Criando seu Perfil nas Redes Sociais

Olá leitores da Agência Mestre.

A cada dia que passa, é mais comum a utilização de Redes Sociais para divulgação profissional, seja de uma empresa ou de um profissional qualquer. A idéia do artigo de hoje é entender qual a melhor forma de divulgar o seu perfil ou a sua empresa nestas redes sociais.

Primeiramente você deve pensar sobre os perfis que você cria. O nome do perfil, a imagem que você usa como um ícone ou avatar, a página interligada com seu perfil, e as palavras que você costuma se descrever, pois estes fatores tem um choque significante em como você ou sua empresa são vistos e lembrados através da web.

Estratégias para Escolher um Nome

O nome que você escolhe deve ser baseado em sua meta cuidadosamente refletida para sua participação na Rede Social.

Se o perfil criado for de sua empresa, use o nome exato dela, não modifique nada. Se você vai estar representando sua marca oficialmente nas Redes Sociais, você precisa ser claro que este perfil representa sua empresa.

Veja abaixo como está o nome da comunidade da Agência Mestre no Orkut.

Agência Mestre

Já para perfil pessoal, use seu nome e sobrenome. Se seu nome é grande, de difícil entendimento, ou se tem um apelido que goste de usar até mesmo no mundo real, utilize-o sem problemas. Essa será sua identidade nas Redes Sociais, como será reconhecido.

Veja como Fábio Ricotta Co-Fundador da Agência Mestre colocou seu nome no Twitter.

Fábio Ricotta

Lembre-se que estas dicas são para uso profissional em campanhas nas Redes Sociais, caso esteja lá só por diversão, não há necessidade de se preocupar com isto.

Estratégias para Escolher Imagem do Perfil / Avatar

No caso da Empresa, use o logotipo. Caso o logo da empresa não se ajuste, tente fazer o mínimo de modificações possíveis, mas que não fuja da marca de sua empresa.

Abaixo imagem da Agência Mestre com seu logo no Twitter:

Agência Mestre

Já no seu perfil, use sua fotografia. Saiba escolher a melhor foto, e lembre-se que este perfil é de uso profissional. Mesmo sendo de uso profissional, é melhor colocar uma foto sua vestido casualmente com uma aparência alegre do que você está de terno e gravata mas com uma cara sombria.

Abaixo, foto que usei para meu perfil no Dihitt.

Leandro Motta

Dica: Como, neste caso, o perfil é de uso profissional, nada adiantará utilizar fotos apelativas, como uma mulher atraente, de biquíni, etc. Você pode conseguir mais seguidores e fãs rapidamente, mas com certeza estes seguidores só estão lá por causa da sua foto. Você está nas Redes Sociais para uso profissional, e sua reputação é tudo, sua foto é o seu rosto, sua marca, e é como será reconhecido e lembrado na web.

Estratégias para Editar seu Perfil

No perfil de sua empresa, fale do que se trata, seu interesse nas Redes Sociais, tente contar um pouco mais de sua empresa e não esqueça de disponibilizar links para suas outras presenças online.

A imagem abaixo mostra perfil da Agência Mestre no Twitter.

Metre SEO

Como no perfil de sua empresa, em seu perfil pessoal, conte um pouco de você, suas experiências profissionais, seu interesse nas Redes Sociais, e também disponibilize links para suas outras presenças online.
Imagem abaixo mostra como está o perfil do Frank Marcel Coordenador de SEO da Agência Mestre no Dihitt.

Frank Marcel

Bom, agora que criou seu perfil, mãos na massa. Crie e divulgue artigos de qualidade e interaja com seus seguidores, seja ativo nas Redes Sociais.

Lembrando novamente: não utilize as Redes Sociais somente para divulgação, como comentei no meu artigo anterior sobre SMO (otimização para mídias sociais), a interação com outros usuários é fundamental para seu sucesso nas Redes Sociais.

Aproveite e conte-nos como está seu perfil nas Redes Sociais!

Receba Dicas Para Ter Sucesso nas Redes Sociais

Cadastre seu e-mail para receber dicas incríveis para potencializar seus resultados!
Divulgue este artigo

16 Comentários para “Criando seu Perfil nas Redes Sociais”

  1. xanguinho

    Perfeita explicação. Você falou tudo, não dava muito importância pra isso, mais vejo que tem uma grande importância. Pequenos detalhes e qeu devemos investi.

    xanguinho

    Responder
  2. José Santos

    De facto, as redes sociais são uma boa fonte de trafego que não deve ser descurada, embora eu apenas me dedique ao twitter por falta de tempo, já que integrar uma rede social para estar apenas a divulgar os meus links poderá ser considerado spam, ou visto como pratica incorrecta, por isso nem começo, mas será um aspecto que terei de rectificar no futuro.

    Responder
  3. Mariana Areco Torres

    Nossa, muito bacana o post… Ele me fez refletir no seguinte: Meu nome é Mariana Areco Torres, mas, desde a época da faculdade, todos me conhecem por Areco. Meus e-mails e meu twitter está como mariareco2, mas, em meu blog, por exemplo, eu coloquei meu nome por extenso, pois não me sinto a vontade de tirar o Torres. Será que isso é muito ruim? Deveria deixar apenas o Mariana Areco?
    Obrigada!

    Responder
  4. Fernando Huete

    Amigo, sempre valiosas dicas, de muito sentido comum. Já reparou naqueles perfis que usam avatares. Não me causa boa impressão, gosto de ver com quem estou lidando.Agora eu faria uma pergunta, eu sei da grande importância das redes sociais para divulgação de um blog,mas convenhamos, nem todo mundo tem tempo disponível sobrando para atender a seu blog,perquisas, etc. e ainda por cima ter um minimo de interação com as pessoas das redes em que participa. Dai minha pergunta, qual é a seu ver as redes que realmente valem a pena? Eu participo do Dehit,e gosto de la, quais outras você considera interessantes ?

    Responder
  5. Leandro Motta

    @Mariana Areco Torres
    Olá Mariana, uma dica muito boa pra você, é você deixar em todas redes sociais a mesma foto. Em relação ao nome, pode usar seu apelido sim, mas tente pelo menos na descrição do perfil deixar seu nome, para sempre que for visualizado o usuário saber que mariareco2 é a mesma pessoa que Mariana Areco Torres. Meu perfil no twitter é @nilmott devido ao meu apelido que é Nil Motta, mas na descrição coloquei meu nome.
    Obrigado pelo comentário.

    Responder
  6. Leandro Motta

    @Fernando Huete
    Obrigado pelo comentário Fernando Huete. Bom, as principais redes sociais que utilizo e trazem um bom retorno são: Twitter, Dihitt, Ueba, Colmeia, Linkk,Rec6 (Via6).

    abraços

    Responder
  7. Luis

    Leandro,
    Realmente voce acertou na mosca em sua explicação

    E ótima sua seleçaõ de redes sociais.

    Sucesso.
    Luis

    Responder
  8. Tiago Fernandes

    Parabéns a toda equipe do Agência Mestre. Suas dicas são de grande relevância e estão sendo muito importantes para a criação do meu blog. Valeu.

    Responder
  9. Wendell Sacramoni

    Cada vez mais notamos a importância de ter um contato mais pessoal nas comunidades como o Dihitt.

    Valeu pelo post, Leandro. Ótimo para parar um pouco e refletir ;D

    Abçs

    Responder

Deixar um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>