dá certo se for a versão iFrame. A fb:like não funciona.

    Alguém mais tem esse problema?

    Responder
  8. Bruno

    Bom dia

    Realizei a estruturação do botão pela pagina do facebook (Desenvolvedores), porém quando clico no botão Curtir aparece no facebook a logo que esta no rodape da minha pagina da empresa que desenvolveu, como faço para alterar isso?

    Responder
  9. Fábio reis

    Em minhas páginas tenho o botão curtir e o box da Fã Page.

    Porém tenho percebido que o arquivo Java Script do facebook é muito pesado. Acaba adicionando muitos Kbps a página.

    No final das contas são muitos Kb do .js do Facebook

    Responder
    • Lucas

      Olá Daniela. É só retirar o bloco de código correspondente ao botão Like do Facebook que está no seu site.

      Responder
  10. Sara

    Oi,

    O url_da_pagina é o Link da pagina do Facebook ou é do Site?
    Existe forma de não ter o contador ao lado do botão gosto?
    Quero que o botão gosto apareça abaixo de uma noticia, deverei colocar o “codigo” no final do codigo da noticia, correcto?
    Obrigada pela ajuda, mas estou a fazer alterações ao site no codigo e como não tenho mta experiencia, queria saber mais detalhes.

    Responder
  11. Maria

    Fiz uma loja com virtuemart e queria adicionar um botão de Like em cada produto alguém sabe como?

    Responder
  12. Léo

    Preciso ativar o Facebook Amigos em meu site, tentei de todas as formas e não dá certo, já vi no google tutoriais dizendo clicar na foto e logo acima na barra de endereço copiar o código id; mas não dá certo!!!

    Não foi possível receber o id da página especificada. Por gentileza, verifique corretamente o atributo href que foi passado.

    Alguém consegue me explicar?

    Responder
  13. Geova

    E como eu faço para contabilizar os likes que minhas páginas tiveram? Não achei isso… Alguém pode me ajudar, pls??

    Responder
  14. Carol

    Olá, o curtor do face funciona, mas a postagem dentro do face ficou com os caracteres especiais todos codificados. Estou usando o padrão utf-8, você poderia me ajudar a resolver? obrigada!

    Responder
  15. Wilker

    Muito bom este artigo. Não fazia a mínima que o blogger tinha uma forma de implementar quase que automatico, o botão like. Bastante bom.
    Obrigado :)

    Responder
  16. luanna

    Como eu contabilizaria esse botão de curtir na matéria que eu portar no site, dentro do insight do facebook?

    Responder
  17. Tássia

    Olá! Tenho apenas o facebook, mas como o meu público é o aposentado, tenho enfrentado muita dificuldade deles conseguirem curtir a página. Por isso gostaria de adicionar o pluggin Like Button quando os convido para curtir minha página em uma mensagem por exemplo. Isso é possível? Muito obrigada! Um abraço!

    Responder

Deixar um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>