Facebook: Curta e Compartilhe o Conteúdo!

O botão Curtir pode alavancar seu Facebook

Olá, caros leitores da Agência Mestre!

Já descobrimos um pouco sobre o Facebook e sua história. Também falamos de maneiras de interação com os usuários que lá estão. A discussão agora fica em outro ponto: como espalhar e recomendar o conteúdo veiculado nas páginas, grupos e até nos perfis dos nossos amigos da rede?

Os botões “Like” e “Share” (Curtir e Compartilhar na versão brasileira) são as opções para isso. Através de um simples clique, outros usuários saberão que aquele conteúdo marcado foi aprovado por você e por outros freqüentadores da rede social. Assim como no caso Páginas e Grupos, os dois botões apresentam objetivos diferentes, mas têm uma característica em comum: trabalham para a divulgação e propagação de um determinado conteúdo.

Para simples usuários, com intenção apenas de interagir no Facebook, os botões podem não significar muita coisa. Grosso modo, “Curtir” remete a simplesmente gostar de um determinado texto, foto, vídeo ou qualquer outra postagem em uma determinada área do site. Já o “Compartilhar” permite que você recomende tal postagem a seus amigos, publicando em seu perfil ou até enviando mensagens privadas sugerindo o conteúdo.

Mas se olharmos de forma macro, principalmente em termos de negócios (que é o nosso foco por aqui, nesta série de artigos), veremos que há diferenças fundamentais e que um destes simples botõezinhos pode mudar a maneira de sua empresa/marca ser vista nessa que é a rede social em constante ascensão no meio online.

Do you Like me?

Um dedo apontado para cima e um contador ao lado. Isso basta para que sua página, o seu negócio tenha força e credibilidade suficientes no meio online. O botão “Curtir” do Facebook ganha cada vez mais importância nesse sentido – mais pessoas curtem, melhor será o tratamento dado pelos novos usuários para aquele conteúdo.

As páginas de marcas dentro do Facebook carregam, naturalmente, o “Curtir” consigo. Esse status substituiu, a partir do mês de abril, os fãs que cada página tinha na rede social. É comum observar agora, tanto em páginas, como grupos e um conteúdo qualquer isolado, que “x pessoas curtiram isso”.

O crescimento de uma página gira em torno de quantas pessoas vão gostar/aprovar do conteúdo apresentado. Ao ganhar mais um “Curtir”, a recomendação passa automaticamente para o perfil de quem clicou, possibilitando que novos usuários tenham acesso e, por curiosidade ou compatibilidade, cheguem até a empresa e seja mais um na lista.

Ao se tornar um membro desta lista e ser mais um que “curtiu isso”, as atualizações da página passam a ser exibidas no mural do usuário, fazendo-o retornar ou acessar seu conteúdo de forma natural, sem precisar entrar na página da marca para ver as novas postagens.

A importância dada ao botão é tamanha que o próprio Facebook o disponibilizou em open graph, ou seja, é possível adaptá-lo ao mundo fora da rede social. Hoje, é extremamente comum vermos blogs, e-commerces, portais e qualquer outro site na Internet reservarem um espaço em sua área de conteúdo para encaixar o famoso botãozinho. A conexão é direta, atualizando seu perfil do Fb a cada clique. Esse aplicativo permite ainda acrescentar um comentário, dando maiores referências do local que você acabou de ver e recomendar aos seus amigos.

Aos donos de blogs e sites, procure a maneira mais simples de acrescentar o “Curtir” em suas postagens. Assim como vemos os botões de Twitter e agregadores de notícias, o Facebook possibilita que tanto o “Like” quanto o “Share” possam ser colocados em páginas externas, facilitando a propagação e a visibilidade de um site dentro de sua rede social também.

E se você possui uma página ou representa oficialmente uma marca, fique atento ao número de usuários que “gostam” de você. Ofereça a eles algo positivo, que realmente chama a atenção e possibilite que eles aprovem e passem adiante o seu nome.

Há muitas maneiras de se criar esse conteúdo atrativo, mas isso é assunto para um próximo artigo aqui na Agência Mestre.

Fiquem ligados!

Receba Dicas Para Ter Sucesso nas Redes Sociais

Cadastre seu e-mail para receber dicas incríveis para potencializar seus resultados!
Divulgue este artigo

14 Comentários para “Facebook: Curta e Compartilhe o Conteúdo!”

  1. Mauricio Cardoso

    Boa, Ique.
    Vou ficar na espera desse artigo sobre conteúdo atrativo.
    Estamos iniciando nossa jornada em redes sociais e é sempre bom aprender o caminho das pedras com quem já tá na frente nessa área.
    Ótimo post.
    Abraço!

    4 Cores Comunicação

    Responder
    • Ique Muniz

      Legal Maurício, bom saber que está Curtindo os artigos!

      Interagir nas redes sociais é fundamental hoje em dia. Em breve vamos falar mais sobre!

      Valeu pelo comentário.

      Responder
  2. Rafael Avelino

    É bem verdade que o Facebook tornou-se além de uma das redes sociais mais usadas um grande divulgador de conteúdo para sites e blogs.

    O difícil é tirar proveito porque temos que fazer mais to que só interagir…

    Abraço!

    Responder
  3. Harlane Castro

    O botão Like dá 2 opções de texto, Curtir ou Recomendar. Qual dos 2 vocês acham que dão melhor resultado quando associado ao produto de uma loja virtual?

    Responder
    • Ique Muniz

      Curtir dá diretamente um selo de aprovação aos outros usuários, amigos da pessoa que apertou o botão. Já o recomendar segue um comentário, um pequeno review que pode ajudar com mais informações também. Ambos são válidos

      Responder
  4. Spartus Alves

    Olá Ique, possuo uma página no facebbok criada para a minha empresa; gostaria de add.o botão CURTIR ao lado do nome da minha empresa, a SA FILMES, entretanto, não consigo colocar este botão, e escrevo para pedir a sua orientação, se possível. Já consegui com que este esteja em meu site, entretanto, não na página criada para o facebook.
    Como exemplo, é o do meu concorrente, a ARMY AGENCY.
    Como faço ?
    Obrigado,
    Spartus Alves

    Responder
  5. Ique Muniz

    Ola Spartus,

    O botão curtir já vem no Facebook, mas só é visível pra quem não é fã. Você como administrador não vê!
    Peça pra um amigo entrar, sem ter curtido sua página, pra constatar isso

    Responder
  6. Wilber

    Gostaria de saber se existe uma tag que eu possa colocar no código para indicar ao Facebook que use sempre a imagem principal. Como ele mesmo escolhe as vezes pega uma imagem que não tem a ver com o assunto que está sendo compartilhado.

    Responder
  7. Emerson

    Realmente esses Botão do Facebook me ajuda mas a minha interação e grande tb. . . os botões por si sozinho. . .não ajuda muito não..

    Responder
  8. Tardelli

    Queria saber qual seria a diferença entre os botão curtir e share (ou compartilhar) do facebook. me disseram que não tinham nenhuma deferença pois todos enviavam uma determinada postagem para o facebook.

    Responder
  9. Lenira

    Boa Noite,Tenho uma dúvida com relação a páginas do facebook:

    Gostaria muito de saber se eu posso curtir os links,as fotos,etc,como página ou com o meu perfil pessoal,porque as páginas que curtem a minha,curtem com o perfil pessoal e não como página.

    Obrigado, Lenira

    Responder
    • Nadia Borges

      Voce tem que ali no cabeçalho alterar o perfil para página, assim voce estara acessando como o administrador nao como a pessoa fisica. As paginas que curtir quando estiveres como “fan page” ficarao no perfil da empresa e nao na sua!

      Responder
  10. Nadia Borges

    Ola , estou a procura de um app, que atualize a minha fã page automaticamente atraves do RSS do meu site, mas que permita ao meu usuario as tres opções básicas do FB, Curtir, Comentar e COMPARTILHAR. Essa utilma por exemplo atraves do Graffitti ou do Twitter nao é possivel. Eu acredito que se tiver a opção compartilhar minha página será muito melhor visualizadas!

    Responder

Deixar um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>