Engajamento no Novo Facebook Insights

Facebook Insights

Quem acompanha o desempenho de suas páginas pelo Facebook Insights percebeu que Mark Zuckerberg foi bem generoso na atualização da ferramenta feita na semana passada.

Logo de cara o novo Insight mostra dados mais claros em gráficos melhor distribuídos e com janela de dias de análise maior. O mais legal é que a própria ferramenta já compara seu desempenho atual em relação a semana passada, e te dá a porcentagem de crescimento/declínio da página de mão beijada!

Se você ainda não tem o recurso na sua conta, fique de olho e já se prepare para receber as novidades e, se você já tem, vamos te ajudar a entender melhor como extrair os principais dados para analisar sua página.

Engajamento

Uma das maiores novidades da nova ferramenta é que a métrica de “Pessoas falando sobre isso” (que assombrava muita gente) foi substituída pelo tão falado Engajamento/Envolvimento, mas, dessa vez, muito mais claro e fácil de entender.

Novo Facebook Insights

O engajamento nada mais é do que a junção dos quatro elementos: Opções “Curtir”, Comentários, Compartilhamentos e Ciques em publicações.

A novidade é importante porque é o engajamento que decide se sua publicação vai ou não ter um alcance maior, ou seja, se seus quatro elementos tiverem bons resultados, mais chances suas publicações têm de aparecer para mais pessoas. É uma boa forma de mensurar como as pessoas estão reagindo ao seu conteúdo. Por isso, se quiser que o Facebook mostre bastante suas postagens, fique ligado nesses dados!

Como extrair os dados de Engajamento no novo Insights

A vantagem da nova ferramenta é que a maioria dos dados disponibilizados ajudam na tomada de decisões de conteúdo e relacionamento com o público.

Na aba Página, em Alcance da Publicação, você consegue identificar o número de Curtidas, Comentários e Compartilhamentos que suas publicações conquistaram a cada dia de vida da página.

Alcance Facebook Insights

A importância desses números está no fato de que você consegue identificar que tipo de conteúdo despertou mais envolvimento do seu público. E a novidade é exatamente esta!

Alcance de Publicações Facebook Insights

Ao clicar em qualquer ponto do gráfico, o Insights te mostra as publicações feitas a partir daquela data e praticamente joga na sua cara o que foi de melhor e pior publicado nos últimos dias, segundo seu próprio público. Prático, não é?

Além disso, o novo recurso agora mostra dados mais claros sobre feedbacks negativos, ou seja, em quais dias suas publicações geraram descontentamento do público que atingiu, seja por opções “Curtir” desfazer, por pessoas que optaram por ocultar suas publicações ou por pessoas que o denunciaram.

Feedback Negativo Facebook Insights

É sempre muito importante saber o que não agrada seu público, é claro, para não repetir o erro.

E se você ainda não entendeu quais são os melhores tipos de publicações para sua página, Mark te ajuda com mais dados descarados e muito simples de entender.

Melhores Publicações Facebook Insights

Na aba de Publicações você tem o Alcance e o Engajamento de todos os tipos de publicações feitas na sua página, ou seja, fotos, vídeos, texto, etc. A ferramenta te mostra qual é a forma de publicação que faz maior sucesso entre seu público e prova isso com dados das reações que seu público teve a esta publicação.

Já sei o que postar em minha página, mas… Cadê meu público?

Com o engajamento alto mais e mais pessoas vão ter acesso ao seu conteúdo e é sempre muito importante identificar as mudanças de comportamento dessas pessoas, seus costumes, e, claro, seria melhor ainda poder descobrir qual o melhor momento para abodá-las. O novo Insights também te ajuda nisso!

Na aba Pessoas, a ferramenta te dá a já conhecida análise de público-alvo que tínhamos antes, mas agora com detalhes não somente dos seus fãs, mas de pessoas que foram alcançadas e ainda de pessoas que foram envolvidas com seu conteúdo.

Pessoas Facebook Insights

É nesta área que você consegue decifrar idade, idioma, geografia e consegue focar melhor seu conteúdo para cada tipo de público que já é seu fã e os que serão conquistados com suas novas publicações.

Quer mais detalhes? Então volta lá na aba Publicações e tenha dias e horários de maior pico de público conectado e esteja presente no lugar certo e na hora certa para alcançar o sucesso se sua página.

Pessoas Conectadas Facebook Insights

Agora ficou mais fácil fazer reltórios e analisar páginas, não é?
Deixe seu comentário e compartilhe conosco o que você achou do novo Facebook Insights! ;)

Receba Dicas Para Ter Sucesso nas Redes Sociais

Cadastre seu e-mail para receber dicas incríveis para potencializar seus resultados!
Divulgue este artigo

23 Comentários para “Engajamento no Novo Facebook Insights”

    • Juliana Frade

      Ufa, facilitou bastante! Ainda tem muito mais pra “garimpar” na ferramenta, aos pouquinhos nós vamos postando as novidades :)
      Obrigada, Raquel!

      Responder
  1. silvia Martins

    Sempre acompanho as atualizações e acho o máximo, ainda mais com estas atualizações. Mas a minha plataforma está diferente pois não tem, por exemplo, a aba pessoas.

    Responder
    • Juliana Frade

      Silvia, acho que respondi sua dúvida lá no Facebook ;) hehe
      Ou o Facebook tá de sacanagem com o Mac, ou a atualização completa deve chegar pra você logo mais!

      Responder
  2. Henrique Artur Wint

    Essa atualização na ferramenta deu uma boa facilitada na análise. Eu recebi ela na semana passada e ainda estava um pouco confuso com relação as novas ferramentas (acostumado com dados limitados).
    Obrigado pelos esclarecimentos :)

    Responder
    • Juliana Frade

      Monique, a atualização é feita pelo Facebook e não há (ou pelo menos não que eu conheça) uma forma de “baixá-la”.
      Como os retoques foram bem recentes, logo mais você terá em sua conta! ;)

      Responder
  3. Renato

    Será que alguém está passando pelo mesmo problema que eu? Estou tentando experimentar o novo Facebook Insights mas quando clico no botão para isso ele me pede para continuar com perfil, então eu clico para seguir com perfil mas nada acontece, sou direcionado para página inicial. Por que será? Será que tá bugado?

    Responder
  4. Rodrigo

    A questão dos horários realmente é excelente. Só o fato de direcionar análises para “Alcance” e “envolvimento” já valem o uso da ferramenta.

    Responder
  5. Adriana Almeida

    Fantástico essa de mostrar os horários de pico. Logo de cara já identifiquei uma falha na minha estratégia de Marketing: num determinado dia da semana eu estava postando justamente no horário de menor pique.
    Melhorou demais essa ferramenta.

    Responder
  6. Renato Bonário

    Olá, boa tarde!
    Primeiramente, parabéns pelo post, muito bacana mesmo!
    Talvez você possa me ajudar, eu gostaria de uma dica para exportar os dados do Facebook Insights, você usa algum softwere para isso? Tem como fazer um relatório semelhante ao do Analytics?

    Responder
  7. iran

    É um excelente analisador. Eu venho utilizando a ferramenta há um tempinho, obrigado por compartilhar com detalhes a utilização dela.

    Responder
  8. Pam Lima

    Pra mim só liberou hoje esse insigths, são ótimos, a matéria me ajudou muito ;))
    Pra dar uma força e espalhar a mensagem, compartilhei essa postagem lá na FanPage do Publicitando.org.

    Parabéns pelo artigo ; ) amei

    Responder
  9. Pietro

    Qual a diferença dos números Alcance Total e Alcance da Publicação? Esses números aparecem um embaixo do outro na página inicial do novo Insights. Parabéns pelo post!

    Responder
  10. Antonio Carlos Albamonte

    Não consigo obter as informações da pesquisa. Fico aguardando até uma hora e ela não entra. Qual seria o motivo? Obrigado

    Responder
  11. Gustavo

    Olá, tenho uma dúvida, e não consigo achar respostas…. E o seguinte: na fan page, no painel admistrativo, onde aparece “Publicar “, “Alcance Total”, “Alcance Pago” e “Promoção”, porque as vezes em certa publicação fica amarelo? e depois fica cinza.
    Não é em todas as publicações que fica essa tarja amarela….
    Se souber responder, agradeço!
    obrigado!

    Responder

Deixar um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>