Entenda a métrica “Estão Falando Sobre Isso” do Facebook

A nova métrica reforça o usuário

Olá, amigos da Agência Mestre!

Na semana passada, em meio ao turbilhão de novidades recentes, o Facebook apresentou mais uma alteração. Visando atingir as páginas, a rede social instalou mais um critério de análise: o “estão falando sobre isso”.

O nome não é lá muito original e não demorou para que as dúvidas surgissem em larga escala. Afinal, o que isso vai significar? Como é calculado? Que período abrange? De que forma estão falando sobre mim?

Pensando nessas e outras coisas decidi antecipar e já falar sobre a nova métrica. Pretendo, na coluna desta semana, explicar um pouco mais e tentar projetar o que podemos tirar de benefício com mais uma mudança do Facebook (que, aliás, parece que não vai sossegar nunca).

Esclarecendo

Está “apto” a compor a métrica toda e qualquer história (postagem) no Facebook que envolva a marca ou o perfil em questão. Qualquer coisa que for compartilhada em um Mural alheio será considerado:

  • Curtir uma página
  • Publicar no Mural
  • Curtir, comentar, compartilhar um conteúdo de página
  • Compartilhar fotos, álbums ou vídeos
  • Responder uma perguntar do Questions
  • Interagir com um evento criado
  • Mencionar a página (usando o @)
  • Marcar alguém em uma imagem
  • Check-in ou comentário em um local

O Search Engine Land trouxe uma postagem referente à mudança e, com ela, conseguiu declarações do porta-voz do Facebook sobre o tema. Questionado sobre a periodicidade do cálculo, a resposta foi simples:

É uma métrica que atualiza diariamente e pode ser vista em até uma semana. Trata-se de um bom medidor do quanta conversa está sendo gerada por uma página no Facebook. É um bom indicador de como as páginas estão indo e como gerar mais conteúdo em torno delas.

O “estão falando sobre isso” já está ativo para todos, mas muito ainda não receberam o novo Insights que aplicar as alterações, criando, inclusive, um menu próprio para analisarmos dados mais detalhados sobre a nova métrica. O Facebook tem posto um aviso nas fan pages avisando das mudanças mais novas:

Facebook avisa das alterações

Sem a presença deste “novo Insights” em sua página, fica difícil pensar na métrica como algo determinante para seu trabalho na rede social.

Como posso trabalhar com isso?

Diferente de algumas das outras métricas do Insights, que desanimam por não oferecer lá grande diferencial na hora de pensar num trabalho, esse novo número pode dar uma boa noção de qual conteúdo pode render no futuro, caso você decida repetir uma fórmula.

Na imagem abaixo, vemos também a inclusão de mais uma métrica, a Viralidade, calculada através da divisão entre a primeira colunas (alcance) e o número de pessoas que falaram sobre isso:

Medindo os resultados das novas métricas

Traduzindo para a prática, imagine que você costuma postar conteúdos variados. Observando as novas métricas, você pode entender e apostar mais em posts que pedem a opinião dos fãs, por exemplo, e deixar de lado aqueles que divulgam simplesmente seus serviços, sem grande apelo de buzz.

Um ponto bastante questionável da funcionalidade é o fato do Facebook ter mantido o número visível para todos os usuários. Para a rede social, expor a quantidade de pessoas que falam sobre aquela marca ou empresa pode trazer melhores impressões para os possíveis fãs.

Sendo assim, dá pra concluir que é preciso trabalhar cada vez mais sério em cima das fan pages. Muitos usuários podem desanimar com a baixa quantidade de pessoas que falam de uma determinar página, julgando que o seu conteúdo pode não ser tão atrativo, por exemplo.

Tenha sempre em mente que o usuário pode agir de diversas formas a topar com sua fan page.

Também não se esqueça, sempre, que o intuito é ampliar seu nome e seus posts pela rede social. Portanto, crie conteúdo atraente, interativo, que faça com que a contagem do “estão falando sobre isso” seja sempre crescente.

Um abraço!

Crédito da imagem do Insights: Search Engine Land

Receba Dicas Para Ter Sucesso nas Redes Sociais

Cadastre seu e-mail para receber dicas incríveis para potencializar seus resultados!
Divulgue este artigo

9 Comentários para “Entenda a métrica “Estão Falando Sobre Isso” do Facebook”

  1. Reifison

    Muito bom o artigo Ique. Parabéns. Essa métrica poderá nos ajudar com certeza a planejar novas postagens e claro, saber bem o que está funcionando ou não com nosso público.

    Abraços.

    Responder
  2. Raoni Franco

    Olá, Bruno.

    Acredito que o maior questionamento das pessoas é referente as ações que o usuário realiza na Fan Page e que implicam nessa nova métrica, mas você tira todas as dúvidas sobre isso.

    Já de olho nesse novo número, fiz um comparativo entre as páginas brasileiras com mais fãs e as páginas brasileiras “mais faladas”. Por mais fãs que você tenha, hoje parece ser muito complicado manter um bom número de pessoas falando sobre a sua marca.

    Se quiser conferir o Top15 das “mais faladas”, aqui: http://busdomarketing.blogspot.com/2011/10/pegando-carona-no-post-anterior-onde.html

    Abraço

    Responder
  3. Eduardo Ruppen

    Ola. como saber o que estao falando, pois na pagina diz (X) Estão falando sobre isso..

    faland o que ?

    obrigado

    Eduardo Ruppen
    Ilha Comprida SP

    Responder
  4. Deivid Silva

    Primeiramente parabéns pelo post.

    Vc falou que a métrica é atualizada diariamente, mas o nº que visualizo refere-se a quantidade de pessoas que estão “falando sobre” minha página no dia ou é um nº referente a ações geradas a 7 dias?

    Abs

    Responder
  5. Diva Coelho

    Oi! muito bom seus artigos,mais preciso de mais detalhes de como inserir o aplicativo insights n minha página.Quria ter a informação de quem visitou a mesma.

    Um abraço.

    Responder
  6. Edison Roberto Klein

    Não estou conseguindo entender os números referentes ao “falando sobre isso”. Na visualização da página, ao lado do logotipo e abaixo do nome da empresa, existe a informação XX CURTIRAM – XX FALANDO SOBRE ISSO. Este último número é bem menor do que o visualizado no relatório de informações. Por que ocorre esta situação ?

    Responder

Deixar um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>