Facebook Places Chegando ao Brasil

Facebook Places chega ao Brasil

Olá, amigos da Agência Mestre!

Na semana passada, recebi um tweet do amigo e sempre ativo em nosso site/twitter, Mauricio Biasotto, sobre a possibilidade do Facebook Places estar funcionando no Brasil.

Confessei, naquele instante, que não havia visto indícios de tal situação. Mas para minha surpresa, após uma atualização natural do meu app do Facebook no iPhone, percebi que o item de check-in havia sido inserido. Depois, pela rede, portais confirmaram a chegada do Facebook Places no Brasil. O novo serviço da rede social está disponível, ainda que, por enquanto, esteja engatinhando e apresentando novidades pouco a pouco.

O Places já é uma realidade nos Estados Unidos. Os mais de 150 milhões de usuários por lá já desfrutam da ferramenta de fazer check-in, localizar estabelecimentos e acompanhar promoções e dicas vindas dos demais usuários que estão numa determinada região.

Com o constante crescimento de membros no Brasil e a instalação de um escritório no país, é bem provável que o Places tenha desembarcado por aqui para acompanhar essa onda.

Minha idéia com o artigo desta semana era abordar a fundo o Facebook Places, trazendo um guia de como tirar proveito desta ferramenta para os negócios ou mesmo para o lado pessoal. No entanto, as funcionalidades ainda estão limitadas.

É possível até cadastrar uma localização, mas a página de negócios criada não possui os mesmos recursos que vemos no serviço norte-americano, por exemplo. Veja que fiz o check-in e criei a Agência Mestre aqui em São Paulo para fazer o primeiro teste, mas a página está sem customização e não me permite alterá-la.

Página do Places da Agência Mestre, recém criada

Ao clicar em “editar informações”, só consigo mudar o título e a descrição. No “serviço completo” há um link no canto esquerdo dando a opção de requisitar ser o administrador desta página de negócios para que, assim, possa inserir uma foto e demais informações sobre a empresa.

Outra possibilidade que deve ser instalada com o tempo é a fusão entre as páginas de Places e Business. A página de business é aquela onde colocamos no campo Empresa que trabalhamos quando cadastramos ou editamos o nosso perfil. Com as duas agrupadas, fica interessante termos uma completa página empresarial, citando o local de trabalho, sua localização e a movimentação de funcionários, clientes e visitantes.

Outro Foursquare, então?

A princípio, a idéia básica é a mesma. Fazer check-ins e mostrar aos amigos onde você está. Mas a área de abrangência é bem maior.

Imagine que o Foursquare é hoje uma ferramenta popular, mas limitada a quantidade de usuários que conhece o serviço e utilizam um smartphone com o app. Já o Facebook possui mais de 600 milhões de usuários e cada check-in é publicado no mural daquele membro em questão. Portanto, a possibilidade de ter sua marca com uma maior exposição é grande.

Movimentação no Places é publicada no mural

Outra característica é que você pode marcar amigos que estão no mesmo local que você. No meu teste na Mestre, escolhi alguns companheiros daqui do escritório que estão trabalhando comigo.

Amigos marcados no local do Places

Ainda que não tenhamos todas as funcionalidades, comece a usar o Places. Faça check-ins sempre que possível com o aplicativo de seu telefone, cadastre novos locais e movimente a ferramenta.

Acredito que com mais volume, o Places ganhará novidades mais rapidamente aqui no Brasil. E você, usará o serviço ou já está usando? Dê suas impressões e comentários aí embaixo!

Facebook no Brasil

Como citei acima no artigo, o Facebook está se instalando no Brasil e terá um escritório oficial aqui em São Paulo. Acredito que todos já devem ter observado a mudança do executivo do Google para o Facebook brasileiro e agora é a vez de encher o escritório com novos funcionários.

No começo da semana foi anunciado um processo seletivo de diversas vagas, a maioria delas voltadas para vendas e atendimento. Se você tem interesse, confira as posições e os requisitos para concorrer. Já adianto que todo o currículo deverá ser feito em inglês.

Um abraço e até a próxima!

Receba Dicas Para Ter Sucesso nas Redes Sociais

Cadastre seu e-mail para receber dicas incríveis para potencializar seus resultados!
Divulgue este artigo

3 Comentários para “Facebook Places Chegando ao Brasil”

  1. André Gibin

    Muito bom Ique!!!

    Usem bastante e conheçam bem a ferramenta, logo logo, também chegará ao Brasil o que já está em testes nos EUA. Um esquema de compra coletiva, porém presencial, onde quando um número mínimo de pessoas der check-in serão liberados descontos.

    Responder
  2. Árion Aleixo

    Trabalho em uma empresa e logo que vi essa atualização no meu app de iPhone já cadastrei minha empresa. Pena que tenho mais duas unidades em São Paulo e outras no Rio, então não consegui cadastrar essas lojas, me parece que só é possível criar um lugar no Places se você estiver nele (por Geolocalização)

    Gostaria de saber se será possível integrar a sua Page do Facebook com o seu Places, se lá fora é assim.

    Estudo Comunicação Visual, mas gosto muito do site de vocês, estou até montando uma apresentação/palestra para explicar o que é SEO para meus amigos.

    Responder

Deixar um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>