Facebook Insights: Um Analytics para o Facebook

Novas formas de mensuração no Facebook Insights

Olá, amigos da Agência Mestre!

Passada a semana da folia, hora de voltar à rotina. E mesmo com o Carnaval, o Facebook não parou. Já está virando clichê desta coluna, mas a cada semana temos novidades e, como nosso trabalho aqui é informar, seguimos com nossos artigos apresentando as mudanças constantes que a rede social implementa para beneficiar seus usuários.

As alterações, desta vez, estão no campo dos que gostam de medir os resultados – principalmente em fan pages. Ferramentas de métricas, como o Google Analytics, já estão batidas por aqui e pela Internet. Sabemos da importância delas e o quanto são necessárias para apresentarmos resultados para clientes, por exemplo. O Facebook, desde que começou a se popularizar, lançou a Facebook Insights como ferramenta de análise.

Mas quem já atua nessa área do Facebook, criando fan pages e oferecendo a clientes, ou até mesmo representa uma marca, sabe que o Insights nasceu fraco. O Facebook até tentou criar novas funcionalidades, que não atendiam completamente aos usuários mais exigentes.

Só que agora as mudanças são animadoras. O novo Insights trouxe uma atualização extremamente importante para seu uso – a inserção do tempo real. Agora não precisamos encerrar o dia para verificarmos as mudanças na fan page. O Facebook Insights apresenta resultados em tempo real. No momento em que você acessar o painel de estatísticas de uma fan page terá os dados.

Além desta, existem outras alterações que vão ampliar as possibilidades de uso da ferramenta. Vejamos:

Engajamento Social

Ciente de seu grande crescimento e do aumento cada vez maior da integração “on-Face” e “off-Face”, o Facebook focou no conteúdo para apresentar novos campos de análise. Comentários e Like receberam uma atenção especial.

O time de desenvolvedores do Facebook criou uma métrica para analisarmos o desempenho do conteúdo e o nível de “curtição” dos usuários. Chamado de Like CTR, a métrica tem as mesmas bases do CTR do PPC, por exemplo, sendo medida através das impressões e da quantidade de cliques.

São dois os gráficos vistos no quesito Like. O primeiro é o Like Button CTR, que dá a relação da quantidade de impressões do botão em uma página (fora do Facebook) e o número real de cliques no mesmo. O CTR sai da divisão de um pelo outro.

O caminho inverso também pode ser visto neste novo Insights. Assim que clicamos em um Like, a história é postada em nosso perfil no Facebook, se tornando visível para os nossos amigos e toda a rede social que passa por nosso mural. Essas postagens, eventualmente, chamam a atenção e levam o visitante às páginas que recomendamos. Surge aí o Like Story CTR, métrica que ressalta as impressões de uma página “curtida” em um perfil ou fan page e a quantidade de cliques dentro do Facebook que remeteram ao conteúdo sugerido.

Demonstrativo de Likes no Insights

Outra mudança remete aos comentários. Mal foi lançado, o novo sistema de comentários do Facebook já recebeu um espaço no Insights. O pensamento é o mesmo do Like CTR, mas as duas novas métricas (Comment Rate e Comment Story CTR) remetem especificamente aos comentários deixados nos websites que já adotaram o novo sistema.

Demonstrativo dos novos comentários

Nem todos usam os novos plugins, chamados de “social plugins” pelo Facebook. Por isso, o Insights traz também o campo Organic Sharing, que remete aos dados de links postados manualmente, através do clássico Ctrl+C Ctrl+V, ou os sites que ainda têm o antigo botão Share em suas páginas. São exibidas as quantidades de shares, impressões e cliques realizados.

Antigo share e links colados também têm espaço

Dados Demográficos e Popularidade

Para encerrar, o Facebook Insights melhorou seu campo de dados demográficos. Agora é possível traçar um perfil exato dos usuários que acessam sua fan page de uma maneira geral. Descubra a média de idade e o sexo dos visitantes, qual a língua usada e o país de onde acessam. Todos estes dados são tirados anonimamente daqueles que clicaram no botão Like e não do exato público que curte sua fan page, por exemplo.

Novos dados demográficos no Insights

O Facebook também ampliou seu campo de Páginas Populares. Agora são 100 o número de exibições das páginas de seu website que recebem mais interação do Facebook, seja ela por meio de Likes, comentários ou share. Com a entrada das atualizações em tempo real, este campo deve ser melhor explorado.

Mais páginas populares relacionando com o Facebook

Como Usar

Se você ainda não tem o Insights, basta acessar o endereço para pedir acesso e utilizar a ferramenta em sua totalidade. O Facebook também lançou a guia completo, disponível em PDF para download.

Como já dissemos, as mudanças foram animadoras e prometem um cenário ainda mais completo em termos de métricas do desempenho no Facebook, principalmente trazendo inovações como o tempo real e a completa integração com o mundo “off-Facebook”. Não deixe de utilizar o Insights do Facebook se você usa a rede social como ferramenta de trabalho.

Até a próxima!

Precisa de Ajuda?

Se você precisa de uma ajuda para montar a fan page, desenvolver estratégias, inserir o FBML e outras situações envolvendo o Facebook, procure-nos para uma consultoria. Basta entrar em contato para mais informações.

Receba Dicas Para Ter Sucesso nas Redes Sociais

Cadastre seu e-mail para receber dicas incríveis para potencializar seus resultados!
Divulgue este artigo

9 Comentários para “Facebook Insights: Um Analytics para o Facebook”

  1. André Luiz

    Muito boa a cobertura das alterações, Ique.

    Li alguma coisa durante o carnaval mas não tinha noção da extensão das modificações além do realtime.

    Ainda não parei para olhar lá, mas você sabe se tudo isso é exportável para csv, xls ou algo do tipo?

    FIcou faltando só uma API legal pra integrar com outras soluções..

    Responder
  2. Domicio Neto - SEO

    Fala Ique,

    Uma coisa que eu sempre gosto de fazer, é exportar os dados dos analytics, sempre tem algo a mais para ser explorado que na interface normal não é permitido.

    Quando eu exportava os dados do Facebook Insights ele me dava duas opções que não estava presente na interface normal. Um dado a mais sempre vale a pena.

    Abraços,
    Domicio Neto

    Responder
  3. Nathalia Gomes

    Olá,

    estou tentando baixo o guia completo que vcs mencionam, mas não estou conseguindo. Como eu faço?

    Responder
  4. Diana Barrozo

    Olá,

    Como faço para ter acesso ao Facebook insights?Onde entro?
    Desde já agradeço.

    Abraços,Diana.

    Responder
    • Andrea Luis (@deialuis)

      Estou com o mesmo “problema”
      Clico em informações mas nao aparece nada, não consigo reivindicar um dominio pois nao tenho site, apenas fanpage…o que fazer?

      Responder
  5. Luiz Claudio

    Não entendi bem como criar um relatório de atividades no meu facebook. O insights é uma ferramenta para ser instalado em outro site ou para ser visualizado dentro do facebook? Ficou confuso o fato de ter que criar algo em outro lugar para ler os gráficos de acesso da minha página do Facebook.

    Responder

Deixar um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>