Fim do FBML: Verdades e Mentiras

Questões sobre o futuro do FBML no Facebook

Olá, amigos da Agência Mestre!

Como alguns já sabem, o Facebook soltou uma nota em seu blog de desenvolvedores anunciando o futuro do FBML dentro da rede social. Muita gente levantou o comentário que a linguagem desenvolvida para se trabalhar no Facebook estava com os dias contados, que todo o trabalho de aprendizado e aplicação desde sua criação estava sendo jogado fora.

Decidi escrever o artigo da semana sobre o tema FBML para clarear alguns pontos desta decisão do Facebook. Começando justamente pela nota oficial, onde, em nenhum momento, os desenvolvedores da empresa avisam que vão eliminar por completo a linguagem. Na verdade, o time responsável pelas novas aplicações optou por depreciar, menosprezar o FBML.

No lugar da linguagem, o dev team do Facebook recomenda o uso de iFrames. O método foi adotado neste início de ano, mesmo período em que a corrente por não trabalhar com FBML deverá aumentar consideravelmente.

Mas o Facebook não cortará pela raiz o FBML, impossibilitando o uso de suas tags. Dois pontos chamam a atenção para isso: primeiro, o próprio comunicado dos desenvolvedores, ressaltando que as tags já criadas e utilizadas continuarão sendo aceitas. A intenção da rede social é brecar novas aplicações e trabalhos de programadores para ampliar a lista de tags da linguagem.

FBML não sumirá do Facebook

Segundo, o aplicativo Static FBML, tão recomendado aqui em nossos artigos e o único direcionado para permitir códigospara criar landing pages e abas customizáveis, é o mais utilizado no Facebook. Na lista de aplicativos, o Static supera os famosos jogos como CityVille e FarmVille. O app é popular e de fácil operação, inclusive sua versão alternativa “Static FBML 2”, que permite uma segunda aba numa fan page, ocupa o top 10 da lista:

Static FBML lidera os apps do Facebook

Dados: AllFacebook.com

O time de desenvolvedores de Mark Zuckerberg trabalha forte para permitir aplicações em iFrame nas abas. Aliás, no próprio comunicado de “depreciação” do FBML, eles recomendam a partir destes primeiros meses de 2011 apostar em iFrames caso alguém desejar desenvolver algo novo para as páginas.

Os Trabalhos Continuam

Portanto, meus caros leitores, não desanimem e nem parem o trabalho por conta dessa freada no FBML. O que já foi criado continuará e, dado o grande número de adeptos do aplicativo, dificilmente Mark Zuckerberg passará a ordem ao seu time para interromper de vez tudo que já foi feito nesta linguagem.

Como já dissemos, é possível instalar o Static FBML e colocar codificação HTML no campo de criação, facilitando o trabalho da maioria dos programadores que têm mais facilidade com a linguagem.

Já existem empresas que oferecem o serviço de criação de fan pages, outras apostam em aplicativos pagos para dar um modelo pronto para que os usuários criem páginas de modo fácil, sem necessidade de aprender a linguagem e os códigos. Também já comentamos por aqui sites que oferecem gratuitamente templates para que você insira um bom visual na sua página.

Tudo isso confirma que o FBML veio, se consolidou e abriu espaço para muita gente. Sendo assim, não é necessário se assustar com a decisão do Facebook.

Precisa de Ajuda?

Se você precisa de uma ajuda para montar a fan page, desenvolver estratégias, inserir o FBML e outras situações envolvendo o Facebook, procure-nos para uma consultoria. Basta entrar em contato para mais informações.

Receba Dicas Para Ter Sucesso nas Redes Sociais

Cadastre seu e-mail para receber dicas incríveis para potencializar seus resultados!
Divulgue este artigo

14 Comentários para “Fim do FBML: Verdades e Mentiras”

  1. Douglas Baldan

    ótimo, mas estamos falando do Facebook, e qualquer programador sabe o quão arbitrário eles são.

    Antigamente, havia a possibilidade de colocar abas nos profiles, era um recurso muito usado…e isso não impediu que fosse retirado. Quem quiser, pode conferir aqui developers.facebook.com/blog/post/415

    Ou seja: não há garantia alguma que vão dar suporte a isso no futuro.

    Acho que ao invés de insistir em algo que terá seu funcionamento reduzido (e possivelmente retirado), as pessoas deveriam se focar em se atualizar.

    Responder
  2. Oliveira

    No caso, a implementação do tagueamento nas fanpage através do tracking code do analytics como pixel não irá mais funcionar?

    Responder
  3. Alisson Lucio Campos

    Então ique,
    acabei de receber em meu twitter @alissonlucio essa informação e tomei um susto…
    fui a pagina que me enviaram e peguei um pouco do assunto que era em ingles logo vim correndo aqui pra mestre SEO pra saber se ja haviam postado algo a respeito…
    confesso que estou um pouco preocupado….
    vou deixar o link aqui pra quem quiser dar uma olhada…e até você ique se puder
    dar uma resumida e passar pra gente aqui…rs
    abraço e até mais…

    http://www.searchenginejournal.com/facebook-updates-fan-pages-finally-does-something-right/27838/?utm_source=twitterfeed&utm_medium=twitter&utm_campaign=Feed:+SearchEngineJournal+(Search+Engine+Journal)&utm_content=Twitter

    Responder
  4. John Wendel

    Bom dia Ique muniz…

    Uma pequena duvida bestinha =)…

    o Uso de Iframes em paginas de internet não pode prejudicar a pagina, como também a segurança do site?

    =x

    Responder
  5. edson

    Olá,
    Gostei das informações disponivéis por aqui, valeu por compartilhar.
    Tentando descobrir como modificar a cara das páginas no facebook, cheguei a famosa FBML, seguido os passos vi que na página do aplicativo não tem mais o link de “add…”. E ai algum pode me indicar ou outro caminho? ou solução?

    Grato.

    Responder
  6. mariana

    oi! tentei mexer nisso e apareceu:

    Este aplicativo já foi instalado para todas as páginas aplicáveis.

    como faço páginas agora no facebook? alguma dica? o aplicativo static não funciona mais.

    Responder
  7. Lucas

    Boa tarde, criei uma fan page mas para reajustar, gostaria de modificar o nome da mesmas. Tem como fazer isso?

    Obrigado

    Responder
    • Ique Muniz

      O Nome ou a URL?

      Se for apenas o nome, simplesmente através do botão Editar Página – Menu Informações Básicas. Mas você só pode fazer isso se sua fan page tiver menos que 100 fãs. Se passar disso, o nome fica travado.

      Responder
  8. Rafael

    Boa tarde eu gostaria de saber como deixo minha home ativa, pois ja fiz tudo no FBML joguei o codigo fico tudo certo, masi todo vez que alguem pesquisa pelo nome da empresa sempre vai direto no mural e náo na home como é na pagina do banco do brasil, coca cola e outros.

    O que preciso fazer pra arrumar isso.

    Obrigado.

    Responder
    • Ique Muniz

      Quando você é o admin de um fan page, sempre verá o Mural, Rafael. Peça para que um amigo, que não curtiu sua página, acesse a fan page que você criou e setou a aba customizada para abrir primeiro de tudo. Assim você terá a certeza que tudo deu certo ! :)

      Responder
  9. Leandro Munhoz

    Boa tarde Ique;
    Desenvolvi algumas FANPAGES para clientes da empresa.
    Hoje foi formatar uma delas e, quando fui acessar (como admin.) o programa “Static HTML: iframe tabs” NÃO apareceu a tela de programação, aquela com duas caixas para vc colocar as páginas ANTES e DEPOIS do internauta CURTIR.
    Você sabe o motivo? Ja foi descontinuado? Fiz uma das páginas semana passada (rsrsrs)…

    Responder
    • Ique Muniz

      Estranho, deve ser algum bug com o Static. Remove e instala de novo pra tentar ver se aparece. O Static html tá firme e forte e não morre tão cedo hehe

      Responder

Deixar um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>