Entrevista com Juan Felix, Especialista em Facebook

Juan, especialista em Facebook

A Agência Mestre traz mais um especialista em Facebook.

Depois de Dennis Yu, dos Estados Unidos, é a vez de um representante da Europa dar sua visão sobre a rede social e suas possibilidades. Conversamos com Juan Felix, dono da Mirror Yourself uma agência em Amsterdã, na Holanda.

Nesta entrevista, Juan abriu o jogo sobre suas experiências e deu boas dicas para você que está começando nos negócios dentro do Facebook. Falou bastante sobre blogs e conteúdo e apresentou valiosos aplicativos para quem trabalha com o comércio dentro da rede social.

Acompanhe abaixo este bate-papo na íntegra:

Agência Mestre: Primeiramente, você pode se apresentar para nós aqui do Brasil?

Juan: Olá, meu nome é Juan Felix. Sou um estrategista de mídias sociais e fundador da Mirror Yourself. Tenho mestrado em Ciências Políticas na Universidade de Amsterdã. Trabalho como escritor colaborador na Smedio. Minha extensa experiência em Pesquisa de Marketing, em diversos campos, me possibilitou entender como conectar as empresas com seus clientes. Eu quero ouvir, educar, inspirar e criar. Minha pergunta guia para começar é “Por que alguém deve fazer negócio com você?”

Sou apaixonado pelo que as mídias sociais oferecem para negócios sustentáveis. Sou especialista em Facebook. No ano passado, participei do Social Media Examiners Facebook Success Summit. Este ano, estarei no Blogging Success Summit. Quero ampliar minhas habilidades na área de social media para oferecer o melhor para meus clientes.

M: Qual a sua trajetória na área de mídias sociais? Alguma experiência com SEO?

J: Sou um frequente usuário do Linkedin, Youtube, Facebook, Twitter, Digg, Stumbleupon, Delicious e Quora.

O Linkedin é bom para manter contatos profissionais e saber o que está acontecendo. Usando os Grupos do Linkedin, fico informado sobre as questões do mundo das redes sociais. No Youtube tenho um canal da minha empresa, mas também uso para inscrever em outros canais e pegar idéias criativas.

No Facebook tenho um perfil pessoal e uma fan page. Sou eu quem a comanda e sou administrador da comunidade também. Por lá curto fan pages de grandes sites de Social como Social Media Examiner e Smedio. O Twitter é um canal que me mantém conectado mundialmente com o desenvolvimento das redes sociais. Tenho uma lista baseada em profissionais de Social e publico as melhores informações em um Paper.li.

Digg, Stumbleupon e Delicious são meus principais bookmarks. O Quora é algo relativamente novo, se parece com o Twitter. Você pode seguir pessoas e também tópicos, responder perguntas e votar nas que têm mais valor.

Agora, quanto ao SEO, minha experiência é limitada aos posts de blog. Tenho três estratégias básicas:

1- Escrever excelentes títulos de post. Começo com “How to” e uso números como “Sete maneiras” ou “21 dicas”.
2- Uso palavras-chave que mais encaixam com meu nicho. Também costumo olhar o código dos concorrentes para descobrir as keywords principais.
3- Trabalho bem os permalinks, tornando o endereço bastante amigável.

M: Por que você escolheu o Facebook?

J: No ano passado, fui ao Facebook Webinars e comecei a entender a magnitude do Facebook e suas possibilidades para os negócios. Comecei minha própria empresa e decidi desenvolver uma estratégia de marketing online. Eu queria posicionar minha empresa em áreas como Estados Unidos, Canadá, Austrália, Reino Unido e Índia. Sabia que esses países têm bastante usuários de Facebook, então esta era a plataforma ideal para atingir minha audiência.

Também escolhi o Facebook pelo seu rápido crescimento (nos EUA é agora o número um em tráfego online). Também pela média que as pessoas ficam online no site. Dou muito valor para os botões Curtir e Compartilhar, porque oferecem uma grande solução para construir uma base de consumidores.

Os Ads do Facebook são de baixo custo e trazem possibilidade de atingir uma audiência através de dados demográficos, geográficos e o que as pessoas curtem.

M: Muitas pessoas dizem que 2011 é o ano do Facebook. Você concorda? Por que?

J: Eu acho que a atenção ao Facebook está crescendo agora baseado no crescimento dos usuários, no valor econômico, no sucesso do filme “A Rede Social” e na idéia de que o Facebook é bom para empresas. São grandes pontos para 2011 e são as causas para crescimentos lineares.

O Facebook conecta com o modelo de novos negócios, que deixa o tradicional modelo de manufatura para trás. O recente investimento da Goldman Sachs no Facebook é uma clara expressão disso. O Facebook agora vale US$50 bilhões, de acordo com analistas.

M: Como as empresas podem explorar o Facebook em sua totalidade? Alguns pontos específicos que elas precisam trabalhar?

J: Antes de entrar no Facebook, para ser bom nos negócios você precisa de três coisas:

1 – Determinar suas metas
2 – Traçar suas estratégias
3 – Reservar verba suficiente

Tenho um artigo sobre isso para compartilhar com vocês: How to be good at business with Facebook

Lembre-se que, para se dar bem, o Facebook pede por experiência. Você precisa saber o que está fazendo ou então seus resultados não serão satisfatórios. Então comece pela leitura de blogs publicados por profissionais de Social. Eu uso sites como Smedio, Social Media Examiner, Mashable e os Alertas do Google. Visite também cases no Facebook e veja o que as empresas estão fazendo. Acompanhe as grandes marcas e suas fan pages: Starbucks, Coca Cola, Red Bull, Intel, 1-800 Flowers e outras.

Para um posicionamento bem sucedido no Facebook é importante conhecer a mente de seus fãs. A única maneira de se conseguir é interagindo. Lembro-me bem das palavras de Chris Brogan: “desenvolva grandes orelhas”. E eu acrescentaria: “e as coloque onde os consumidores estão”.

Além deste engajamento, achar um bom administrador é essencial. Alguém bem articulado e com habilidade de se conectar com consumidores ou prospects, que saiba responder aos consumidores e mostrar interesse. A empatia é um grande atributo para este administrador.

M: Você já ouviu algo sobre Facebook SEO (FBO)? Acredita neste tipo de trabalho?

J: A chave para ter um posicionamento no Facebook é se você consegue engajar com seus fãs. A otimização no Facebook te ajuda com isso. Comece com um guia editorial, onde você vai capturar quem vai publicar, o que e quando. Rastreie os Likes que você recebe nos seus posts e aprenda qual conteúdo funciona. Também leia os comentários para entender o que estimula o engajamento e o que não estimula. A única forma de aprender se algo funciona é rastreando o resultado de suas ações.

Aqui há um post que recomendo sobre este tópico no Facebook: Optimization Strategy in 3 Easy Metrics.

M: Apps. Eles são necessários? Você tem alguma lista de aplicativos essenciais?

Apps são elementos chave nas fan pages. A Northsocial.com tem grandes aplicativos para a rede. Oferecem aplicativos customizáveis, executam campanhas promocionais e muitas outras coisas. Também gosto da app Place Widget, que é ótima se você tem lojas e usa o Foursquare. Se os consumidores dão check-in, isso será postado para seus amigos e aparecerá na sua fan page. Assim, você pode mostrar aos outros fãs como seus
estabelecimentos são populares.

Sou fã também da Storefront Social – um bom aplicativo para começar sua loja online no Facebook.

Outro aplicativo que gostaria de comentar é o Store Locator. Este é um fantástico app para oferecer aos visitantes de sua fan page uma base de pesquisa para encontrar a localização próxima de seu comércio. Este aplicativo tem algumas vantagens:

1- Você pode aprender o comportamento das buscas de seus visitantes;
2- Eles permitem divulgar promoções e ofertas;
3- Mantém os visitantes em sua página;
4- Aumentam a chance dos visitantes irem ao local (offline);

Para encerrar, o último aplicativo que quero comentar é o NetworkedBlogs. Se você possui um blog, ele permite incluí-lo de forma separada, em uma aba da fan page. A dica é visitar a página de apps do Facebook para mais informações.

M: Você tem um projeto, o 21 Golden Facebook Lessons. Fale sobre ele para nós.

J: No ano passado eu investi muito tempo, analisando todos os prós e contras do Facebook, indo na Facebook Summit 2010. Pude ouvir os melhores profissionais de social media no mercado. Decidi dividir este conhecimento em um novo e divertido modo. Quero que esse conhecimento seja acessível a qualquer pessoa que deseja aprender mais sobre os negócios no Facebook.

Então, comecei a fazer vídeos animados sobre a rede social. São sempre três personagens nestes filmes: um é a pessoa que faz uma pergunta específica sobre o Facebook. O segundo é o Gato Felix, que oferece as soluções. A terceira pessoa é o Professor Esperto, que mora dentro do Facebook – ele sabe tudo sobre a rede.

Planejo criar uma série com sete animações de 30 minutos cada. Para saber mais e ver um preview do vídeo visite o 21 Golden Facebook Lessons.

M: Algum conselho para nós aqui do Brasil em relação ao Facebook ou outras áreas?

J: Comece um blog. Desde que eu comecei a blogar, o tráfego do meu site decolou. E blogue sobre um assunto que você é apaixonado. Crie o melhor conteúdo e continue com isso por um bom tempo. Tente conectar com usuários de Twitter que possuem muitos seguidores, ofereça a eles seu conteúdo. Se eles acharem interessante, eles podem retwittar e oferecer grande visibilidade aos seus posts.

M: Quero agradecer você, Juan, pela entrevista. Alguma mensagem pessoal?

J: Espero que cada um aí no Brasil que queira ganhar dinheiro com negócios online ache as pessoas certas para ajudar. Lembrem-se que leva um tempo para ganhar posição no mercado. Mantenham-se focados e, se estiverem comprometidos, os resultados virão. Boa sorte a todos e obrigado por acompanhar.

Receba Dicas Para Ter Sucesso nas Redes Sociais

Cadastre seu e-mail para receber dicas incríveis para potencializar seus resultados!
Divulgue este artigo

5 Comentários para “Entrevista com Juan Felix, Especialista em Facebook”

  1. Lucas Frutig

    Bom dia Colegas do Agência Mestre. Muito boa a reportagem acima sobre o FB.
    Porém, tenho uma pergunta: Como faço pra assim que entrarem na minha página do facebook caírem em outra abinha sem ser aquela que vem por default como o Mural ???

    Responder
    • Ando Amaral

      Lucas,
      clica em Editar página / Gerenciar Permissões (primeira opção) / Guia Padrão de abertura.
      Não sei como está a sua página hoje, mas dá uma olhada no FBML. Ele permite dar uma incrementada na página.

      Responder
  2. Juliano Torriani

    Parabéns pelo post!

    Ótimo tema, é uma área em franca expansão e acredito muito em aplicativos de loja virtual dentro do facebook.

    A cada dia que passa vejo mais pessoas entrando no Facebook e uma ótima oportunidade para as empresas de marketing digital, oferecer o serviço de personalização de fan pages e auxiliar no planejamento de conteúdo.

    Outro ponto importante para quem tem Loja virtual é implementar o botão curtir nos produtos, a rede social é ótima para ampliar as vendas..

    Abraço

    Juliano Torriani

    Responder

Deixar um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>