Facebook Marketing, com Dennis Yu, no ExpOn

Dennis Yu falou muito sobre Facebook

Olá, amigos da Agência Mestre!

Na semana passada fiquei devendo a coluna tradicional de Facebook para vocês por conta da correria do
ExpOn, grande evento que impactou a nossa comunidade e aconteceu em São Paulo. Justamente na quinta-feira, dia de nosso texto, aconteceram as duas palestras envolvendo o Facebook por lá.

Em uma delas, tive o prazer de ter sido convidado para moderar e apresentar os palestrantes. Aline Couto, que já participou do MestreCast sobre Facebook, e Pedro Superti, que conheci por lá e se mostrou uma grande pessoa, subiram ao palco do ExpOn para falar de fan pages e ads. Realmente mandaram muito bem!

Mas a coluna de Facebook da Agência Mestre reservou cobertura especial para a principal palestra sobre a rede social: Facebook Marketing, com Dennis Yu. O grande especialistas na área, que já foi entrevistado por aqui, deu um show de conhecimento e simpatia, ganhando muitos fãs em sua passagem pelo Brasil.

A Palestra

Dennis começou sua apresentação atacando diretamente os poucos presentes no principal auditório do a ExpOn (infelizmente, a palestra estava com baixa audiência). Questionando a quantidade de fãs que os donos de fan pages, que estavam na sala, tinham, ele quis provocar com as seguintes questões: “O que significa ter 20, 30 milhões de fãs? Vale mais ter quantidade ou qualidade?”.

A partir daí, ele abriu a fan page da loja Lane Bryant, que fabrica roupas de tamanhos extras. Como um administrador da página, decidiu fazer um teste, ressaltando antes os 350 mil fãs que a fan page possui. O teste foi simples: ao vivo, ele publicou uma pergunta para os seguidores da marca no Facebook. Em cerca de cinco minutos, conseguiu quase 50 Likes e mais de 200 comentários em resposta.

Apesar do feedback amplamente positivo, Yu chamou a atenção para a quantidade de pessoas que está vendo aquela atualização. Devido ao EdgeRank, muitos dos 350 mil fãs podem não estar vendo a postagem. A discussão em torno do usuário entrou em pauta a partir daí e o palestrante reforçou o conceito de que o Facebook “é uma via de duas mãos, pois você dá o conteúdo e o usuário responde” e quem tem práticas erradas pode estar “gritando em uma sala vazia”.

Mesmo assim, o exemplo foi aplaudido e ainda ganhou uma nova lição. Marcas menores podem até ganharem em engajamento se comparadas com outras do mesmo nicho, com maior quantidade de fãs.

Para comprovar isso, Dennis mostrou uma planilha que comparava marcas concorrentes à Lane Bryant. Tomou como exemplo JCPenney, que tem quase dois milhões de fãs no Facebook e uma taxa de engajamento de 5%. A Lane, no entanto, mesmo com 350 mil fãs, tem taxa de 38%. Novamente a questão da qualidade ou quantidade veio à tona.

Quem comanda o Facebook é o Fã. Dennis Yu resumiu e bateu firme na tecla de que devemos sempre pensar no usuário quando estamos diante desta rede social para fazer um trabalho de marca:

Facebook Marketing não é igual SEO, nem e-mail marketing, nem é igual busca de páginas. Você conversa com os fãs enquanto eles ainda estao pensando em uma busca, em uma ação.

O palestrante dividiu um conselho que nós já comentamos aqui em nossas postagens. É preciso interagir com o fã, perguntar para ele, pedir a participação em processos da empresa, contar as novidades e escutar opiniões. Enfim, fazê-lo sentir especial ali dentro da rede social. Dennis Yu listou dois erros básicos e graves de muitas marcas no Facebook:

  • Marcas postam vendendo serviço e produto como se fosse um anúncio na televisão. As pessoas vão ignorar e o EdgeRank vai cair;
  • Marcas insistem e postam a ação acima mais vezes ao dia, achando que os usuários ignoraram por não terem visto.

Dados, dados, dados

Dennis Yu é um cara fanático por dados. Como ele falou em nosso MestreCast do evento, “matemática é tudo e está por tras de tudo”. Seu trabalho na Blitzlocal, além de reunir com clientes e gerenciar campanhas de clientes é ser o principal engenheiro de software da empresa. A palestra no ExpOn e os contatos feitos pessoalmente após a apresentação serviram para confirmar sua declaração.

O norte-americano desenvolve, em sua empresa, dashboards customizadas através da Graph API do Facebook. Aliás, a interface foi amplamente recomendada por ele para que você possa gerar softwares e ferramentas que atinjam o seu interesse no sentido de mensurar dados. Segundo Yu, com o Facebook Insights, você pode analisar até 30 métricas e, utilizando a API, este número salta para impressionantes 300 métricas.

No sistema da Blitzlocal, Dennis mostrou que consegue, entre outras coisas, traçar todos os usuários que interagem com uma marca em um mapa geográfico, ver as suas publicações citando ou diretamente postadas, descobrir quem são os usuários mais influentes na fan page e pode, com um clique, comunicar com todos eles.

Estas ações de monitoramento da audiência são essenciais, segundo o palestrante. É preciso traçar o perfil da audiência, entender quando eles estão mais ativos no Facebook (dias e horários) para pensar na ação que vai engajar e converter. Criar este processo de “conversa” com o usuário é que vai determinar se ele pode se tornar um verdadeiro fã.

Informações e Dicas

Por conta do horário atrapalhado das palestras, que atrasaram após o almoço do primeiro dia, Dennis Yu precisou correr com sua apresentação. Ele havia separado slides e informações com diversas dicas rápidas sobre vários temas dentro do Facebook.

Mesmo assim, deu para absorver algumas dicas quentes:

  • Dar Like nos comentários de seus fãs aumenta o EdgeRank com eles;
  • O Brasil é o país que mais cresce no Facebook (top social media country);
  • 229 amigos é a média do brasileiro no Facebook (maioria é de escola, família e trabalho);
  • 80% dos fãs em sua fan page já gostam de você no “mundo real”;
  • Rotacione os anúncios no Ads, pois o CTR no Facebook cai rapidamente;
  • Segmente os anúncios, torne-os locais;
  • No Brasil a média do CPC é de $0,60 e a do CPM é $0,26;
  • Use o PPC do Google (Links Patrocinados) para divulgar sua fan page
  • Espalhe o Like Button

Dennis Yu encerrou a sua palestra e logo foi bastante elogiado a ponto da organização ter tentado encontrar alguma forma de reapresentá-la no dia seguinte. Quem teve a oportunidade de assiti-lo sabe como foi valiosa esta apresentação.

Update: A apresentação está disponível no Slideshare do ExpOn

Alguns privilegiados ainda tiveram a chance de estreitar os laços com o palestrante, recebendo informações quentes e descobrindo um pouco mais do trabalho da Blitzlocal com o Facebook. Ao final do primeiro dia, eu e a Aline, da Celula Ideias ganhamos uma verdadeira aula particular com ele, onde aprendemos bastante.

Dennis deu aula para mim e Aline

Espero, pouco a pouco, poder compartilhar este conhecimento também com vocês.

Um pequeno Jabá

Não poderia encerrar minha coluna desta semana sem dividir com todos vocês a felicidade pessoal de ter sido convidado e estar compondo a line de palestrantes do 2º TcheSEO, evento que vai acontecer no finalzinho de outubro, em Porto Alegre.

Vou falar, claro, de Facebook e agradeço primeiramente ao organizador Juliano Torriani pelo convite. Também agradeço o apoio constante de Fábio Ricotta como chefe e amigo. Não conseguirei citar mais nomes, mas todos os colegas de trabalho, amigos da comunidade, pessoas que entendem de Facebook e dividiram o conhecimento: sintam-se abraçados.

E, claro, por último mas igualmente especial, um agradecimento a todos vocês que leêm esta coluna e fizeram dela uma das fontes de conhecimento sobre Facebook Marketing no Brasil. Espero realizar uma boa palestra e mais eventos para todos.

Obrigado!

Receba Dicas Para Ter Sucesso nas Redes Sociais

Cadastre seu e-mail para receber dicas incríveis para potencializar seus resultados!
Divulgue este artigo

7 Comentários para “Facebook Marketing, com Dennis Yu, no ExpOn”

  1. André Luiz

    Grande cobertura da palestra, Ique!

    Só a lista de dicas já vale ouro.

    Você tem alguma idéia de quando (e se) ele vai divulgar os slides?

    Abraço!

    Responder
  2. Pri Muniz

    Muito bom, Ique! O Dennis era um dos motivos para a minha ida ao ExpOn. Infelizmente, não aconteceu. Obrigada por compartilhar com aqueles que não estiveram presentes. Ah! E espero continuação do post hehehehe :D

    Responder
  3. Robinson

    Parabéns para a equipe da Mestre, as dicas deixadas pelo Dennis Yu são de suma importância, principalmente quando falamos do relacionamento com nossos “fans”.

    Responder
  4. educoutinho

    Muito bom o artigo Ique, estava ansioso pela publicação de um artigo sobre a palestra do Dennis Yu.

    Interessante ele falar isso: “É preciso interagir com o fã, perguntar para ele, pedir a participação em processos da empresa, contar as novidades e escutar opiniões. Enfim, fazê-lo sentir especial ali dentro da rede social … Marcas postam vendendo serviço e produto como se fosse um anúncio na televisão. As pessoas vão ignorar e o EdgeRank vai cair”, é um mandamento simples, mas que poucas empresas aplicam.

    Responder
  5. Caio Ferreira

    Infelizmente a grade de horários me fez perder a palestra do Dennis.

    De qualquer maneira os 3 minutos no Searchcast que ele participou já foram suficientes para me ensinar muito.

    puts.. imagina a palestra toda!!! Me mato de raiva!!

    Parabéns ai pelos passos largos Ique!

    Abraços

    Caio Ferrera

    Responder

Deixar um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>