Facebook, Redes Sociais e a Exclusividade

Facebook - Exclusividade para Fãs

Olá amigos da Agência Mestre,

O Facebook vai além de uma simples rede social. O conceito de estar presente, com um perfil, interagindo apenas o básico com os usuários que estão contidos em uma página, é bastante seguido por empresas e marcas, criando um comportamento um tanto quanto “preguiçoso”. Afinal, é possível oferecer algo diferenciado no Facebook ou qualquer outra rede social?

Existe um conceito interessante em que nós, aqui da Agência Mestre, desenvolvemos em alguns debates internos: a exclusividade nas redes sociais. Por que não priorizar aquele seu seguidor, a pessoa que é fã de seu trabalho e de sua página no Facebook?  Oferecer a esse seleto grupo um conteúdo de qualidade, diferente e, principalmente, em primeira mão, pode fazer a diferença nos próximos passos de sua marca dentro da Internet.

O Facebook foi concebido por Mark Zuckerberg e seu grupo de amigos com um pensamento de compartilhar informações exclusivas. Você libera dados pessoais apenas para as pessoas que estão próximas, que são seus amigos e estão fechados em seu círculo. O pensamento, ao estendermos esse conceito para as fan pages e as empresas também pode ser aplicado. Você, marca, pode oferecer algo seu para aqueles que estão próximos, que te acompanham e gostam de você.

Tratamento Diferenciado

Se o nosso foco é Facebook e fan pages, existem algumas medidas interessantes a se tomar para montar um conteúdo exclusivo. Como em outras ações dentro da rede social, tais mudanças passam pela linguagem própria de programação do Facebook: a FBML. Utilizando seus simples códigos, é possível indicar que certos conteúdos sejam exibidos apenas para aqueles que já curtem ou que irão clicar no botão positivo.

Partindo deste princípio, algumas marcas no Facebook já têm a consciência de oferecer facilidades e inovações para o público fã dentro das suas fan pages. Para não ir muito longe, a rede de lojas Ponto Frio é um ótimo exemplo para transformarmos na prática essa discussão de exclusividade e rede social para os usuários.

Há alguns dias, a rede lançou uma ferramenta diferente: o Economizator. Com ela, você escolhe um produto dentro do e-commerce, joga o código do produto na ferramenta e pede para fazer um cálculo. Um link é retornado para o mesmo produto com uma diferença: um desconto exclusivo para você que utilizou o Economizator para comprar no Ponto Frio.

Ferramenta exclusiva da loja Ponto Frio

Pode parecer simples, pode ser algo que passe batido, mas com uma ressalva: a ferramenta é utilizada dentro do Facebook e está visível apenas para as pessoas que curtem a fan page do Ponto Frio. Ou seja, um grande exemplo de conteúdo voltado para os fãs, dando um tratamento diferenciado e uma vantagem, justamente desconto em compras.

Se o seu foco não é vendas e não há como oferecer descontos para seus fãs, pense diferente! Que tal dar a oportunidade para os usuários mais próximos de sua marca de conhecer uma nova linha de produtos antes das outras pessoas? Um preview exclusivo, apenas para fãs, também gera um sentimento positivo entre os fãs, sem contar no tratamento diferenciado que estamos propondo.

Foi assim com exemplo da loja americana K2, que trabalha com skis. A nova linha de pranchas seria lançada em breve e decidiram presentear os fãs do Facebook com uma prévia, liberando as fotos de todos os futuros produtos para aqueles que curtem o conteúdo da página.

K2 mostrou a linha primeiro no Facebook

E não é só isso. Você pode pensar em testes, amostras e eventos exclusivos para os fãs. Imagine uma empresa que irá lançar um novo produto e, para isso, pedirá antes para que seus seguidores da fan page testem o que será lançado para o mercado. Há marcas que têm o costume de enviar amostras grátis para a casa de cada consumidor, pedindo um feedback assim que testarem ou provarem do produto.

Não existe uma receita de bolo para fazer conteúdo exclusivo no Facebook ou em qualquer outra rede social. Só há, sim, a necessidade de valorizar aquele que está sempre ali, te acompanhando e divulgando sua marca para outras pessoas. As redes sociais têm o poder de alavancar negócios e gerar branding, por isso é preciso ser levada a sério e ter uma atenção a parte.

FBML para Exclusividade

Como citamos no artigo, tudo é possível através de FBML. Com mais um simples código, você define que uma aba terá dois tipos de conteúdo, um para fãs e outro para os visitantes. No nosso artigo de FBML, ensinamos como adicionar a aplicação à sua fan page. De posse dela, no local que está seu conteúdo criado insira as tags:

<fb:visible-to-connection>

Coisas que seus fãs irão ver de forma exclusiva.

<fb:else>Conteúdo para os visitantes e não-fãs de sua página.</fb:else>

</fb:visible-to-connection>

Reparem que a frase logo abaixo da primeira tag refere-se ao conteúdo inserido que será apenas exclusivo aos fãs. Entre as tags “else” devem ser colocados os itens que estarão visíveis para qualquer usuário do Facebook, antes de curtir a sua fan page.

Em caso de maiores dúvidas, visite a página oficial do Facebook para as tags visible-to-connection e else.

Aplique, ofereça conteúdo exclusivo e motive usuários a acompanharem você, sem esquecer daqueles fãs que já estão contigo desde o princípio.

Créditos da imagem: Ray-Franco Bouly

Receba Dicas Para Ter Sucesso nas Redes Sociais

Cadastre seu e-mail para receber dicas incríveis para potencializar seus resultados!
Divulgue este artigo

6 Comentários para “Facebook, Redes Sociais e a Exclusividade”

  1. Domicio Neto

    Uma coisa que eu gostei que vocês comentaram no MestreCast e que você comentou muito rapido aqui no post é a questão do branding que isso gera para as empresas.

    Nem sempre o retorno para uma marca vem em dinheiro diretamente, e sim de dinheiro indireto com o fortalecimento da marca. Muitas agências esquecem de montar uma estratégia para isso e se perdem dentro do próprio planejamento.

    Abraços,
    Domicio Neto

    Responder
  2. Camila Camargo

    Parabéns pelo post Ique, muito bom e com exemplos práticos. Se me permite, gostaria de complementar com duas coisas. Algumas empresas já erram ao entrar no FB fazendo uma conta de usuário, afinal, usuários são as pessoas, as marcas não possuem amigos, mas fãs (no contexto do Facebook). Além disso, depois que a página fica “famosa” as empresas (ou agências) perdem a oportunidade de personalizar a URL da página e ficam com vários números e caracteres desnecessários. Por isso, concordo 100% com você nesta questão de exclusividade e como o Domicio falou na parte de brandig. Porém, só me questiono em uma coisa: a cada dia mais e mais redes e mídias sociais estão surgindo e captando os nichos de mercado ou a massa como o FB e Twitter. Acredito que ser exclusivo e ter conteúdo exclusivo para cada uma das redes vai ficar cada vez mais difícil, porém, o setor de planejamento vai precisar focar seus esforços. Se me dá a liberdade, fiz um post sobre como personalizar a URL do Facebook, ele está em meu blog. http://www.pontocomteudo.com Não sei se há um sobre este tema aqui no Agência Mestre. Parabéns novamente!

    Responder
  3. Alisson Lucio Campos

    Olá ique,
    bom fiquei meio preocupado agora com o que a Camila Camargo comentou ali..
    n tenho certeza se criei uma conta de usuário ou empresa..
    o fato é que ja tenho minha pagina de fãs e estou justamente tratanto de fazer o que você ensinou neste post…caso tenha criado uma conta de usuário não poderei ter minha pagina de fas com o link curto do tipo http://www.facebook.com/minhaempresa ???? após ter conseguido meus 25 fãs ?

    aproveitar pra dizer que estou ancioso pelo próximo mestrecast .

    Grande abraço

    Responder
    • Ique Muniz

      Olá Alisson..

      Vamos lá. Se você conseguiu 25 fãs, entre no endereço facebook.com/username para fazer a alteração de URL. Se você tem dúvidas se criou fan page ou perfil, basta olhar a URL atual da página que você criou. Se tiver um “/pages/” no meio é uma fan page…

      Sendo assim, só escolher lá embaixo sua fan page apta a fazer a alteração de url e colocar qual nome deseja. Lembrando que só pode ser feita uma mudança. Assim que escolher o novo nome, será permanente!

      Responder
  4. Tati

    Oi Ique! Queria mto saber como faço pra deixar o conteúdo da minha fanpage disponível somente pra quem curtir. Sei que isso é possível, pq vi em algumas, mas na minha não consigo aplicar.
    Tentei esse negócio do FBML estático, mas dps vi que nao era o que procurava… eu quero bloquear o conteúdo pra quem não é fã…
    Por favor, vc sabe como fazer isso? Me ajuda?
    obrigada,
    abs,

    Responder

Deixar um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>